Em busca da pós ideal
Concluída a graduação, a hora é de continuar investindo nos estudos. Especialistas dizem como escolher uma boa pós-graduação para ter sucesso profissional
Uma das grandes preocupações dos estudantes ao finalizar um curso de graduação é com a preparação mais prática, específica e profissional para o mercado. Para ajudar nesse ponto, os cursos de pós-graduação investem em uma aprendizagem mais dinâmica, capaz de expandir o conhecimento adquirido na universidade e preparar os estudantes para o mercado de trabalho contemporâneo, dinâmico e em constante movimento. Para encontrar o curso ideal, é preciso considerar os principais planos de carreira de cada um e entender como a pós-graduação pode contribuir para estes objetivos.
Outra dica é optar por instituições que possuem boa qualidade e reputação reconhecidas pelo mercado. Para o professor Mathias Schneid Tessmann, gestor da turma de MBA executivo do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), há diversos caminhos e possibilidades para encontrar a especialização ideal. O principal ponto é entender em que áreas de atuação cada profissional quer especializar-se. “A pós-graduação pode contribuir com a recolocação profissional dos alunos, além de ampliar as possibilidades de negócio e sinalizar para os agentes de mercado a busca por aperfeiçoamento”, destaca.
Para ele, o aprendizado de um curso de especialização pode melhorar, ainda, a produtividade do profissional, colaborando com uma melhora no entendimento e solução de problemas. “Acredito que o sucesso de um curso de pós-graduação depende principalmente do corpo docente do programa. Os professores que o compõem precisam de uma sólida formação teórica – com bons mestrados e doutorados –, aliada a uma relevante atuação no mercado de trabalho”, afirma Tessmann.
A base sólida de teoria e prática envolvida nas aulas, ministrada para alunos mais maduros e com conhecimento mais avançado, é outro diferencial. Para o professor do IDP, doutorando em economia, a continuação nos estudos aumenta significativamente a possibilidade de ascensão na carreira: “Existem estudos que mostram que um curso de mestrado, por exemplo, aumenta em cerca de 80% os salários dos estudantes”, afirma.
A bancária Andreia Lopes, de 34 anos, cursa atualmente a pós-graduação líderes do setor público, no IDP. Ela conta que, no seu caso, o curso soma pontos para almejar novas posições na empresa. “No momento da escolha do curso, optei, entre outros aspectos, por um que se relacionasse com minha área de atuação, para que me possibilitasse aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no meu dia a dia”, diz. Andreia conta que a escolha foi pautada tendo como parâmetro a área de que ela gosta. “Acho importante estudar algo que se identifique comigo, para que me sinta motivada”, afirma.
Para ela, o curso permitiu ter mais conhecimentos sobre problemas enfrentados na gestão de diferentes órgãos que fazem parte de seu cotidiano profissional. “Minha maneira de encarar os problemas de gestão pública mudaram totalmente após o curso, busco não apenas criticar o modelo adotado por alguns gestores, mas, sim, entender e verificar o que o levou a determinada atitude. O sistema de gestão pública é mais amplo e complexo do que imaginava antes”, diz a bancária.
Coordenadora do curso de gestão para pessoas e RH 4.0, na UDF, Rafaella Vieira destaca que a pós-graduação busca aprofundar os conhecimentos da graduação de maneira mais prática. Assim, o aluno pode levar novas técnicas para seu cotidiano profissional. Outro diferencial é a expansão do networking dos alunos, que criam uma relação mais próxima com o mercado de trabalho. “No curso, busco levar professores que possuem bom embasamento teórico, mas uma experiência de mercado relevante. Assim, podem utilizar cases como exemplo, técnicas atuais e ferramentas inovadoras.”
Para Rafaella, a continuação nos estudos é relevante ao permitir que os alunos se mantenham atualizados diante de um mercado que muda em tão pouco tempo. Ao criar o curso voltado para um mercado dinâmico, a coordenadora buscou alinhar a gestão para pessoas da tecnologia, que está cada vez mais inserida na área de RH. “Essa proximidade cria uma mudança de cultura e as pessoas precisam acompanhar essas tendências. Além disso, é preciso entender como levar essa mudança digital e cultural para as organizações em que trabalham”, afirma.
A coordenadora do IDF lembra que inserir novas tecnologias nas organizações pode gerar impactos importantes, como a necessidade de novos treinamentos, a identificação de perfis profissionais adequados e boa comunicação sobre as mudanças que estão acontecendo. Em um cenário tão cheio de dinamismo, a proximidade com os estudos e a constante atualização do aprendizado torna-se ainda mais importante.
Enquanto isso, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do Iesb, Luiz Cláudio Costa, diz que antes de continuar os estudos o aluno precisa definir o que quer de sua carreira. Para ele, a pós-graduação amplia a possibilidade de se obter uma boa colocação no mercado de trabalho, mas para isso é necessário definir com clareza os objetivos, mudança de área, ou seja, ampliação do leque de atuação, aprofundamento das competências em uma área específica. “É possível aumentar as conexões profissionais e estimular a criatividade em um bom curso”, destaca Costa.
O gestor de marketing Thiago Piza, de 41 anos, aluno de marketing digital no Uniceub, conta que para ele é importante escolher uma pós-graduação levando em conta o que fazer profissionalmente e o que faz de fato, além das atividades que despertam interesse levar ao dia a dia de trabalho.
Para Mauro Castro, coordenador do curso de marketing digital e responsável pela agência de empreendedorismo do Uniceub, a pós-graduação é essencial para a carreira. Ele opina que as graduações são amplas com diversas abordagens de conhecimento, na área de saúde, jurídica, tecnológica ou de ciências humanas. “Para uma carreira mais técnica e dirigida, com melhor identificação com o mercado de trabalho, o aluno deve procurar uma pós para dar maior direcionamento e melhorar as chances em um processo seletivo ou de empreendedorismo”, diz.
O professor lembra que, nas formações lato sensu, o que mais pesa é a aproximação do curso com o mercado de trabalho. A junção do conhecimento com a prática dá caráter de relevância ao aluno que está mirando em uma carreira ou uma posição no mercado de trabalho. “Sempre é importante pontuar que uma boa pós-graduação permite ao aluno conectar o conteúdo com o que vai desenvolver”, afirma Mauro.
Para Rafaela Marcolino, de 28 anos, aluna do curso de gestão para pessoas e RH 4.0 da UDF, não basta gostar do assunto. “É preciso que o mercado esteja procurando as competências que determinado curso oferece e que, de certa forma, ele lhe proporcione um networking com outros profissionais de diversas áreas”, afirma a especialista em recursos humanos. Rafaela escolheu a pós-graduação por uma demanda das empresas e pela possibilidade de aprofundar assuntos em sua área de atuação. “Profissionalmente, o curso me ajuda a abrir meus horizontes, aplicar novas técnicas no ambiente de trabalho e amadurecer como profissional, uma vez que aprendemos muitos com os docentes e com os demais alunos”, diz Rafaela.
O objetivo é reunir teoria e prática, experiência fundamental para a carreira. Uma pós-graduação tem uma estrutura de conteúdo sistematizada, com uma coerência no objetivo do curso, além disso terá a chancela de uma instituição avaliada e autorizada pelo Ministério da Educação. Entre as principais vantagens, uma é certa: a pós-graduação propicia melhor aceitação do aluno no mercado de trabalho.
CINCO DICAS PRECIOSAS
Professores e gestores de ensino superior sugerem os passos para escolher uma boa pós-graduação
1 Considerar os planos profissionais e buscar um currículo que esteja alinhado a eles
2 Buscar uma instituição com ensino forte e reconhecida no mercado
3 Avaliar se os professores são experientes e conectados com o mercado de trabalho
4 Priorizar uma metodologia de ensino alinhada ao mercado, com aulas dinâmicas e práticas
5 Pesquisar se a instituição conta com Infraestrutura adequada