..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

SAÚDE | CABELOS »

Tônicos capilares: eles fazem milagre?

A queda de cabelo afeta homens e mulheres. O que dizem dermatologistas sobre novos produtos e tratamentos para alopecia feminina e masculina, e quais são as dicas para mantê-los saudáveis

Vilhena Soares - Publicação:20/12/2018 18:56

A queda acentuada dos fios faz com que homens e mulheres fiquem amedrontados diante dos riscos iminentes da calvície. Quanto mais cedo essa percepção ocorrer, melhor é, porque o tratamento precoce é o que tem mais chances de gerar resultados positivos. Os médicos também revelam quais as terapias capilares mais utilizadas atualmente na área dermatológica e por que têm proporcionado ganhos animadores aos pacientes.

 

As causas da perda de cabelo podem ser diversas e para tratar esse problema da melhor forma possível é preciso entender qual a sua origem, uma tarefa que só pode ser feita por um especialista. É o que afirma o dermatologista Ricardo Fenelon. “Existem inúmeras causas, como o hipotireoidismo, o estresse, a depressão, até a anemia. Todos esses problemas podem modificar o ciclo de cabelos e provocar a queda, mas só o médico pode determinar a causa”, diz.

Ricardo Fenelon lembra que existem vários motivos para a queda dos fios: 'Hipotireoidismo, estresse, depressão e até anemia podem modificar o ciclo de cabelos e provocar a queda, mas só o médico pode determinar a causa' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro)
Ricardo Fenelon lembra que existem vários motivos para a queda dos fios: "Hipotireoidismo, estresse, depressão e até anemia podem modificar o ciclo de cabelos e provocar a queda, mas só o médico pode determinar a causa"
 

Fenelon explica que a queda dos fios está relacionada a um desequilíbrio hormonal. “A testosterona é a responsável, por isso esse problema de saúde se manifesta já na puberdade nos homens, quando ocorre o aumento das entradas, depois atinge o centro e em seguida a região posterior da cabeça. Já nas mulheres, ocorre uma rarefação difusa, uma redução na qual se começa a enxergar o couro cabeludo”, diz o médico.

 

Apesar da grande quantidade de causas relacionadas à perda dos fios, os especialistas ressaltam que mais frequente é a alopecia androgenética, que atinge tanto homens quanto mulheres. “É um problema genético. Esse tipo de calvície é determinado por uma herança de família”, frisa o dermatologista Erasmo Tokarski. O especialista explica que uma avaliação cuidadosa é necessária para determinar o tipo correto de tratamento da calvície, principalmente a alopecia androgenética. “Realizamos um exame chamado de tricograma e com ele avaliamos se é necessário um tratamento oral, tópico, que é aplicado diretamente no couro cabeludo, ou outras técnicas, como o uso do laser”, diz Tokarski. Segundo ele, o laser fracionado é um dos tratamentos mais recentes, porque abre os canais para que o medicamento consiga ter mais acesso e dessa forma agir mais intensamente. “Ele age no que chamamos de camada córnea, que é a camada mais superficial da pele”, detalha Fenelon.

 

O dermatologista Wesley Ferreira também destaca um novo tipo de tratamento com resultados positivos no tratamento da alopecia androgenética, a mesoterapia. “São pequenas injeções aplicadas direto no couro cabeludo para alcançar o folículo capilar”, diz. Essa estratégia, de acordo com o médico, faz com que o medicamento aja de maneira mais rápida e eficiente.

O demartologista Wesley Ferreira alerta: 'É preciso evitar uma agressão excessiva com o couro cabeludo, em relação à tração principalmente' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
O demartologista Wesley Ferreira alerta: "É preciso evitar uma agressão excessiva com o couro cabeludo, em relação à tração principalmente"
 

A médica Wanessa Fortunato, de 40 anos, é uma das pacientes que têm se beneficiado do uso da mesoterapia. “Eu comecei a notar que meu cabelo caía muito, principalmente na parte da frente. Pelas fotos também percebi que ele estava muito ralo. Por isso decidi procurar logo um especialista, antes de piorar, o que me ajudou bastante”, conta. Wanessa fez três sessões com injeções durante seis meses e gostou do resultado: “Notei uma boa melhora”. Aracelle Carvalho, de 31 anos, também é médica e outra paciente que busca tratamentos para sua alopecia androgenética. “Percebi a diminuição dos fios e a queda pela quantidade de cabelos no ralo do banheiro, por exemplo. Como já tenho casos na família e uma tia minha sofre com isso, achei que era melhor procurar logo um especialista”, revela. Aracelle ainda não começou um tratamento, já que está na fase de avaliação. Mas ela não esconde o otismo: “É bom saber que temos tantas opções para esse problema, é reconfortante”, diz.

 

Enquanto isso, a indústria de cosméticos aposta nesse tipo de consumidor, que vê surgir todo dia nova onda de tônicos e outros produtos que prometem evitar a queda, fortalecer os cabelos e até fazê-los nascer novamente. Os médicos explicam que a infinidade de produtos capilares que existem no mercado e prometem acabar com a queda de cabelos, em sua maioria tônicos capilares, não gera um resultado positivo. “Sabemos que os fios têm de estar bem hidratados, que o cabelo de pessoas negras, por exemplo, é mais desidratado e por isso precisa de mais cuidado. Os tônicos agem nesse caso, mas apenas superficialmente, melhorando o brilho e a maciez, mas diretamente sobre a queda, o efeito é mínimo”, diz Tokarski.



Erasmo Tokarski afirma que há produtos capilares no mercado que prometem acabar com o probelma: 'Os tônicos agem nesse caso, mas apenas superficialmente, melhorando o brilho e a maciez, mas o efeito é mínimo' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Erasmo Tokarski afirma que há produtos capilares no mercado que prometem acabar com o probelma: "Os tônicos agem nesse caso, mas apenas superficialmente, melhorando o brilho e a maciez, mas o efeito é mínimo"
 

Fenelon ressalta que a melhor prevenção é mesmo buscar um especialista logo ao notar que a queda está acentuada: “É preciso saber o motivo desse problema e procurar logo um profissional de confiança para garantir os melhores resultados”, afirma. O especialista também ressalta que, no futuro, podem surgir outras opções de tratamento para quem sofre com a calvície. “Temos visto muitos estudos surgindo na área de células-tronco, devido a um grande interesse da indústria de remédios, mas ainda são incipientes”, completa o dermatologista.

 

Ferreira alerta para o uso de medicamentos diversos que não têm ainda aprovação: “Existem vários produtos que não possuem registro da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que testa e controla os produtos], e eles podem ter efeitos colaterais. É preciso ter muito cuidado”. Outro ponto destacado pelo especialista são os cuidados diários com o cabelo: “É preciso evitar uma agressão excessiva do couro cabeludo, em relação à tração principalmente. Tem gente que prende e puxa o cabelo demais. Quem tem os fios mais grossos geralmente faz isso. Outro problema são os apliques pesados. Tudo isso pode fracionar demais os fios e causar uma alopecia de tração, deixando os cabelos mais fracos e quebradiços”, diz Ferreira.

 

QUEDA ACENTUADA

Conheça os tipos de alopecia mais comuns e saiba como diferenciá-los

 

èAndrogenética

É a mais comum de todas e atinge em sua maioria os homens, mas mulheres também sofrem com esse problema. Nela, os cabelos novos nascem mais finos do que o normal devido a alterações hormonais. Nos homens, a perda se inicia pelas famosas entradas e geralmente ocorre após os 21 anos de idade. Nas mulheres, o problema geralmente ocorre durante a menopausa, devido a alterações dos hormônios

 

èDifusa

Está relacionada a problemas endócrinos e pode ocorrer devido ao uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais e remédios psiquiátricos, ou também em razão de má nutrição

 

èAreata

Surgem falhas circulares de fios no couro cabeludo, em formatos de pequenas moedas, mas também pode atingir outras partes do corpo. Suas causas estão relacionadas à genética e ao estresse, que pode ser provocado por outras enfermidades

 

Fonte: especialistas entrevistados

O dermatologista Wesley Ferreira com Aracelle Carvalho, que faz tratamento antiqueda: 'Existem vários produtos que não possuem registro na Anvisa e podem ter efeitos colaterais. É preciso ter muito cuidado', diz ele (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
O dermatologista Wesley Ferreira com Aracelle Carvalho, que faz tratamento antiqueda: "Existem vários produtos que não possuem registro na Anvisa e podem ter efeitos colaterais. É preciso ter muito cuidado", diz ele
 

PARA PROTEGER OS CABELOS

Dicas diárias para cuidar dos fios, deixa-los mais saudáveis e evitar que caiam

 

èManter os cabelos sempre hidratados permite que eles se tornem mais fortes e com mais brilho e maciez

 

èEvitar penteados elaborados e que puxem muito os fios, como os famosos rabos de cavalo

 

èEvitar lavá-los todos os dias, já que os fios precisam da oleosidade para proteção

 

èCuidado com o uso excessivo de chapinhas e secadores, que podem danificar os cabelos. Quando usá-los, procure sempre usar nos fios um protetor térmico

 

èNão usar qualquer tipo de produto cosmético, procure saber qual a origem e se ele é aprovado pelo órgão regulador, pois produtos não aprovados pela Anvisa podem causar danos

 

èCuidado com misturas caseiras, pois elas também podem gerar problemas capilares

Fonte: especialistas entrevistados

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO