ESPORTE E CIDADANIA

Começa o Torce - Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos 2017

Evento esportivo mobiliza 5mil atletas de várias regiões do Distrito Federal em jogos e provas de mais de 20 modalidades


Camila de Magalhães -

Publicação: 26/06/2017 10:24 | Atualização: 10/07/2017 16:47

Atletas comemoram superação de limites em provas de do aquathlon, que combinam natação e corrida (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Atletas comemoram superação de limites em provas de do aquathlon, que combinam natação e corrida (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)

 

Pelos próximos cinco meses, cerca de 5 mil atletas dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal e de outras instituições participam de uma competição com mais de 20 modalidades esportivas. A primeira edição do Torce – Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos será sediada em 6 regiões administrativas e tem como marca a diversidade de publico, com espaço para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. A iniciativa e uma realização da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand.

 

Neste sábado (24/6), 300 atletas participaram da abertura do evento esportivo, que teve disputas de basquete, vôlei, futebol society, futebol de areia, futsal. O ponto alto foi a prova de aquathlon, levando atletas de diversas categorias a superação de limites, unindo corrida e natação. Uma das vencedoras foi Karoline Nascimento da Silva, 11 anos, aluna de natação do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia. “Me senti mal durante a prova, mas não desisti e continuei. Estava nervosa, me esforcei muito para chegar em primeiro lugar. Como quero ser nadadora olímpica, é importante participar de competições assim para conseguir o meu sonho”, comentou a pequena.

 

O tema do Torce aborda uma questão presente na vida de atleta: ganhar e perder. “O que a gente quer é levar o aprendizado de que a vida e feita de sucessos e ganhos, mas também de derrotas e frustrações. Isso trabalha a resiliência, a busca da superação e a evolução do desempenho dos participantes”, observa Leandro de Carvalho, gerente de Centro Olímpico e Paralímpico pela Fundação Assis Chateaubriand.

 

A ex-atleta olímpica e secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF, Leila Barros, exalta a importância da integração das comunidades e reforça que o processo de maturação gerado por competições como o Torce trazem para a vida valores únicos, essenciais para a formação de qualquer individuo. Os jogos continuam neste domingo (25/6) em São Sebastião e seguem até novembro, em vários Centros Olímpicos e Paralímpicos.

 

Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos

Em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, a Fundação Assis Chateaubriand é responsável pela gestão pedagógica de 7 dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal: Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Além das aulas esportivas regulares, são desenvolvidos eventos comemorativos e esportivos, além de cursos de qualificação social. A Fundação está sempre em busca de parcerias que possam proporcionar novas experiências aos alunos dessas unidades. Saiba mais sobre esse trabalho de esporte e cidadania

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand