Rafael Prudente: um jovem no poder
Distrital mais novo na presidência da Câmara Legislativa do DF, ele já é considerado uma liderança de Brasília. Agora, quer revitalizar o MDB e ajudar a fazer da capital um grande canteiro de obras
PERFIL
RAFAEL CAVALCANTI PRUDENTE 36 anos
Nasceu em Brasília
Casado, dois filhos |
- Formado em administração de empresas
- Deputado distrital desde 2014, pelo MDB
- Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal |
O ano de 2019 foi um dos mais movimentados na política. O início do novo governo trouxe uma série de novos nomes de destaque nesse setor. O brasiliense Rafael Cavalcanti Prudente faz parte desse grupo. Em 2014, foi eleito deputado distrital pela primeira vez, aos 29 anos, e aos poucos foi ganhando mais espaço. Em 2018, foi eleito deputado distrital pela segunda vez e ocupa a presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), desde janeiro de 2019, e a presidência do MDB-DF, desde junho, mesmo partido do governador Ibaneis Rocha.
Rafael Prudente é filho de um goiano, Leonardo Prudente – ex-presidente da Câmara do DF em 2009, que renunciou no ano seguinte, depois de ter sido condenado por improbidade administrativa –, e de uma pernambucana. Nasceu na capital e cresceu em Goiás, e começou a trabalhar cedo. Aos 15 anos, foi contratado no almoxarifado da empresa de sua família. Com 22, assumiu o cargo de diretor comercial da empresa e com seu salário conseguiu pagar a faculdade. Após formar-se em administração de empresas, abriu seu próprio negócio, na área eletrônica, que deixou para assumir seu primeiro mandato.
Eleito pela primeira vez deputado distrital, em 2014, não parou mais. Em 2018, foi eleito, com 26.373 votos, pela segunda vez. Hoje, ocupa a presidência da CLDF e a presidência do MDB-DF, desde junho. É o distrital mais jovem a assumir a presidência da Câmara Legislativa, desde a fundação em 1991. Na votação, recebeu apoio de 17 dos 24 deputados. Evangélico e dono de um perfil agregador, o deputado deixa claro que seu principal objetivo é lutar pela revitalização do partido e pela participação dos filiados. “Assumir a presidência do MDB foi uma honra e ao mesmo tempo um desafio. Vamos fazer uma grande campanha de filiação e eleger todas as zonais, renovar os diretórios nas cidades, entrar nas universidades e aumentar a transparência”, diz. Na Câmara Legislativa, ele segue no grupo dos deputados mais atuantes, sendo o autor de 38 leis, 210 projetos, entre projetos de lei, de resolução, decretos legislativos, emendas à lei orgânica e também de lei complementar. “Mais produtividade, ritmo, transparência e ação: é assim que vamos responder a confiança dos eleitores”, afirma.
Para o deputado, a participação da sociedade é essencial para que possam ocorrer as mudanças e renovações necessárias na política. Prudente também ressalta que a capital precisa retomar grandes obras e investimentos no setor produtivo, algo que pode ser alcançado. “Brasília tem um percentual de endividamento pequeno, o menor dos estados da federação. Devemos aproveitar a presença do poder público aqui para trazer as grandes obras que não vemos há muitos anos.” Ele também tem como objetivo resolver um dos maiores e mais urgentes problemas da cidade, o desemprego. “O DF precisa ser um celeiro de boas práticas. Vamos prosseguir com a iniciativa privada trabalhando com o poder Legislativo, em parceria com Executivo e Judiciário, pela nossa capital, para virar essa página do desemprego, com 330 mil pessoas sem vaga no mercado de trabalho.”
Casado com Pollyanna Vaz Prudente, é pai de dois meninos, Rafael e Samuel. A cidade conquistou o seu amor. Para o deputado, a capital carrega muito encanto não só pela sua beleza arquitetônica, mas pelos brasilienses que trabalham e a mantêm em funcionamento.