..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

TURISMO | Parques »

Tempo de curtir a natureza

O outono, com o tempo mais seco e dias muito azuis, é época ideal para visitar parques ecológicos do Centro-Oeste do Brasil. Reunimos aqui alguns bons lugares ao ar livre para você conhecer

Julyerme Darverson - Publicação:02/06/2017 17:43
Os períodos de clima seco no Centro-Oeste já estão aí e, em breve, as férias do meio do ano chegam também. Com eles, surgem opções para aproveitar a temporada em diversos locais da região. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer ou revisitar os diversos parques ecológicos existentes no Brasil e fugir da baixa umidade que chega com tudo nessa época do ano. 
 
De 71 parques nacionais espalhados pelo país, oito estão no Centro-Oeste. Além disso, outros 34 parques estaduais estão distribuídos por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Encontro Brasília listou os principais destinos na região para quem gosta de aproveitar a natureza, seja acampando, fazendo trilhas, aproveitando cachoeiras ou conhecendo a biodiversidade de cada lugar, com destaque para o cerrado, o bioma mais comum na região.
 
PARQUE ESTADUAL DOS PIRINEUS 

Possui o pico mais alto de Goiás, com 1.385 m de altitude. A área de 28 km2 está localizada a 20 km de Pirenópolis e a 6 de Cocalzinho de Goiás. Os principais atrativos da região são as trilhas, o Morro Cabeludo, a Pedra do Jacaré, as formações rochosas, o cerrado rupestre, os mirantes, as nascentes, as cachoeiras, os esportes ecológicos, as fazendas históricas, a Cidade de Pedra e o Parque do Coqueiro. 

Distância de Brasília para Pirenópolis: 150 km 
 (Silvio Quirino/Goiás Turismo)
 
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Com uma área de 648 km2, em Goiás, é um lugar ideal para quem gosta do contato com a natureza. Os turistas podem aproveitar para acampar ou conhecer as mais de 120 cachoeiras catalogadas e os diversos cânions, serras e rios da região. O parque está localizado nos munícipios de Alto Paraíso e Cavalcante, reunindo aconchegantes pousadas e spas. Além disso, espaços místicos e templos são opções para quem busca desenvolver a espiritualidade.

Distância de Brasília para Alto Paraíso (GO): 243 km
Distância de Brasília para Cavalcante (GO): 311 km 
 (Silvio Quirino/Goiás Turismo)
 
PARQUE ESTADUAL CALDAS NOVAS

Também localizado em Goiás, abriga uma das mais importantes áreas hidrotermais do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas elevadas, além de cachoeiras. A área possui 121 km2 e fica nos municípios goianos de Caldas Novas e Rio Quente, populares pelo ecoturismo, com uma estrutura recheada de hotéis, pousadas, clubes, chalés, parques aquáticos e praia artificial. Juntas, as cidades recebem anualmente quase 5 milhões de visitantes. 

Distância de Brasília p/ Caldas Novas (GO): 308 km
Distância de Brasília p/ Rio Quente (GO): 316 km 
 (Luis Manoel Vasconcelos/Goiás Turismo)
 
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOURADA 

A reserva goiana atrai turistas por causa de suas cachoeiras, das trilhas para caminhada por entre labirintos - na Cidade de Pedra -, pelo cerrado com acervo rupestre, além das trilhas ecológicas, como a famosa Entardecer na Serra Dourada. Localizado em Mossâmedes, em Goiás, o parque possui uma área de 280 km2. O passeio pode render ainda uma visita aos casarões seculares e museus do munícipio vizinho, Goiás Velho, a 37 km de distância. 

Distância de Brasília para Cidade de Goiás (GO): 320 km
Distância de Brasília para Mossâmedes: 329 km 
 (Goiás Turismo )
 
PARQUE NACIONAL DAS EMAS

Abrange uma área de 1.364 km2, entre Goiás e Mato Grosso do Sul em uma região que abriga grutas, piscinas naturais, cachoeiras, um conjunto de serras, cânions e trilhas, além de uma rica variedade da fauna e da flora do cerrado. O parque está localizado próximo aos municípios de Chapadão do Céu, Mineiros e Serranópolis (GO), e Costa Rica (MS). O ideal é reservar alguns dias para conhecer melhor os principais pontos turísticos, com opções de pousadas e hotéis na região. 

Distância de Brasília para Mineiros (GO): 635 km
Distância de Brasília para Chapadão do Céu (GO): 688 km
Distância de Brasília para Costa Rica (MS): 787 km 
 (Silvio Quirino/Goiás Turismo)
 
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES 

Um dos mais famosos do país, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, possui uma área de quase 330 km2. Um dos destaques do local são as cachoeiras, entre elas a Chapéu de Noiva, a mais conhecida e procurada por turistas, tem 86 m de altura. O parque, que fica cerca de uma hora de Cuiabá (em viagem de carro), tem como pontos turísticos ainda grutas, cavernas e vários mirantes com vistas para o pôr do sol. 
 
Distância de Brasília: 1.016 km
Distância de Cuiabá (MT): 67 km 
 (Visual Turismo )
 
PARQUE NACIONAL SERRA DA BODOQUENA 

A serra da Bodoquena é formada por Bodoquena, Bonito e Jardim, em Mato Grosso do Sul, em uma área que possui mais de 786 km2. O parque traz paisagens naturais maravilhosas, como cachoeiras, balneários, cavernas, grutas e montanhas com formações rochosas. As atividades de lazer estão concentradas nos mergulhos em rios de águas transparentes, rapel e trilhas ecológicas, por exemplo.  
 
Distância de Brasília: 1.417 km
Distância de Campo Grande (MS): 298 km 
 (Bonito Way )
 
PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE

São 760 km2, com prainhas nas margens do rio Paraná e abrange diversas ilhas – entre elas a Grande, do Pavão, Peruzzi e Bandeirantes – e ilhotas, que podem ser visitadas por meio de barcos. O parque é dividido por munícipios do Mato Grosso do Sul, como Eldorado e Naviraí, e do Paraná, como Alto Paraíso e Guaíra. O Balneário Paraíso das Águas, em Naviraí (MS), é uma das opções de passeio na região. 
 
Distância de Brasília: 1.342 km 
 (ICMBio  )
 
PARQUE NACIONAL JURUENA

Localizado entre Mato Grosso e Amazonas, possui uma área com mais de 19 mil km2. É o quarto maior parque do Brasil em área, atrás do Montanhas do Tumucumaque (AP), Jaú e Pico da Neblina (AM). O lugar tem ainda um rio de mesmo nome, com quedas d’água, como o Salto Augusto e a cachoeira São Simão. A região é vizinha a Colzina (MT), cidade banhada pelo rio Aripuanã, também com ilhas e cachoeiras. O munícipio é conhecido pelos campeonatos e festivais de pesca esportiva. 
 
Distância de Brasília: 2.883 km  
 (Adriano Gambarini/WWFBrasil )
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO