..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ENCONTRO GASTRÔ | 2017 »

O doce sabor da vitória: Wilian Mateus é eleito Chef Revelação

O prêmio foi concedido por Encontro Gastrô - O Melhor de 2017

Da redação - Redação Publicação:22/09/2017 15:16

O talento não veio de berço nem traz referências de família. Ao contrário da maioria dos cozinheiros que carregam na primeira infância os manejos das caçarolas, Wilian Mateus se formou profissional ao longo da vida. Mais exatamente aos 19 anos, quando decidiu assentar residência na Inglaterra e trabalhar na bem conceituada Pâtisserie Valerie. “Na verdade, sou um confeiteiro que se tornou cozinheiro”, diz. O que ele aprendeu na primeira experiência segue até hoje por sobremesas sofisticadas e cheias de referências artísticas. Mas foi na sequência, em grandes cozinhas – uma delas ao lado do estrelado Marco Pierre White –, que brotou a paixão pela partida de pratos salgados. Segundo ele, justamente por descobrir que era possível também fazer arte em entradas e principais.

O jovem chef, com o 
licor que dá nome ao 
restaurante: 'Na verdade, 
sou um confeiteiro que se tornou cozinheiro', diz Willian Mateus  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
O jovem chef, com o licor que dá nome ao restaurante: "Na verdade, sou um confeiteiro que se tornou cozinheiro", diz Willian Mateus
 

Dono de um talento visível logo na chegada dos pedidos à mesa, Wilian Mateus é o responsável, desde janeiro, pelo Limoncello Ristorante, que nasceu com inspiração na boa mesa italiana. A partir da chegada do goiano à casa e a Brasília, porém, é nítido o tom moderno assumido pelo cardápio, como pode ser visto na In Salata: um clássico revisitado em versão de melão, presunto de Parma, abobrinha marinada, queijo de cabra, beterraba assada e molho dressing de limão com alcaparras.

 

Antes disso, o chef de 34 anos estreou para o público brasiliense em 2016, quando assinou a carta de sobremesas do Nebbiolo. Foi a partir dessa experiência, inclusive, que foi indicado a Fabiany Damasceno, restauratrice da atual casa em que bate ponto e de quem ganhou confiança de olhos fechados. Talvez por isso mesmo ele já tenha carta branca para mudar o menu sempre que julgue ser pertinente. A clientela aplaude.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017