..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

VEÍCULOS | ESPORTIVOS »

Pausa para potência

Jaguar mostra Project 8, o sedã mais veloz já produzido pela marca inglesa. Sobre a plataforma do XE, seu modelo de entrada, o esportivo de 600 cv terá série especial de apenas 300 unidades

Fábio Doyle - Publicação:01/08/2017 14:00Atualização:01/08/2017 14:33

Em meio à avalanche de novos utilitários esportivos (SUVs) que chega ao mercado de automóveis, a Jaguar pede uma pausa. Reservou o último final de semana de junho, quando aconteceu o festival Goodwood de velocidade na Inglaterra, para mostrar um exemplar que vai fazer bater mais forte o coração dos amantes do automobilismo. A principal atração do festival voltado para o tema velocidade foi o mais veloz carro de passeio já fabricado pela marca britânica até hoje: o XE SV Project 8, com potência de 600 cv, modelo que terá apenas 300 unidades produzidas.

O sedã superesportivo utiliza plataforma de alumínio com capô e para-choques em fibra de carbono: mudanças para redução de peso  (Divulgação )
O sedã superesportivo utiliza plataforma de alumínio com capô e para-choques em fibra de carbono: mudanças para redução de peso
 

Essa versão extrema e radical de seu sedã médio XE foi desenvolvida para fazer o papel de carro chamariz para a gama de entrada XE da marca, assim como para mostrar as capacidades da unidade Operações de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover. O XE SV Project 8 tem motor de 5.0 litros V8 turbinado. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge velocidade máxima de 322 km/h.

 

O sedã superesportivo utiliza a mesma plataforma de alumínio que é padrão em toda a linha XE, mas seu capô e para-choques são feitos em fibra de carbono, para a redução de peso. Com 1.745 kg, o Project 8 é o mais leve sedã V8 já produzido pela Jaguar. O XE “normal”, com motor de quatro cilindros 2.0, pesa entre 1.435 kg e 1.608 kg, dependendo da versão. A potência do motor é enviada para todas as quatro rodas. Um diferencial traseiro ativo auxilia na redistribuição da potência para melhorar o desempenho do carro em circuitos de corridas.

 

A transmissão Quickshift de oito velocidades pode ser operada por aletas de alumínio atrás do volante ou pela alavanca no console central – outra solução inédita para a linha XE. O sistema Quickshift foi desenvolvido voltado para o imediatismo nas trocas de marchas, cuja operação é feita em 200 milésimos de segundo, garante Mark Stanton, diretor da SVO. Para o bom desempenho nas ruas ou nas pistas, o Jaguar XE SV Project 8 é equipado com suspensão dianteira Double Wishbone (braços duplos) e traseira Integral Link, com molas mais rígidas e amortecedores continuamente variáveis, ajustáveis manualmente, com altura do solo inferior a 15 mm em situação de pista.

 (Divulgação )
 

Além da versão de “passeio” para quatro passageiros, os compradores poderão optar pela versão para pistas de corridas com bancos dianteiros em fibra de carbono e assentos traseiros removidos de forma a permitir quatro pontos de fixação no cockpit, como convém a um carro esportivo puro-sangue. Essa opção reduz o peso do carro em 12,2 kg. O fabricante ressalta que todas as 300 unidades dessa série terão volante do lado esquerdo, o que pode não agradar aos britânicos e cidadãos de outros países da Commonwealth.

 

Cada um dos 300 afortunados compradores dessa série limitada vai desembolsar 150 mil libras, o equivalente a 653 mil reais. Esse é o preço na Inglaterra do Projetct 8. Até o fechamento desta edição, a Jaguar Land Rover não havia revelado quanto o modelo vai custar em outros mercados.

 

DADOS TÉCNICOS

JAGUAR XE SV PROJECT 8

 

Motor e Transmissão

Capacidade do motor (cc): 5.000

Cilindros: V8 Supercharged gasolina

Potência (cv): 600 @ 6.500 rpm

Torque Nm: 700 @ 3.500-5.000 rpm

Transmissão: 8 velocidades Quickshift automática, tração integral, stop/start

 

Chassi

Suspensão dianteira e traseira

Dianteira: Independente, braços duplos, molas helicoidais ajustáveis, mortecedores CVD

Traseira: Independente, link integral, molas helicoidais ajustáveis, amortecedores CVD

Freios dianteiros: Disco de carbono cerâmico 400 mm

Freios traseiros: Disco de carbono cerâmico 396 mm

Altura estrada / pista (mm): 1.436 / 1.421

Entre-eixos (mm): 2.835

Peso (kg): a partir de 1.745

 

Desempenho e economia

0 a 100 km/h (s): 3,7

Velocidade máxima (km/h): 322

Consumo combustível (km/l): 9,09

Emissão de CO2 (EU com g/km): 254

 

 

Fonte: Jaguar Land Rover (fabricante) 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017