Fiat Argo tem a missão de recolocar a montadora na liderança de mercado
Lançamento da Fiat, modelo italiano com jeito alemão traz carroceria e estrutura diferentes dos rivais Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Fox e Ford Ka
SÃO PAULO (SP) – O Fiat Argo chegou mostrando que é possível fazer um carro italiano com a solidez e robustez típicas de automóveis alemães. É um hatchback que em termos de espaço interno fica no meio do caminho entre os agora aposentados Punto e Bravo. Sua missão, nas palavras de Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto, é recolocar a Fiat no caminho do sucesso. Traduzindo, é reconquistar a liderança de mercado, que hoje é do Chevrolet Onix. Outros rivais são o Hyundai HB20, Volkswagen Fox e Ford Ka.
Um dos diferenciais do novo modelo está na estrutura de sua carroceria. Construída com aços especiais, ela faz do Argo um carro 42 kg mais leve do que o Punto, o que representa benefícios em termos de desempenho e consumo de combustível. Nas dimensões, ele é menor no comprimento e mais largo do que o Punto, com 10,9 metros cúbicos de espaço interno no habitáculo dos passageiros. A central multimídia fica em um tablet com controle amigável.
O Argo chega com três versões de acabamento, três motores e três opções de câmbio. A básica é a Drive, com motores 1.0 Firefly (77/72 cv) com câmbio manual, motor 1.3 Firefly (109/101cv) com câmbio manual e 1.3 Firefly com câmbio automatizado GSR. A intermediária, Precision, terá somente a opção de motor 1.8 E.Torq (139 cv), que poderá ser acoplado a um câmbio manual ou automático convencional de seis marchas. As mesmas configurações serão oferecidas na versão topo de linha HGT.
Já a Drive 1.0 oferece ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e tela 3,5 polegadas no painel. A Drive 1.3 conta com ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e tela 3,5 polegadas no painel, sensor de pressão dos pneus, central multimídia e volante multifuncional. A Drive 1.3 GSR oferece ar elétrica estácondicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e tela 3,5 polegadas no painel, sensor de pressão dos pneus, central multimídia e volante multifuncional, controle de tração, ESP, paddle shifts e assistente de partida em rampas.
A Precision 1.8 vem com ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e tela 3,5 polegadas no painel, sensor de pressão dos pneus, central multimídia e volante multifuncional, controle de tração, ESP, paddle shifts e assistente de partida em rampas, faróis de neblina, faróis com leds, rodas aro 15 e banco traseiro bipartido. A Precision 1.8 AT traz ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e tela 3,5 poelegadas no painel, sensor de pressão dos pneus, central multimídia e volante multifuncional, controle de tração, ESP, paddle shifts e assistente de partida em rampas, faróis de neblina, faróis com leds, rodas aro 15 e banco traseiro bipartido, piloto automático e volante em couro. Já a versão HGT 1.8 MT/ 1.8 AT oferece ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e tela 3,5 poelegadas no painel, sensor de pressão dos pneus, central multimídia e volante multifuncional, controle de tração, ESP, paddle shifts e assistente de partida em rampas, faróis de neblina, faróis led, rodas aro 15 e banco traseiro bipartido, piloto automático e volante em couro, tela de 7 poelegadas no painel, rodas aro 16, ponteira de escapamento.
Entre os opcionais oferecidos para o Argo estão o sensor de estacionamento e câmera de ré. Já as configurações Precision e HGT podem receber airbags laterais, enquanto rodas aro 17 são oferecidas para a versão esportiva. A central multimídia não inclui o sistema de mapas (GPS), mas permite o espelhamento do Google Maps a partir de smartphones com tecnologia Android. Para o sistema Ios, do iPhone, ainda não há compatibilidade.
Um dos ineditismos que a Fiat ressalta em seu novo produto é a inclusão do sistema start-stop (tecnologia que desliga o carro cada vez que o motorista para por alguns segundos) para todas as versões. Uma solução voltada para a economia de combustível e redução de gases nocivos na atmosfera, até agora utilizada apenas em veículos mais caros, lembra Dutra.
PREÇOS DO ARGO
1.0 Drive R$ 46.800
1.3 Drive R$ 53.900
1.3 Drive GSR R$ 58.900
1.8 Precision R$ 61.800
1.8 HGT R$ 64.600
1.8 Precision AT R$ 67.800
1.8 HGT AT R$ 70.600