..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

BELEZA | CORPO »

De olho no verão

Exercícios físicos, bronzeamento, cuidados com a pele, dieta e até mudança na alimentação: o que fazer para renovar o visual em 2020. Ouvimos especialistas para saber se esses procedimentos são os mais indicados

Mariana Froes - Publicação:17/02/2020 12:36

Um novo ano está batendo à porta e com ele a estação mais ensolarada. O verão está aí e você já se perguntou como ficou aquele projeto para estre­ar 2020 de cara nova? Pois é, opções não faltam no mercado para quem quer dar uma renovada no visual an­tes de colocar aquele biquíni. Técnicas de bronzeamento, alimentação dire­cionada, métodos com foco na me­lhora do aspecto da pele. E a deman­da é grande. Foi com esse foco que a servidora pública Fabiana Araújo, de 34 anos, reforçou, em agosto, a rotina diária baseada em exercícios, controle nutricional e estética. Ela é mãe de um menino de 5 anos e diz que o corpo mudou depois da gravidez. “A preocu­pação veio a partir daí, pois o metabo­lismo não é mais o mesmo. Mas, desde o ano passado, comecei a investir mais em mim e agora tenho mais um moti­vo para apertar o passo”, afirma.

A servidora pública Fabiana Araújo treina pesado de segunda a sábado, para ganhar peso e diminuir a gordura: 'Desde o ano passado, comecei a investir mais em mim e agora tenho mais um motivo para apertar o passo' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
A servidora pública Fabiana Araújo treina pesado de segunda a sábado, para ganhar peso e diminuir a gordura: "Desde o ano passado, comecei a investir mais em mim e agora tenho mais um motivo para apertar o passo"
 

Em janeiro, a servidora viaja para a praia e conta que tem treinado de segunda a sábado, com o auxílio de um personal trainer, para chegar ao “corpo do verão”. “Tenho me dedicado mais à região abdominal, dos glúteos e das pernas. Por isso, pratico muito agachamento e leg press. E, na ali­mentação, cortei glúten e lactose, até mesmo porque tenho uma pequena intolerância. Então, acredito que, até o dia da viagem, vá alcançar o meu ob­jetivo, que é um ganho de peso, com diminuição da gordura”, conta.

 

Marcelo Machado, da academia 22Winbox, diz que de quatro a seis me­ses antes de dezembro – quando tem início da estação – o movimento da academia aumenta em 60%. “A maio­ria procura por treinos aeróbicos, cor­rida e musculação, justamente para ga­nhar massa muscular e perder peso. As academias, inclusive, trabalham com pacotes específicos para essas metas”, explica. Ele ressalta a importância do papel do educador físico nesse proces­so. “Além de ter sempre um profissio­nal para acompanhar a pessoa, é pre­ciso seguir orientações que vão além dos exercícios e envolvem também ali­mentação equilibrada, massoterapia, entre outros”, afirma.

A dermatologista Daniela Rodrigues alerta para os excessos na hora do bronzeamento: aplicação de cremes e óleos que transferem o pigmento dourado à pele é forma saudável
de tornar a pele bronzeada (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
A dermatologista Daniela Rodrigues alerta para os excessos na hora do bronzeamento: aplicação de cremes e óleos que transferem o pigmento dourado à pele é forma saudável de tornar a pele bronzeada
 

A empresária Caroline Neves Li­nhares, de 33 anos, também está de olho no verão. Além de seguir uma agenda de exercícios e de ativida­des aeróbicas diárias, ela investe em uma dieta balanceada e segue à risca as prescrições da nutricionista, pre­parando lancheiras com alimentos específicos para cada dia da sema­na. No primeiro mês do ano, ela vai pegar praia no exterior e o bronze já está garantido. Há dois anos, Caroline frequenta a clínica Corpoemum, no Lago Sul onde faz uma série de pro­cedimentos estéticos, entre eles o jet bronze, um tipo de bronzeamento a jato. “Como sou muito branca, é o que me ajuda a pegar uma corzinha. Se eu não fizer isso, simplesmente não me bronzeio, fico só vermelha. Também não pego sol diretamente deitada na espreguiçadeira, prefiro ficar embai­xo do guarda-sol, com protetor solar e um intensificador de cor para ajudar a ficar um dourado mais bonito”, diz. Se­gundo a empresária, a técnica é 100% natural e rápida, dura, em média, 30 minutos. “Faço alguns dias antes de ir à praia e invisto nesses métodos para ter qualidade de vida e melhor autoes­tima. Gosto de estar bem com o espe­lho e, se tem algo que não gosto, corro atrás para mudar.”

 

E, quem quer aproveitar os efeitos do sol sem recorrer a métodos artifi­ciais, tem a opção de apostar na ali­mentação direcionada, como explica a coordenadora de nutrição do Oba Hortifrúti, Lívia Nogueira: “Os alimen­tos que ajudam no bronzeamento são os ricos em betacaroteno e vitamina A. Eles auxiliam na produção de melani­na e na duração da cor, como é o caso da cenoura, do mamão, da abóbora, da manga, da beterraba. A vitamina C também é uma aliada na manutenção do bronze e podemos encontrá-la em na laranja e na acerola, por exemplo”, exemplifica. Lívia cita, ainda, as cápsu­las de betacaroteno, mas alerta sobre a importância do uso delas não subs­tituir o consumo desses alimentos – que são indispensáveis para saúde.

Para Lívia Nogueira, coordenadora
de nutrição do Oba Hortifrúti, a
alimentação é fator primordial na
hora de curtir o verão: alimentos
ricos em betacaroteno e vitamina
A auxiliam na produção de
melanina e na duração da cor (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Para Lívia Nogueira, coordenadora de nutrição do Oba Hortifrúti, a alimentação é fator primordial na hora de curtir o verão: alimentos ricos em betacaroteno e vitamina A auxiliam na produção de melanina e na duração da cor
 

Já quando o assunto são os cuida­dos na hora da exposição à radiação, seja ela natural ou artificial a derma­tologista Daniela Rodrigues alerta: “Bronzeamento feito em máquinas, em que são usadas altas doses de luz, são proibidas no Brasil porque cau­sam câncer de pele. Uma exposição de 20 minutos nesses equipamentos corresponde a oito horas de exposi­ção solar”. Segundo ela, a aplicação de óleos e exposição solar em seguida também causam danos irreversíveis à saúde. Ela explica que uma forma sau­dável de tornar a pele bronzeada é a aplicação de cremes e óleos que trans­ferem o pigmento dourado à pele. “Es­tes são aplicados à noite, provocando um efeito cumulativo de tonalizar a pele, sem aumentar os riscos de cân­cer de pele”, afirma.

 

Fora o bronzeamento, a dermatolo­gista menciona outros procedimentos para melhorar o aspecto da pele, prin­cipalmente antes do verão. É o caso do botox e do preenchimento. “Através da paralização muscular ou diminuição da força de contração com a toxina botulínica, podemos não só amenizar as rugas, mas arquear as sobrancelhas, aumentar a abertura dos olhos, afinar a face, elevar o cantinho dos lábios, entre outros.” Segundo ela, para as pacientes que sentem que perderam o contorno facial, como se o rosto estivesse derre­tendo, “o mais efetivo é o tratamento com a aplicação de um gel, que pode ser de ácido hialurônico, hidroxiapati­ta de cálcio ou caprolactona”. Se é a tex­tura que incomoda, o paciente pode optar por hidratação injetável, peelings químicos, lasers não-ablativos e abla­tivos, microagulhamento robótico, entre outros. Daniela acrescenta que esses tratamentos têm recuperação rápida e resultados quase que imedia­tos, mas que deve-se avaliar os riscos de pigmentação da pele, uma vez que muitas pacientes vão para praia neste período do ano.

Há dois anos, a empresária Caroline Linhares frequenta uma clínica e passa por um bronzeamento a jato, 100% natural, e toma muitos cuidados: 'Se eu não fizer isso, simplesmente não me bronzeio, fico só vermelha' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Há dois anos, a empresária Caroline Linhares frequenta uma clínica e passa por um bronzeamento a jato, 100% natural, e toma muitos cuidados: "Se eu não fizer isso, simplesmente não me bronzeio, fico só vermelha"
 

As clínicas de estética também po­dem ser ótimas aliadas na corrida para o verão para aqueles que quererem perder medidas, como explica Pedro Vaz, proprietário do EliáSPA, no Setor de Clubes Sul. Segundo ele, os procedi­mentos mais procurados dentro desse nicho são o powershape, a lipocavita­ção, a criofrequência, a criolipólise e as massagens modeladoras. “Todos eles promovem o combate à gordura locali­zada e são procurados principalmente por mulheres, dos 25 anos até a faixa de 70 anos. Mas, o perfil do público tem mudado muito com o passar dos anos e o mercado masculino tem tido uma alta considerável, tanto é que hoje 30% do nosso público é de homens”, diz. Pedro revela ainda que, em 2019, os métodos “queridinhos” dos clientes foram os que usam o aparelho de crio­frequência da Body Health e prome­tem resultados rápidos, como é o caso do criolifting, voltado para flacidez de rosto e corpo, e do criofocus, para gor­dura localizada corporal.

Bruna Fantinel, biomédica do EliáSPA, durante um procedimento estético: criofrequência tem sido usada para combater a flacidez de rosto e corpo e a gordura localizada corporal (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Bruna Fantinel, biomédica do EliáSPA, durante um procedimento estético: criofrequência tem sido usada para combater a flacidez de rosto e corpo e a gordura localizada corporal
 


COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO