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Na mesa: coluna traz as últimas informações da gastronomia em Brasília

Julyerme Darverson - Publicação:21/05/2019 15:49Atualização:03/06/2019 13:23

FESTIVAL DE SABORES

Realizado simultaneamente em todo o país até o dia 2 de junho, o festival gastronômico Brasil Sabor, que chega à 14a edição em Brasília, traz uma novidade a mais: neste ano o festival passa a ser chamado de Brasil Sabor Experience. Com o tema Original do Brasil, o objetivo do evento é desafiar chefs e donos dos estabelecimentos a preparar uma experiência diferenciada para os clientes. Para isso, a ideia é que as receitas destaquem a gastronomia e ingredientes locais em pratos harmonizados, no formato que melhor adaptar-se ao perfil do lugar. “Os restaurantes têm autonomia para criar os menus como quiserem. Nesta edição, as casas são livres para criar e harmonizar com as bebidas que mais combinam com o menu”, explica Rodrigo Freire, presidente da Abrasel-DF. Ao todo, 66 endereços participam do evento. O Brasil Sabor Experience terá quatro faixas de preço: 50, 70, 90 e 120 reais, sendo que 1 real de cada valor arrecadado será doado a uma instituição social. Cada estabelecimento poderá determinar o valor dos seus menus dentro desses valores pré-estabelecidos. Segundo Freire, esse é um dos setores que mais movimentam a economia local e que merece receber mais atenção. Para ele, a intenção é que o festival contribua para colocar de vez a cidade no roteiro turístico brasileiro. “A gastronomia local tem se tornado cada vez mais um atrativo turístico. Com ela, ajudamos a fomentar uma cultura totalmente brasiliense, valorizando os produtos e produtores da região, e ainda dando nova experiência gastronômica aos consumidores. O festival vem com essa pegada de buscar a identidade cultural da cidade”, diz. Rodrigo afirma que só no ano passado foram vendidos cerca de 100 mil pratos. Para este ano, a expectativa é de que o festival atinja a marca de 120 mil.

 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
 

NOVIDADE NA HAPPY HOUR

Espaço amplo, agradável e uma happy hour convidativo. Essas são algumas das características que chamam atenção no Pau Ferro Bar, o novo point de Taguatinga. O nome inusitado surgiu em homenagem à árvore homônima que faz parte da decoração do ambiente. Inaugurado em dezembro, o bar traz música ao vivo para todos os gostos. “A ideia veio dos três sócios, que queriam um ambiente familiar. Eles pretendem transformar a região em um centro de gastronomia”, conta Hiáscara Pooz, gerente de marketing. O bar possui uma carta de drinques com cerca de 30 opções, como o Pau Ferro (R$ 19,90), feito com morango, vodca, leite condensado, picolé e canela em pau, como conta o gerente Edmilson Diniz. Para matar a fome tem o rodízio (R$ 29,90), que inclui petiscos, carnes e frutos do mar. Além disso, o chope sai por R$ 3,99 das 17h às 20h. Entre os pratos à la carte, destaque para a linguiça caracol (R$ 29,90), carne de sol (R$ 39,90) e picanha (R$ 49,90).

 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
 

VEM COM TUDO

O Coco Bambu, conhecido por ser especializada em frutos do mar, vai inaugurar mais uma operação na cidade. Desta vez, o endereço escolhido é o ParkShopping. A nova casa, com inauguração prevista para dezembro, vai ocupar o espaço onde funcionava a Fnac, com capacidade para 450 pessoas. “Estamos com grande expectativa em relação à nova unidade. Vamos trazer um formato nos mesmos moldes das unidades do Lago e de Águas Claras”, explica Beto Pinheiro, um dos sócios da rede em Brasília. O empresário acredita que a casa seguirá com o mesmo sucesso que alçou o Coco Bambu ao posto de um dos melhores restaurantes do país, premiado por Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília. “Existe a possibilidade de a nova loja ser uma das com o maior faturamento do grupo”, destaca Pinheiro. As outras unidades do Coco Bambu no Distrito Federal ficam em Águas Claras (DF Plaza Shopping), Asa Norte (Brasília Shopping) e Setor de Clubes Sul (Lago).

 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press )
 

DOCE MUDANÇA

 

Sucesso desde 2011 na 213 Sul, a Doce Maison Bolos e Doces está de mudança para a comercial da 305 Sul. Funcionando em esquema de soft opening desde o início de maio, a casa acaba de inaugurar o novíssimo ponto. Com 70 metros quadrados e espaço para cerca de 40 pessoas, em média, o novo ambiente além de ser maior tem um toque romântico e delicado na decoração, pensado minuciosamente para agradar os clientes. “Nosso novo espaço é mais arejado, mais amplo e com uma vitrine virada para a rua. Para um projeto futuro, estamos pensando em expandir para o jardim, principalmente depois do período chuvoso”, conta a chef e empresária Ariane Reis. A marca traz, além das já conhecidas encomendas para casamentos, festas e aniversários, um café com diversas opções. “Estamos trazendo o conceito de um café bem delicado. Nosso cardápio contempla cafés, chás, doces, tortas, tapiocas, e agora também salgados e sanduíches bem fartos, que são nossas novas apostas”, explica Ariane.

 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
 

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