CULTURA

Sarau Chatô homenageia Rio de Janeiro

8° Sarau Chatô homenageia Rio de Janeiro como patrimônio mundial. O encontro reúne a Orquestra de Senhoritas; o duo Célia Rabelo e Leonel Laterza; Reco do Bandolim e Choro livre; o mímico Miquéias Paz e grandes escritores.


Publicação: 23/07/2012 16:55 | Atualização: 04/08/2014 18:24

 

Na próxima quinta-feira (26/7), a partir das 19h, a oitava edição do Sarau Chatô será uma homenagem de Brasília (patrimônio cultural da humanidade) ao Rio de Janeiro, primeira cidade eleita pela Unesco patrimônio mundial, como paisagem cultural urbana. Realizado pela Fundação Assis Chateaubriand, com patrocínio da Petrobras, o evento acontecerá no Espaço Chatô. Na programação, estão atrações que prestigiam a cultura carioca com apresentações de música, dança e lançamentos de livros. Além disso, haverá degustação de comida típica.

Um dos destaques do 8º Sarau Chatô será a Orquestra de Senhoritas (foto). Com seus violinos, violoncelo, clarineta, flauta transversal, oboé e piano, o grupo – formado só por mulheres – é conhecido pelos arranjos exclusivos para a música popular brasileira e estrangeira, misturando os estilos popular e erudito. A apresentação contará também com a participação especial da percussionista Luciana de Oliveira. O repertório reunirá vários sucessos. “Tocaremos músicas de compositores do Rio de Janeiro e de Brasília tais como, Valdir Azevedo, Ernesto Nazaré, Renato Russo, Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Oswaldo Montenegro", adiantou Eliana Costa, clarinetista e sócia administradora do grupo.

Os cantores Célia Rabelo e Leonel Laterza, acompanhados de Rafael dos Anjos no violão, Hamilton Pinheiro no contrabaixo e Leander Motta na bateria, farão um apanhado de músicas que remetem à cidade maravilhosa. O público poderá apreciar Aquele Abraço, Valsa de uma cidade, Deusa da minha rua, entre outras. “Para nós é sempre um prazer poder tocar e homenagear uma cidade, sobretudo o Rio de Janeiro, que tem tanta história para contar”, afirmou Célia.

O presidente do Clube do Choro de Brasília, Reco do Bandolim, e o grupo Choro Livre também compõem a programação do 8° Sarau Chatô, interpretando Ari Barroso, com Aquarela do Brasil e Rio de Janeiro, além de outros compositores em ritmo de choro. “Fiz uma pesquisa e, ao me deparar com essa música do Ari, que homenageia o Rio, fiquei impressionado com sua beleza e imediatamente a escolhi para tocar no evento”, contou Reco.

Entre uma apresentação e outra, o mímico Miquéias Paz promete muita diversão para a plateia. Ele vai retratar cenas do cotidiano do brasileiro.

Literatura e gastronomia

Durante o evento haverá também o lançamento de dois livros. Márcio Cotrim, diretor cultural da Fundação Assis Chateaubriand, lançará a obra O pulo do gato 4. Esse é o quarto volume de uma coleção de verbetes publicado por ele em sua coluna Berço da palavra no jornal Correio Braziliense. “O livro explica a origem das palavras e é caracterizado por uma redação leve e uma pitada de humor, que ao mesmo tempo, ensina e diverte o leitor, afirma Cotrim.

Na oportunidade, haverá também a Avant-Première do escritor e heraldista José Luiz de Moura Pereira que estará apresentando o livro O Brasil Simbólico – Um Atlas da Heráldica Oficial Brasileiro, sobre a rica simbólica oficial ora em uso no Brasil. Totalmente ilustrado pelo autor e contando com a efetiva colaboração de seus familiares, este livro, fruto de exaustivas pesquisas históricas e cuidadosa elaboração, é resultado de 21 anos de esforço pessoal gigantesco e sem precedentes.

A gastronomia do Rio de Janeiro também será lembrada com pratos típicos, à venda no Bar do Chatô. No cardápio, caldos verde, de mandioquinha e de feijão, além de empada de frango com palmito, batata frita, bolinho de bacalhau e ovo de codorna ao molho rosé.;

O projeto


Iniciado em dezembro de 2011, o projeto Sarau Chatô foi criado pela Fundação Assis Chateaubriand, com patrocínio da Petrobras, para homenagear a memória de uma das principais personalidades da história da imprensa e da TV brasileira: Assis Chateaubriand, o Chatô, que durante décadas destacou-se em múltiplas atividades, sempre apoiando a cultura.

Os eventos são multiculturais e ocorrem em Brasília (DF). Ao todo, serão 12 edições ao longo de um ano, reunindo no mesmo espaço as mais variadas manifestações artísticas: música, teatro, literatura, cinema, dança e artes plásticas.

Serviço

8º Sarau Chatô
Data: 26 de julho (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Chatô – Fundação Assis Chateaubriand, SIG Qd.2 nº 340, Brasília/DF
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3214-1350 e sarau@facbrasil.org.br