..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

TECNOLOGIA | AUTOMAÇÃO »

Na ponta dos dedos: conheça novidades dos serviços de automação para proteger e controlar a casa de longe

Há inúmeros recursos de automação disponíveis no mercado, tanto para residências como para áreas comerciais. Entre as possibilidades estão o controle da iluminação, de persianas, aquecimento de piso e até ligar e desligar a TV

Mariana Froes - Publicação:20/12/2018 19:27Atualização:20/12/2018 19:44

Que tal, antes mesmo de chegar em casa e, com um simples comando, ligar a TV, acionar o ar-condicionado e deixar a iluminação aconchegante? Pode parecer futurista para alguns, mas, para outros, já é uma realidade. No Distrito Federal há várias opções disponíveis na área da automação. Especialistas afirmam que a tendência para os próximos anos é a de que a procura por esses mecanismos aumente ainda mais e que os produtos se tornem mais acessíveis ao público.

O Controle Savant proporciona a praticidade de acionar persianas, câmeras, controle de temperatura 
e luz, mesmo à distância, garantindo não só conforto, como também segurança ao usuário. É possível 
ter uma casa inteligente, 
que responde a comandos 
diversos por meio 
de um simples toque
 (Divulgação )
O Controle Savant proporciona a praticidade de acionar persianas, câmeras, controle de temperatura e luz, mesmo à distância, garantindo não só conforto, como também segurança ao usuário. É possível ter uma casa inteligente, que responde a comandos diversos por meio de um simples toque
 

A arquiteta Priscila Gabriel, do Studio Pippa, pensou em neutralidade, fluidez e praticidade para criar o projeto de um apartamento na 311 Norte. O ambiente, de 150 m², tem sensores por todos lados, da iluminação ao som, passando também pelo ar-condicionado, cortinas e persianas. “Todo o sistema pode ser controlado pelas teclas de parede e por aparelhos smart, como celulares, e tablets”, diz. “No caso das luzes, é possível controlar todas, desde as que estão no banheiro até as do armário da cozinha. Os circuitos são individualizados, com acionamento liga e desliga e dimerização, isto é, controle de intensidade. Assim, há a possibilidade de fazer diversas cenas, como muita ou pouca luz”, completa Priscila.


Um dos projetos apresentados na CasaCor Brasília 2018 foi idealizado pela engenheira Civil Alessandra Moussa. A profissional decidiu criar um espaço que causasse empatia nas pessoas e fosse, de fato, convidativo. Assim, projetou uma varanda gourmet com foco no aconchego e na funcionalidade. “Como se trata de um local onde as pessoas vão cozinhar e, por isso, sempre estarão com a mão na massa, pensei em deixar o ambiente mais acessível. Então, a automação foi a cereja do bolo”, afirma. “Por meio de comando de voz, a pessoa pode pedir, por exemplo, para abaixar a tela solar, diminuir a iluminação ou mesmo ligar a TV”, detalha. No cômodo criado por ela, também foi possível controlar o ar-condicionado, as luminárias e as câmeras, seja pelo comando de voz seja com a ajuda de dispositivos móveis.

 

No espaço projetado pela arquiteta Valéria Gontijo, na Stermaan do CasaPark, as persianas são totalmente automatizadas. Elas contam com a tecnologia Power View, desenvolvida pela empresa Hunter Douglas. “Pelo celular, via aplicativo, a pessoa programa cenas de acordo com o horário. Por exemplo, todos os dias, às 6h, posso planejar de uma persiana abrir levemente no intuito de me sinalizar que está na hora de acordar. Ou, em um dia na semana qualquer, posso programar um horário para todas as cortinas subirem, sinalizando o dia da limpeza”, explica o especialista da Hunter Douglas, Caio Lages. Há, ainda, a possibilidade de os comandos serem feitos por meio de um controle remoto, que acompanha o dispositivo.

A tecnologia Power View permite que os comandos sejam feitos por meio de um controle, que acompanha o dispositivo, ou pelo celular, via aplicativo. A pessoa tem a possibilidade de programar cenas de acordo com o horário (Divulgação)
A tecnologia Power View permite que os comandos sejam feitos por meio de um controle, que acompanha o dispositivo, ou pelo celular, via aplicativo. A pessoa tem a possibilidade de programar cenas de acordo com o horário
  

Outra opção de automação disponível no mercado de Brasília é o Controle Savant, fabricado pela líder mundial no segmento Savant. Com o mecanismo, é possível gerir, em um mesmo ambiente, persianas, câmeras, ar-condicionado e iluminação, mesmo à distância. O especialista em automação residencial Arthur Otávio Córdova diz que a funcionalidade pode ser acionada de vários tipos de aparelhos, inclusive por meio de relógios inteligentes: “A partir de um simples toque, o usuário tem garantia de conforto e segurança, o que facilita muito o dia a dia das pessoas”.

 

A tendência da automação em cortinas e persianas também permeia o projeto do arquiteto Clay Rodrigues apresentado na CasaCor deste ano. No intitulado “Studio Cento e 7 Ene”, o profissional aproveitou as várias janelas do espaço para fazer presente essa possibilidade. As persianas, no estilo “rolô”, são todas controladas de forma inteligente, a partir de dispositivos smart. Assim como o ar-condicionado, a TV e a iluminação ambiente. A proposta – inspirada em um prédio da Unidade de Vizinhança Vila São Miguel, que, na concepção de Brasília, foi idealizada para abrigar os professores da UnB e diplomatas – traz elementos da arquitetura da cidade e, consequentemente, o ar modernista que ela sugere.

 

Confira quatro projetos inteligentes, assinados por profissionais da área de decoração da capital da República e que, com a ajuda desses sistemas, estão literalmente “na palma da mão”.

ELEGANTE E NEUTRO 
Além de clean, elegante e neutro, esse ambiente, criado pela arquiteta Priscila Gabriel, do Studio Pippa, na SQN 311, também abriga o que há de mais prático. Tablets, celulares e outras ferramentas smart são capazes de controlar diversos aparelhos do espaço, proporcionando não só o conforto, mas a garantia de uma bela atmosfera. Cortinas, persianas, som, 
ar-condicionado, wi-fi e toda a iluminação podem ser ajustados, em alguns casos, com apenas um clique, perto ou à distância. Os móveis e peças em linhas retas e finas, além dos tons claros, deixam a proposta com o visual ainda mais moderno. (Edgard César/Divulgação )
ELEGANTE E NEUTRO
Além de clean, elegante e neutro, esse ambiente, criado pela arquiteta Priscila Gabriel, do Studio Pippa, na SQN 311, também abriga o que há de mais prático. Tablets, celulares e outras ferramentas smart são capazes de controlar diversos aparelhos do espaço, proporcionando não só o conforto, mas a garantia de uma bela atmosfera. Cortinas, persianas, som, ar-condicionado, wi-fi e toda a iluminação podem ser ajustados, em alguns casos, com apenas um clique, perto ou à distância. Os móveis e peças em linhas retas e finas, além dos tons claros, deixam a proposta com o visual ainda mais moderno.
AR MODERNISTA 
No projeto do arquiteto Clay Rodrigues, do escritório Debaixo 
do Bloco Arquitetura, o acionamento das persianas em estilo rolô, do ar- condicionado, da TV e da iluminação é feito de forma automática, via celular ou tablets, seguindo uma tendência crescente no mundo 
todo, que facilita, cada vez mais, 
a rotina do usuário. No ambiente 
de 67 m2, elementos da arquitetura de Brasília estão presentes e dão um ar modernista à proposta, criada inspirada na história da Unidade 
de Vizinhança Vila São Miguel, que, na concepção da capital, foi idealizada para abrigar os professores da UnB e diplomatas.  (Jomar Bragança/Divulgação  )
AR MODERNISTA
No projeto do arquiteto Clay Rodrigues, do escritório Debaixo do Bloco Arquitetura, o acionamento das persianas em estilo rolô, do ar- condicionado, da TV e da iluminação é feito de forma automática, via celular ou tablets, seguindo uma tendência crescente no mundo todo, que facilita, cada vez mais, a rotina do usuário. No ambiente de 67 m2, elementos da arquitetura de Brasília estão presentes e dão um ar modernista à proposta, criada inspirada na história da Unidade de Vizinhança Vila São Miguel, que, na concepção da capital, foi idealizada para abrigar os professores da UnB e diplomatas.
INSPIRADO EM FAZENDAS 
O ambiente criado pela engenheira civil Alessandra Moussa conta com a praticidade que só as casas inteligentes têm: persianas, som ambiente, iluminação e televisão controlados de forma moderna e à distância, via comando de voz ou dispositivos móveis. CLX Tech & Design foi quem desenvolveu o sistema. Para a profissional, a tecnologia aliada ao conforto é uma das principais tendências do mercado mundial. Inspirada em ambientes de fazenda, a profissional procurou projetar um espaço aconchegante e acolhedor.  (Jomar Bragança/Divulgação  )
INSPIRADO EM FAZENDAS
O ambiente criado pela engenheira civil Alessandra Moussa conta com a praticidade que só as casas inteligentes têm: persianas, som ambiente, iluminação e televisão controlados de forma moderna e à distância, via comando de voz ou dispositivos móveis. CLX Tech & Design foi quem desenvolveu o sistema. Para a profissional, a tecnologia aliada ao conforto é uma das principais tendências do mercado mundial. Inspirada em ambientes de fazenda, a profissional procurou projetar um espaço aconchegante e acolhedor.
PERSIANAS E CORTINAS AJUSTADAS 
A tecnologia Power View é um dos destaques do mercado tecnológico. A empresa Hunter Douglas é a responsável por ela. O sistema 
garante o controle de cenas, espaços, por meio de um pequeno e personalizável controle ou via aplicativo de celular ou tablet. De acordo com Caio Lages, da Stermaan, loja-conceito da empresa em Brasília, o sistema pode ser programado para ajustar cortinas e persianas de acordo com a necessidade do cliente, no horário agendado. A funcionalidade 
é ganhadora da Red Dot Design 2016, prestigiada premiação no mundo do design. A loja, no CasaPark, 
tem projeto assinado pela arquiteta Valéria Gontijo   Studio. (Clausem Bonifácio/Divulgação )
PERSIANAS E CORTINAS AJUSTADAS
A tecnologia Power View é um dos destaques do mercado tecnológico. A empresa Hunter Douglas é a responsável por ela. O sistema garante o controle de cenas, espaços, por meio de um pequeno e personalizável controle ou via aplicativo de celular ou tablet. De acordo com Caio Lages, da Stermaan, loja-conceito da empresa em Brasília, o sistema pode ser programado para ajustar cortinas e persianas de acordo com a necessidade do cliente, no horário agendado. A funcionalidade é ganhadora da Red Dot Design 2016, prestigiada premiação no mundo do design. A loja, no CasaPark, tem projeto assinado pela arquiteta Valéria Gontijo Studio.
 

 

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO