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ESPECIAL DE NATAL | COMÉRCIO »

Fim de ano com mais otimismo nos shoppings de Brasília

Com expectativa de aumento de 10% nas vendas em relação a 2017, shoppings da capital apostam em decoração, brindes e outras atrações para levar os clientes às compras neste fim de ano

Vilhena Soares - Publicação:17/12/2018 14:16Atualização:17/12/2018 16:06

Papai Noel do Brasília Shopping: investimento em decoração é ponto alto da campanha de vendas (Telmo Ximenes/Divulgação)
Papai Noel do Brasília Shopping: investimento em decoração é ponto alto da campanha de vendas

Uma das primeiras lembranças que surgem com a chegada das festas de fim de ano é a compra de presentes. Sair de casa em busca de recordações para a família e os amigos é uma tarefa que divide opiniões. Para alguns é pura diversão, já para outros o ato é considerado uma tortura. Para tornar essa rotina do mês de dezembro mais prazerosa, os shoppings da cidade prepararam uma série de opções para o público brasiliense, repleta de decorações interativas, atrações para o público infantil, sorteios e brindes. Com uma expectativa de aumento de vendas, os lojistas da cidade vão além das famosas promoções e oferecem novos serviços a seus clientes durante o mês de confraternizações natalinas e de réveillon.


Após um ano movimentado, marcado pelo clima tenso das eleições, grandes centros de compras de Brasília pretendem abrandar a atmosfera e retomar o espírito de confraternização com os preparativos do Natal. “É um tempo em que esses sentimentos precisam estar em primeiro plano. Queremos despertar isso no público”, afirma Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping. “Escolhemos uma decoração completamente dourada, que invoca a prosperidade e também a gratidão. Ela é monocromática, mais fashionista, porém utiliza elementos icônicos da data. Uma releitura dos sinos, anjos e bolas de Natal”, conta.

Renata Monnerat, responsável pelo marketing do Brasília Shopping, afirma que é preciso retomar o espírito de confraternização com os preparativos do Natal: 'Queremos despertar isso no público', diz sobre a decoração em tons dourados (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Renata Monnerat, responsável pelo marketing do Brasília Shopping, afirma que é preciso retomar o espírito de confraternização com os preparativos do Natal: "Queremos despertar isso no público", diz sobre a decoração em tons dourados
 

No Iguatemi Shopping, a decoração com o tema Balões também é um dos atrativos natalinos. O espaço preparou uma série de opções para o público infantil. “Queremos que a pessoa participe do que trazemos para cá, porque essa é uma época de encantamento, da mágica de Natal, acreditamos que é uma hora de descanso, quando as pessoas estão repletas de um sentimento prestativo, e queremos encantar as crianças com isso, manter a crença deles no Papai Noel”, diz Paola Le Gargasson Coimbra, gerente de marketing do Iguatemi. A decoração, assinada pela especialista Cecilia Dale, conta com uma casa de boneca, um escorrega, um carrossel de xícara e oferecerá oficinas de carta de Papai Noel e de origami. O shopping não informou o valor gasto na campanha.

A gerente de marketing Paola Le Gargasson, do Iguatemi, e a decoração com o tema de Balões: atrações especiais para o público infantil (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press  )
A gerente de marketing Paola Le Gargasson, do Iguatemi, e a decoração com o tema de Balões: atrações especiais para o público infantil
 

O Pátio Brasil é um dos espaços que também apostou no público infantil na escolha do tema de sua decoração. “Optamos pela Masha e o Urso, pois sabemos que é um desenho bastante querido. Modéstia à parte, nossa decoração ficou linda, repleta de girassóis e regadores”, diz Luciana Fonseca, que responde pelo marketing do shopping. O centro de compras também terá encontros com os personagens dos desenhos durante os fins de semana. “Teremos atores maquiados para brincar com as crianças, além de brinquedos, cinema e oficinas de cartas e desenhos. Queremos um Natal bastante interativo, e por isso ele está repleto de atividades para as crianças”, aposta Luciana.

Gerente de marketing do Pátio Brasil, Luciana Fonseca conta que também apostou no público infantil para a escolha da decoração. 'Queremos um Natal bastante interativo e por isso nosso mall está repleto de atividades para as crianças' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press )
Gerente de marketing do Pátio Brasil, Luciana Fonseca conta que também apostou no público infantil para a escolha da decoração. "Queremos um Natal bastante interativo e por isso nosso mall está repleto de atividades para as crianças"
 

Personagens infantis famosos também poderão ser encontrados no Conjunto Nacional, que escolheu um dos filmes mais badalados e queridos do público para montar sua decoração. “Temos uma parceria com a Universal Studios e o Meu Malvado Favorito 3 é o nosso tema. Ele foi escolhido porque é muito amado por toda a família, inclusive os pais, que também gostam. Vamos ter os personagens icônicos, os Minions, no shopping todo, além de uma decoração interativa, como máquinas de chiclete para os pequenos brincarem, é tudo muito divertido”, adianta Fernando Marchesi, superintendente do Conjunto Nacional.

 

O shopping, que investiu 3,5 milhões de reais na decoração, também vai manter uma das tradições de Brasília, as luzes de Natal da sua fachada, uma das mais conhecidas da cidade. “Todo ano investimos muito nisso. Desta vez teremos mais de 400 mil pontos de LED nas nossas luzes de Natal externas, algo que já é icônico. O prédio tem 47 anos e está localizado no cruzamento dos dois eixos da cidade. Nossos clientes sempre esperam muito por essas luzes”, diz Marchesi. Em frente ao shopping foi construída uma réplica gigante do Minion, em 3D, de 6 metros de altura, construída pela primeira vez na América do Sul.

Superintendente do Conjunto Nacional, Fernando Marchesi, diz que o shopping espera recuperar as boas vendas neste fim de ano: 'Nossa expectativa é um aumento de 10% no crescimento' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press )
Superintendente do Conjunto Nacional, Fernando Marchesi, diz que o shopping espera recuperar as boas vendas neste fim de ano: "Nossa expectativa é um aumento de 10% no crescimento"
 

Entre os locais mais clássicos e visitados em Brasília durante as festas de fim de ano também está o ParkShopping, que neste ano decidiu inovar. “Nos últimos natais, temos procurado isso e neste ano buscamos uma empresa nova que cuida do projeto, justamente para trazer um conceito novo. Temos, por exemplo, uma árvore imensa que possui um sistema de sonorização, que toca em diferentes momentos do dia e de forma coordenada com as luzes”, revela Natália Vaz, gerente de marketing do ParkShopping, que não divulga o investimento feito na campanha de Natal. Além da decoração moderna, o espaço preparou uma série de elementos interativos para as crianças. “Temos um tobogã que liga o primeiro piso ao segundo, e que desde que foi instalado está fazendo o maior sucesso com o público infantil. Outra opção, tanto para crianças quanto para adultos, é um simulador virtual de trenó, localizado na nossa praça central. Por meio dele é possível fazer um passeio pelo céu de Brasília, e é lindo”, conta a gerente.

Natalia Vaz, gerente de marketing do ParkShopping, investiu em uma decoração moderna e uma 
imensa árvore iluminada e sonorizada: busca por novidades num dos locais mais visitados da cidade (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Natalia Vaz, gerente de marketing do ParkShopping, investiu em uma decoração moderna e uma imensa árvore iluminada e sonorizada: busca por novidades num dos locais mais visitados da cidade
 

Com a quantidade de atrações oferecidas ao público, a expectativa é de aumento das vendas em 2018. O Brasília Shopping espera um aumento de 8% no fluxo de clientes em comparação ao ano anterior e um crescimento de até 10% nas vendas. O Conjunto Nacional também espera resultados melhores que anos anteriores: “Nossa expectativa é um aumento de 10% no crescimento. Tivemos um ano de crises, como a greve dos caminhoneiros, mas acreditamos que isso melhorará neste fim do ano”, afirma Marchesi.

 

As campanhas de Natal também prometem rechear a garagem de alguns brasilienses com presentes. Os shoppings da cidade prepararam sorteios de automóveis para seus compradores. No Pátio Brasil, serão sorteados carros durante todo o mês de dezembro. Toda semana será sorteado um Renault Kwid e concorre quem gasta 250 reais em compras, segundo Luciana Fonseca. Outro shopping que sorteará automóveis é o Iguatemi. Na promoção, a cada 450 reais em compra a pessoa ganha um panetone de frutas vermelhas e um cupom, com direito a concorrer a dois Audi A3 Sedan.

Noel do Iguatemi Shopping (Divulgação )
Noel do Iguatemi Shopping
 

Já no ParkShopping serão sorteados seis automóveis Peugeot 2008, os clientes ganham cupons a cada 500  reais em compras, além de um panetone de brinde. O Brasília Shopping sorteará um carro e usará a premiação para incentivar a conscientização com o meio ambiente, uma marca já conhecida do espaço. A cada 200 reais em compras o cliente recebe um cupom e concorre a um Toyota Prius 1.8, "um carro híbrido que se encaixa em uma proposta antiga do shopping, nós temos até uma vaga de carregamento elétrico e já sorteamos um carro elétrico em promoções anteriores”, diz Renata Monnerat.

 

Um impulso no número de clientes também é uma das expectativas de Kamila Castro, proprietária da loja de roupas infantis Um Mais Um. A lojista espera aumento da procura por roupas infantis na época de Natal. “Teremos uma linha natalina, com roupas nas cores vermelho, branco e verde, porque sabemos que a procura é grande nesta época”, afirma. A comerciante também destaca o serviço de delivery que será oferecido pela loja. “As pessoas escolhem o que querem comprar e entregamos em casa. Temos clientes que preferem essa comodidade e aqueles que não gostam de sair às compras”, afirma a comerciante.

A lojista Kamila Castro espera um aumento da procura por roupas infantis na época de Natal: novidade é o delivery, para facilitar a vida dos clientes com pouco tempo (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
A lojista Kamila Castro espera um aumento da procura por roupas infantis na época de Natal: novidade é o delivery, para facilitar a vida dos clientes com pouco tempo
 

Luciane Gomes, gerente de marketing das Óticas Diniz, conta que os resultados obtidos em 2018 foram positivos, o que anima a rede para ganhos ainda maiores neste período de festas. “Este ano tem sido positivo para o nosso negócio, já que a retomada econômica está beneficiando vários setores. Devemos fechar o ano com 100 unidades inauguradas em todo o Brasil, inclusive em Brasília. E as vendas no fim de ano devem manter o bom ritmo dos últimos meses. Por isso, apostamos em uma bela campanha de Natal”, afirma.

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EDIÇÃO ESPECIAL | BRASILIENSES DE 2018