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Na mesa: novidades movimentam a cena gastronômica da cidade

Coluna traz as últimas informações sobre a gastronomia de Brasília

Julyerme Darverson - Publicação:04/12/2017 12:55Atualização:04/12/2017 13:45

HORA DE EXPANDIR

Mudanças positivas são sempre bem vindas. E essa é a proposta para o próximo ano do restaurante Bla’s. A casa, que funciona na 406 Norte, fecha para reforma no fim de dezembro, mas reabre em fevereiro com novidades. O espaço – que está sendo projetado pela Domingo Arquitetura e Design – será ampliado para a loja ao lado, contando com uma cozinha maior. “Esperamos que seja algo que a pessoa olhe e se apaixone”, ressalta o chef proprietário Gabriel Bla’s. Como parte da renovação, o novo projeto contempla um bar, além de inovações no cardápio, preparadas especialmente para a fase. O restaurante vai investir também em uma programação musical. “Quero deixar a casa algo bem família, resgatando alguns costumes. Essa reforma vai agilizar o nosso trabalho e melhorar o serviço que oferecemos”, garante o chef.

 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Tuna Oriente, do Bla's: atum semi-grelhado com gergelim, molho shoyo, couscous marroquino e iogurte com wasabi (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Tuna Oriente, do Bla's: atum semi-grelhado com gergelim, molho shoyo, couscous marroquino e iogurte com wasabi
 

VOLTANDO COM TUDO

Afastado desde março do trabalho, o chef Carlos Braga volta ao cenário gastronômico com novidades. Em dezembro, Braga retoma o projeto Kombinado – Gastronomia de Rua, no Guará, que terá como protagonista o hot dog. Para a nova fase, as food bikes trazem quatro opções de hot dog no cardápio. Mas, já pensando em expandir os negócios, Braga promete abrir, em 2018, dois pontos fixos: um em Águas Claras e outro no Sudoeste. Além disso, ele voltou a prestar consultoria para duas casas: a recém-inaugurada Executivo do Chef, na 402 Norte, e a Maletta Gastronomia de Boteco, em Águas Claras. “A sensação de ficar parado é horrível. Graças a Deus eu estou de volta, fazendo aquilo que gosto e cheio de novos trabalhos”, conta Braga.

 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Kombi dog costela, do Kombinado Hot Dog: pão australiano (15 cm), salsicha especial, costela de porco desfiada ao molho barbecue, cebola crocante e cebolinha (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Kombi dog costela, do Kombinado Hot Dog: pão australiano (15 cm), salsicha especial, costela de porco desfiada ao molho barbecue, cebola crocante e cebolinha
 

PADARIA GOURMET

A chef Ana Victoria Neddermeyer, responsável pelo L’Épice Food Lab, uniu-se ao empresário Mac Marques para lançar a Bäckerei, padaria inaugurada este mês no Brasília Shopping. A marca, que começou a ser desenvolvida há um ano, traz um conceito mais sofisticado aos pães e aos produtos de confeitaria. “Queremos dar ao cliente uma experiência diferente do que temos na cidade”, destaca Ana Victoria. Para o final do ano, a casa prepara uma edição especial com receitas de macarons natalinos e panetones. Em dezembro, a Bäckerei inaugura a segunda loja na 110/111 Sul e já prepara o lançamento da terceira para 2018.

 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press )
Pães produzidos pela Bäckerei: pain à lá bière, ciabatta, folgasse, e nozes com gorgonzola  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Pães produzidos pela Bäckerei: pain à lá bière, ciabatta, folgasse, e nozes com gorgonzola
 

RECEITA DE SUCESSO

Foi por curiosidade que o casal Renata e André Segantin desenvolveu a massa artesanal que está dando o que falar. Sucesso entre os amigos, o macarrão (nas opções linguine e talharim) deixou de ser apenas mais uma receita preparada em casa para se tornar negócio. Após inúmeros pedidos de encomenda, a dupla resolveu levar o empreendimento a sério e decidiu criar a marca Fatto a Mano. Com opções nos sabores tradicional, cenoura, beterraba, espinafre e também sem glúten, a massa – que é feita com ingredientes oriundos da agricultura familiar da região – ganhou repercussão imediata e o casal já recebeu ligações até de outros estados. “O nosso foco é conquistar Brasília. Ainda não temos pretensão de expandir a marca para outros lugares”, diz André. 

 (Vinícius Santa Rosa/Esp. Encontro/DA Press)
Produzidos com ingredientes oriundos da agricultura familiar, a massa da Fatto a Mano está disponível nos sabores tradicional, cenoura, beterraba, espinafre e também sem glúten (Vinícius Santa Rosa/Esp. Encontro/DA Press)
Produzidos com ingredientes oriundos da agricultura familiar, a massa da Fatto a Mano está disponível nos sabores tradicional, cenoura, beterraba, espinafre e também sem glúten
 

CLUBE DO VINHO

O mercado de vinhos cresceu nos últimos anos, atraindo ainda mais apaixonados pela bebida. Acompanhando esse crescimento, o Casero Restaurante & Bistrô, em Águas Claras, criou o Clube do Vinho. O projeto, que já conta com mais de 100 associados, funcionava entre os donos e amigos da casa e foi estendido ao público. “O associado tem a possibilidade de provar os mais de 200 rótulos disponíveis, além de trocar informações com outros associados num grupo de mensagens e nos encontros promovidos no restaurante”, explica o empresário Leonardo Ávila, sócio-proprietário do Casero, ao lado do sócio Adel Mendonça. O investimento é de 50 reais por mês e dá direito, entre outros benefícios, a 20% de desconto na carta de vinhos da casa.

 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
 

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EDIÇÃO 59 | novembro de 2017