..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Levemente brilhante

Depois da onda mate e do auge das cores vibrantes, profissionais revelam as tendências de maquiagem para o outono

Jéssica Germano - Redação Publicação:01/06/2017 09:00Atualização:01/06/2017 11:48
Passada a temporada dos confetes e muito glitter, eis que é chegada a estação suave das trocas de folha e tons predominantemente mais suaves. Pegando carona nas últimas fases, marcadas por colorações mates e pele menos carregada – sem deixar de lado a herança vibrante do carnaval –, as tendências de maquiagem para o outono podem ser definidas pela palavra equilíbrio. Saem de cena as cores mais abertas, ao passo que sobram produções metalizadas, com muita iluminação. 
 
“O colorido da estação vai invadir os rostos com toques delicados, cheios de frescor, porém marcantes, e sem deixar de lado os ares sofisticados (e chique) da temporada”, antecipa Marcos Costa, nome oficial de produções da Natura. Para isso, sobem ao palco os blushes com o que o profissional chama de “brilho colorido”. Completa bem esse time os pós-iluminadores, a exemplo do lançamento marmorizado. “As maçãs de outono são lindamente coloridas e levemente brilhantes”, define.
 
A pele mais natural, hit dos últimos anos, continua em alta, segundo ele, com uso de base, corretivo e pó presente apenas para corrigir imperfeições e uniformizar. “Sem parecer que foram usados”, sugere. Para Fabi Gomes, a maquiadora sênior da M.A.C. Cosmetics, essa tendência já é um caminho sem volta: “Nunca mais vai se falar de pele pesada”, afirma. Há, sim, espaço para diferentes tipos de cobertura, com variedades de acabamento, mas nada de deixar em evidência a marcação. “O que funciona muito bem para a vida real”, diz. 
 (André Conti/Fotosite/Divulgação)
 
A atenção à iluminação vem mesmo em alta, também segundo Fabi. “O iluminador tomou lugar do contorno”, comenta ela, sobre o resultado que viu nas últimas passarelas. Foi percebendo isso, que a marca americana lançou o Strobe Cream, da coleção In The Spotlight, em cinco tons. “Temos um iluminador rosa, um prata, um dourado, um pêssego e um vermelho, mas tudo muito sutil. É um véu de cor, com alguma informação de brilho”, descreve Fabi. Já para a boca, a especialista anuncia a próxima pedida, além dos mates, que vieram realmente para ficar. “Dá para tirar o gloss da bolsa e explorar todas as apresentações, seja com glitter, seja com efeito vinílico ou com cor”, diz, citando a textura glossy. 
 
E, para quem adorou as paletas multicoloridas, típicas da folia de fevereiro, Mirele Martinez, de O Boticário, traz boas notícias: “Em 2017, a tendência do brilho continua ao longo do ano”. Um exemplo aparece na recente coleção Make B. Modern Asia, com o retorno dos lábios brilhantes pelos batons super creamy, em cores intensas. O vermelho e o vinho são as grandes apostas, de acordo com ela. Outro produto que chega com força total é o pigmento para os olhos. “Com acabamento metalizado, ele pode ser usado tanto sozinho quanto para dar aquele toque final na make”, explica. “Para esses, os tons terrosos são itens indispensáveis nesta temporada”, completa Mirele. 
 
Como de costume, as cores mais fechadas continuam um clássico das temperaturas mais amenas. Quem confirma é Lavoisier Souza, maquiador oficial da Eudora, que faz coro também à permanência do glitter para o segundo semestre. A dica agora é concentrar o uso em apenas uma região. “Se uso um pigmento nos olhos, aposto em um gloss ou um batom mate”, sugere. E vice-versa. Para quem prefere destacar os lábios, o profissional cita a linha Lip Deluxe, com o marrom luxo. “Um tom puxado para o avelã, que com certeza será sucesso”, aposta. 
 
Entre tantas pedidas, vale lembrar a premissa que reina sobre todas as modas: o conforto. “O segredo é usar o que você acha que fica melhor e adaptar isso ao dia a dia, sem perder a personalidade”, resume Mirele Martinez.
Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 59 | novembro de 2017