..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ESPECIAL GASTRÔ | PREMIAÇÃO »

6º edição de Encontro Gastrô - O Melhor de Brasília 2018 premiou os melhores estabelecimentos e profissionais da cidade

Vencedores foram escolhidos pelos votos de 50 jurados e internautas

Julyerme Darverson - Publicação:07/11/2018 16:46Atualização:13/11/2018 16:16

Uma noite especialmente dedicada à gastronomia brasiliense: o clima de confraternização e animação marcou a premiação de Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2018. O evento reuniu no dia 18 de setembro empresários, profissionais, entusiastas, formadores de opinião e personalidades da sociedade brasiliense, no charmoso salão no Complexo Brasil 21. Cerca de 600 convidados puderam conferir, em primeira mão, os vencedores da sexta edição do prêmio que elege os estabelecimentos e profissionais que mais se destacaram no último ano, campeões de 34 categorias escolhidos por meio dos votos de 50 jurados e internautas. A festa também marcou o lançamento da sexta edição de Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília, o mais completo anuário do setor na capital, com mais de 1,2 mil endereços gastronômicos do Distrito Federal.

 

A descontraída e concorrida cerimônia foi apresentada pelo diretor-geral de Encontro, André Lamounier, com a colaboração de modelos da agência Scouting e da jornalista Carolina Daher, especializada na cobertura gastronômica, responsável por entrevistar a maioria dos vencedores deste ano. A disputa deste ano foi ainda mais acirrada, com muitos eleitos sendo decididos pela votação na internet. Por isso mesmo, houve muitas surpresas e pouca diferença de votos na maioria dos casos.

Marcelo Petrarca com seus quatro prêmios: o Melhor Chef levou os troféus de Melhor Contemporâneo e Melhor Restaurante de Brasília pelo Bloco C, e Restaurante Revelação pelo Lago  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/D.A Press)
Marcelo Petrarca com seus quatro prêmios: o Melhor Chef levou os troféus de Melhor Contemporâneo e Melhor Restaurante de Brasília pelo Bloco C, e Restaurante Revelação pelo Lago
 

A noite começou com a entrega dos vencedores na categoria Lanches e Guloseimas, entre eles a banqueteira Renata La Porta (Melhor Bufê de Festa) e Victor Parucker e Pedro Meira, do Ernesto Cafés Especiais (Melhor Cafeteria), que receberam seus troféus das mãos de Jamal Bittar, presidente da Federação da Indústria do Distrito Federal (Fibra). Em seguida foi a vez de serem revelados os ganhadores da categoria Diversão. Aparecida Vieira Lima, coordenadora de Negócios do Sebrae-DF, subiu ao palco para fazer as honras e abrir os envelopes com os nomes dos premiados. Henrique Migras, Roberto Leal, Hugo Andrade e Pedro Caetano, sócios do Mercadito Bar e Restaurante, vencedor de Melhor Bar, foram muito aplaudidos, assim como Thiago Pezão e Rodrigo Barata, da Criolina (Melhor Carta de Cervejas). Os empresários Roberto Oliveira e Cristiano Leite receberam o prêmio de Novidade do Ano/Diversão por sua badalada Pink Elephant.

 

Dando início à sessão dedicada aos restaurantes, foram apresentados os candidatos da categoria Boa Mesa e o gerente da Prática, Tiago Melo, anunciou os premiados. Subiram ao palco a família muito animada de Meg Suda (Melhor Feijoada) e os sócios Joel do Carmo, Eilson Stuart e Antônio Júnior, do Coco Bambu (Peixes/Frutos do Mar), que mais uma vez deixou os concorrentes para trás. Já em Sabores Regionais, Marzuk (Melhor Árabe) e Mangai (Cozinha Brasileira) repetiram o feito do ano passado, enquanto Nikkei (Japonês) e Tejo (Cozinha do Mundo) completaram a premiação, entregue pelo empresário Rodrigo Ferraz, diretor do festival Fartura – que estreia em Brasília, no Pontão do Lago Sul, dias 24 e 25 de novembro. Ferraz falou sobre a oportunidade de chegar à capital – “agora, o Fartura está em todas as regiões do Brasil” – e convidou a todos para conhecer o evento.

Zeli Ribeiro da Costa, do Lake's, agradece o prêmio ao lado da mulher, Ângela (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/D.A Press.; )
Zeli Ribeiro da Costa, do Lake's, agradece o prêmio ao lado da mulher, Ângela
 

A alta gastronomia também ocupou seu espaço na festa. Dario Castro de Araújo, diretor dos Cartões Caixa, entregou os prêmios da categoria. Entre os escolhidos, o Saveur Bistrot, o Melhor Bistrô da cidade. “Foi uma honra receber o prêmio com tão pouco tempo de casa. No ano passado fomos indicados para duas categorias, mas não vencemos. É bom figurar entre os melhores e ver todo esse reconhecimento”, diz Lucas Flores, sócio-diretor de comunicação do Grupo Saveur. Para ele, o resultado é fruto de muito trabalho e dedicação, prezando sempre pela essência do lugar e aperfeiçoamento do serviço. “Neste ano, amadurecemos, aprendemos e nos profissionalizamos ainda mais. O principal fator foi nos mantermos fiéis ao nosso conceito: uma proposta realmente diferenciada. Em Brasília ainda vemos poucas opções como a nossa”, afirma. A casa também ganhou destaque ao estampar um dos pratos do restaurante na capa do anuário. “Para nós, foi uma surpresa ver que a foto de capa é um prato do Saveur. Ficamos muito felizes com a escolha e com a visibilidade gerada. A nossa equipe está muito feliz”, completa. Outro que não escondeu a emoção foi Zeli Ribeiro, dono do Lake’s (Melhor Cozinha Variada), que subiu ao palco ao lado da mulher, Ângela, e agradeceu a todos, “pela honra de receber mais este prêmio”.

 

Na categoria Profissionais, dois novos rostos subiram ao palco para receber seus prêmios, entregues por Gilberto Avelar e Cyro Torres Júnior, da Del Maipo: o Melhor Sommelier, o cubano Eugenio Cue, do Tejo, e o Chef Revelação Rodrigo Sato, do Restaurante do B (B Hotel). O grande campeão da noite, no entanto, foi Marcelo Petrarca, que está à frente de três restaurantes da cidade: Bloco C, Lago e Reverso. Com o já vitorioso Bloco C, eleito a Melhor Cozinha Contemporânea e o Melhor Restaurante de Brasília, ele já estava eufórico, mas ainda havia surpresas. Seu Lago foi escolhido o Restaurante Revelação do ano e Petrarca ainda faturou, mais uma vez, o prêmio de Melhor Chef. Os troféus de melhores casas foram entregues pelo advogado Ibaneis Rocha e pelo vice-presidente executivo do Correio Braziliense, Guilherme Machado.

Guilherme Machado, vice-presidente executivo do Correio Braziliense, e André Lamounier, diretor-geral de Encontro (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/D.A Press.; )
Guilherme Machado, vice-presidente executivo do Correio Braziliense, e André Lamounier, diretor-geral de Encontro
 

QUATRO VEZES PETRARCA

 

Com seus quatro prêmios por Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília de 2018, fato inédito em seis edições da festa, Marcelo Petrarca comemorou: “Neste ano não esperávamos receber todos esses prêmios. Foi um reconhecimento bem legal para nós. É uma consolidação para o Bloco C”. Segundo o chef, o prêmio do Lago foi também muito importante, pois a equipe se sentiu muito valorizada e entendeu que está no caminho certo. “O Lago Restaurante já nasceu com essa pressão de também se destacar na cidade por conta das premiações anteriores do Bloco C. E, logo no primeiro ano, assim como foi com o Bloco C, já ganhou na categoria Restaurante Revelação”, diz. Petrarca revela que a união e a confiança são segredos para sempre se destacar em meio a outros grandes nomes da gastronomia local. “Manter isso é muito interessante. Foi um ano de muita dedicação, valorização dos funcionários e uma gestão muito humana. Nossos funcionários são surpreendentes. E a minha parceria com meus irmãos [Carolina e Daniel Petrarca], que são sócios no negócio, também é crucial para obter o sucesso”, diz. Para o próximo ano, o chef quer conquistar ainda mais prêmios em Encontro Gastrô: “A nossa meta é que o Reverso também conquiste algum título”.

 

OS SABORES DA FESTA

 

Mais uma vez, a equipe de Encontro Gastrô surpreendeu a todos com uma noite de premiação animada e muito disputada. As torcidas se revezavam a cada nome anunciado. O clima foi de muita alegria e confraternização. Entre uma categoria e outra, a apresentação do ilusionista Luiz Fosc, que interagiu com premiados e o público. A Fábrica Eventos cuidou do som, luz e vídeo, e suas recepcionistas fizeram um belo receptivo no Brasil 21. Vinhos e espumantes da Del Maipo circularam por todo o salão, enquanto as cervejas da Stadt puderam ser degustadas em um espaço especial. O coquetel e o jantar – com petiscos, pratos quentes, como o bacalhau da Noruega, e sobremesas de Renata La Porta – fizeram jus ao prêmio de melhor Bufê de Festa da cidade. Na mesa de doces e cafés, havia os imperdíveis petit fours da Confeitaria Francesa. As delícias do Senac-DF – palha italiana gourmet, bolo funcional de banana e aveia e quibe de tilápia – completaram o cardápio. Para animar a noite, a música instrumental da Banda do Tom. Ao fim da noite os convidados receberam um kit com a edição de Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2018, com direito a uma caixa de bombons da Oh! My God.

 

OS PREMIADOS

 

Confira a listra dos 34 vencedores de Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2018

 

LANCHES E GULOSEIMAS

Bufê de Festa: Renata La Porta 

Cafeteria: Ernesto Cafés Especiais 

Confeitaria e Salgados: Casa de Biscoitos Mineiros 

Gelateria/Sorveteria: Bacio di Latte 

Hambúrguer: Madero 

Padaria: Belini Pães e Gastronomia 

Novidade do Ano/Lanches e Guloseimas: The Queen’s Place 

 

DIVERSÃO

Bar/Botequim: Mercadito Bar e Restaurante 

Balada: Taj Bar 

Carta de Drinques: Dudu Bar 

Carta de Cervejas: Cervejaria Criolina 

Novidade do Ano/Diversão: Pink Elephant 

 

BOA MESA

Bufê Self-Service: BierFass 

Churrascaria: Fogo de Chão 

Cozinha Light/Salada: Bhumi 

Feijoada: Confraria Chico Mineiro 

Peixes/Frutos do Mar: Coco Bambu 

Pizzaria: Baco Pizzaria 

 

SABORES REGIONAIS

Árabe: Marzuk 

Cozinha Brasileira: Mangai 

Cozinha do Mundo: Tejo 

Japonês: Nikkei

 

ALTA GASTRONOMIA

Bistrô: Saveur Bistrot 

Carne/Parrilla: Chicago Prime 

Carta de Vinhos: Grand Cru 

Cozinha Contemporânea: Bloco C 

Cozinha Variada: Lake’s 

Francês: Le Jardin du Golf 

Italiano: Trattoria da Rosario   

 

PROFISSIONAIS 

Melhor Chef: Marcelo Petrarca (Bloco C e Lago Restaurante) 

Chef Revelação: Rodrigo Sato (Restaurante do B) 

Melhor Sommelier: Eugenio Cue (Tejo) 

 

RESTAURANTES 

Restaurante Revelação 2018: Lago Restaurante 

Melhor Restaurante de Brasília: Bloco C  

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO