..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

TURISMO | ROTEIROS »

Muito além da visita: turismo de experiência possibilita imergir na cultura local

Gosta de aproveitar a viagem para aprender uma atividade artística ou praticar um esporte? Confira sete lugares que oferecem mais do que um simples passeio

Maíra Nunes - Publicação:24/01/2018 12:12Atualização:24/01/2018 12:38

Desvendar os segredos do ceviche peruano; vivenciar um dia de feira chinês na Canton Fair, uma das maiores feiras de importação e exportação do mundo; conhecer a bela Turim enquanto as crianças têm aulas de futebol; ou até mesmo mergulhar entre tartarugas-gigantes no arquipélago de Galápagos, que inspirou o cientista Charles Darwin a fundamentar a teoria da evolução no século XIX. Situações em que as experiências são tão valiosas quanto a beleza das paisagens. Conhecida como turismo de experiência, essa proposta de estimular a vivência, o envolvimento com a cultura e o aprendizado de novas atividades têm ganhado espaço entre as operadoras de turismo.

 

Para Miguel Duarte, sócio-proprietário da Planetur, esse tipo de viagem atrai principalmente pessoas que já criaram o hábito de viajar e agora buscam algo além dos roteiros tradicionais. “As pessoas estão viajando internacionalmente mais nos últimos anos. Depois de voltar aos lugares que já conheceram, elas passam a buscar uma experiência diferente ou atividades relacionadas aos hobbies que cultivam”, diz.

 

O Ministério do Turismo caracteriza o turismo de experiência como uma possibilidade de ir além da observação, incentivando a participação do visitante no ambiente e na cultura. “Toda viagem de férias envolve algum tipo de experiência com a cultura local, seus costumes, gastronomia e paisagens. É comum o cliente escolher o destino das férias pelo tipo de experiência que o lugar pode proporcionar”, explica Valter Patriani, vice-presidente de produtos, vendas e marketing da CVC. Confira essas verdadeiras experiências indicadas por algumas agências.

 

JOGAR FUTEBOL NA JUVENTUS

Onde: Turim, Itália – Marcada por grandes palácios, praças imponentes e cafés históricos, Turim também tem grande tradição no futebol. Com 120 anos de existência, a Juventus é o clube italiano com mais títulos oficiais. Durante o verão europeu, crianças e adolescentes podem participar do Juventus Summer Training Session, programa da escola de futebol da Juventus em parceria com o hotel Verdura Resort, a Rocco Forte Hotel. Enquanto os pais usufruem do hotel, as crianças aprimoram suas habilidades e ainda se divertem em outras atrações, como stand up paddle, wakeboard e até aulas de culinária.

Quem leva: www.teresaperez.com.br

 (Divulgação)
 

FAZER CEVICHE E DRINQUE DE PISCO

Onde: Lima, Peru – Degustar o famoso ceviche peruano acompanhado do drinque pisco Sour é quase um passeio obrigatório de quem visita o Peru. São produtos que seduziram os paladares mais exigentes do mundo. Para tornar essa experiência ainda mais agradável, há passeios que permitem aos turistas aprender desde selecionar os ingredientes até o modo de preparo. Tudo guiado por reconhecidos chefs e bartenders, que estarão no comando das aulas. Esta é apenas uma das atividades do roteiro Peru gastronômico.

Quem leva: www.cvc.com.br

 (Divulgação)
 

APRENDER A FAZER AS TÍPICAS EMPANADAS

Onde: Buenos Aires, Argentina – Em vez de apenas apreciar as variedades de uma das comidas mais famosas de Buenos Aires, por que razão não aproveitar a viagem para ter uma experiência tipicamente argentina aprendendo a cozinhá-las? Fora os passeios tradicionais, o roteiro inclui uma noite no The Argentine Experience, em que os visitantes vestem avental e chapéu de chef de cozinha e colocam a mão na massa: preparam %u2028as próprias empanadas, alfajores e mate, com direito a concurso da empanada que ficou mais bonita no fim. %u2028As aulas são em inglês, mas grupos fechados podem ser em português ou espanhol também.

Quem leva: www.bancorbras.com.br

 (Divulgação)
 

UM DIA DE COMPRAS NA CANTON FAIR

Onde: Guangzhou, China – O maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhão de habitantes, é também a segunda maior economia mundial. Para ver de perto e participar da dinâmica de mercado chinesa, uma boa opção é infiltrar-se %u2028na Canton Fair, uma das maiores feiras de importação e exportação do mundo. O roteiro da viagem começa com %u2028três dias em Hong Kong; depois %u2028parte para Guangzhou, onde tem %u2028três dias para desfrutar a Canton Fair; %u2028e encerra em Pequim, com direito %u2028a visita à Muralha da China.

Quem leva: www.viajeplanetur.com.br

 (Divulgação)
 

MERGULHAR NO ARQUIPÉLAGO QUE INSPIROU DARWIN

Onde: Galápagos, Equador – É no arquipélago formado por 58 ilhas vulcânicas que o turista tem contato %u2028com espécies animais, como a tartaruga-gigante e o iguana-marinho, que inspiraram o cientista %u2028Charles Darwin a fundamentar a teoria da evolução, no século XIX. O roteiro científico-ambiental inclui visitas %u2028a túneis de lavas e à reserva de tartarugas-gigantes, além de um tour pela baía em um iate e dois dias %u2028de mergulho. Claro que a estação Charles Darwin não poderia ficar de fora. Para fechar, o visitante %u2028pode confrontar as anotações do cientista com a realidade ao vivo.

Quem leva: www.cvc.com.br

 (Divulgação)
 

AULAS DE CALIGRAFIA JAPONESA

Onde: Tóquio e Kioto, Japão – Uma das maiores megalópoles do planeta, Tóquio (foto) contrasta as centenas de quilômetros de linhas de trem e metrô e as dezenas de edifícios exuberantes com quase nenhum barulho de buzina. Na capital japonesa, as ruas são conservadas e o respeito pelo próximo é preponderante. Em uma expriência que mostra tanto o lado moderno quanto o tradicional do Japão, há um roteiro que permite aos visitantes entrar em contato com a cultura genuína do país, como as aulas de caligrafia japonesa em Tóquio ou em Kioto.

Quem leva: www.teresaperez.com.br

 (Divulgação)
 

ESTUDAR INGLÊS JOGANDO NO CITY

Onde: Manchester, Inglaterra – O City Football Language School é um programa que oferece opções para meninos e meninas de 9 a 17 anos que desejam combinar a prática do inglês com a experiência de aprender e entender um pouco mais sobre o futebol profissional. Tudo isso em uma das cidades mais visitadas da Inglaterra. Grande centro industrial e econômico, Manchester abriga dois grandes clubes de futebol com renome mundial, o Manchester United e o Manchester City. As aulas são lecionadas em inglês por professores nativos e abordam expressões e termos usados no esporte com aulas práticas e táticas de futebol.

Quem leva: www.culturainglesa.net

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO