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Gilberto Avelar e Cyro Junior: eles não param de inovar

Amigos de longa data, eles fizeram sua importadora de vinhos se transformar em um negócio internacional e hoje têm uma filial nos Estados Unidos, além de 3 mil pontos de venda no Brasil. Em 2020, vão lançar mais rótulos exclusivos com sua marca

Paloma Oliveto - Publicação:11/02/2020 17:16Atualização:11/02/2020 18:39
Os sócios Gilberto
Avelar e Cyro Junior,
na sede da Del Maipo,
importadora que criada
em Brasília há 16 anos: 'Eu me apaixonei pelo
vinho. Virou mais que
um negócio, virou um
estilo de vida', diz Cyro (Wallace Martins/Divulgação )
Os sócios Gilberto Avelar e Cyro Junior, na sede da Del Maipo, importadora que criada em Brasília há 16 anos: "Eu me apaixonei pelo vinho. Virou mais que um negócio, virou um estilo de vida", diz Cyro

 

PERFIS

 

GILBERTO DIAS DE AVELAR

59 anos

 

Nasceu em Sete Lagoas (MG) e desde 2915 divide-se entre Brasília e sua terra natal

 

Casado, pai de um filho

 

Formado em contabilidade (antigo ensino médio profissionalizante)

 

 

CYRO TORRES JUNIOR

46 anos

 

Natural de Brasília (DF)

 

 

 

Casado, pai de quatro filhos

 

Formado em diversos cursos de vinicultura e de sommelier

 

 

 

São 16 anos de história e uma empresa que não para de crescer. O embrião é ainda mais antigo: data de 1997, quando o jovem Cyro Torres Junior, então com 25 anos, comprou uma banca na Feira dos Importados. Depois de vender um lote de vi­nho, percebeu que aquele era seu negócio. Surgiu, assim, a Brilho, que logo ganhou uma filial no Cen­tro Comercial Gilberto Salomão. Em 2003, nasceu a importadora Del Maipo, já no endereço atual, na Cidade do Automóvel. “Eu me apaixonei pelo vi­nho. Virou mais que um negócio, virou um estilo de vida”, conta o empresário e sommelier.

 

Em 2015, mais um personagem entrou para a história da Del Maipo. Gilberto Dias de Avelar, amigo de longa data de Cyro. Ele não cursou fa­culdade e, muito menos, tem pós-graduação em marketing. Foi na prática, com os ensinamentos do pai, que Gilberto aprendeu, ainda muito crian­ça, a arte dos negócios. O menino que, aos 5 anos, já ajudava a família na padaria e no açougue que tinham em Sete Lagoas (MG), tornou-se um habi­lidoso vendedor, que coleciona números impressionantes. Há quatro anos na importadora, come­mora o fato de que, nesse período, as vendas vêm crescendo 80%, ano a ano.

 

Gilberto conta que, na época, trabalhava com comércio de grãos quando Cyro o convidou para trabalharem juntos. “Ele fez um ultimato”, brinca Gilberto. Além da amizade e do fato de gostar de vinhos, o convite atraiu Gilberto porque ele sem­pre quis morar em Brasília. De segunda a sexta­-feira, a capital é o lar do empresário, que volta a Sete Lagoas na sexta à noite para passar o fim de semana ao lado da mulher, Tânia. “No fim de se­mana, aproveito para descansar. Se ficasse aqui, ia inventar trabalho para fazer”, diz.

 

Nos últimos anos, os pontos de venda da Del Maipo aumentaram muito – são, hoje, mais de 3 mil, em quase todos os estados brasileiros. “Para 2020, a meta é chegar aos cinco que faltam: Ceará, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e Acre”, conta Gilberto, explicando que a região Norte é bas­tante promissora. Outra inovação da Del Maipo foi a parceria com restaurantes, com a oferta de cartas exclusivas da importadora, algo raro de acontecer. Cyro, que é casado com Lara e tem quatro filhos, conta que a participação em eventos, como Funn Festival e Na Praia, ajuda a disseminar o nome da marca e a acabar de vez com o mito de que vinho é uma bebida acessível para poucos.

 

Com uma filial em Miami (EUA), a importadora, que hoje tem entre 600 e 700 rótulos, também lan­çou, em 2019, seu primeiro espumante, produzido em Bento Gonçalves (RS). Além dele, há produtos próprios da Del Maipo fabricados na Argentina, na Espanha e na França. Para 2020, as novidades continuam, com o acréscimo de novos vinhos e de um champanhe ex­clusivo na carta de ofertas da empresa brasiliense.


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