Revelando o Brasil - PE

Embaixadores do turismo e as regiões do interior de PE

Na última sexta-feira 25 estudantes selecionados no concurso de produção textual foram reconhecidos como Embaixadores do Turismo.


Publicação: 28/08/2012 15:22 | Atualização: 04/08/2014 18:21

O Projeto Embaixador do Turismo chegou à sua etapa final. Na última sexta-feira (24/8), os 25 estudantes do segundo ano, do ensino médio de escolas públicas estaduais selecionados no concurso de produção textual, foram finalmente reconhecidos como Embaixadores do Turismo. A cerimônia de reconhecimento dos jovens representantes do estado aconteceu no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, localizado na região agreste de Pernambuco.

Entusiasta da ação desde o início, o Secretário de Turismo, Alberto Feitosa, comemorou o resultado do Embaixador do Turismo, que é o braço pedagógico do projeto Revelando Pernambuco. Ele parabenizou todos os participantes pelo empenho e ressaltou que ficou extremamente satisfeito com o esforço feito por cada estudante. “Antes, as pessoas pensavam que o turismo era apenas passear e conhecer os lugares, não tinham uma visão de desenvolvimento através dessa atividade. Hoje sabemos que ele gera emprego e renda. Queremos que os embaixadores do turismo trabalhem em prol do próprio município”, revelou.
O projeto contou com a participação de mais de 4,7 mil estudantes de diversas regiões de Pernambuco. Para concorrer ao posto de Embaixador do Turismo, eles participaram de um concurso de redação, onde tinham que descrever as atrações turísticas dos municípios que representam. Em seguida, os 25 selecionados no concurso foram premiados com uma câmera fotográfica e receberam a missão de revelar o seu município através captação de imagens que deveria ter no máximo quinze minutos.

No final do evento, cada estudante recebeu das mãos do Secretário de Turismo, Alberto Feitosa, um diploma e um broche e uma carteira de Embaixador do Turismo. A Superintendente Executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, falou sobre a importância de ser um Embaixador do Turismo e desejou aos jovens que continuassem com a missão de revelar o estado cada vez mais. “Foi uma seleção difícil, foram quase cinco mil inscritos para 25 vagas. Pretendemos que o desejo de seguir em frente seja ainda maior e que o evento tenha sensibilizado cada um da importância do turismo”, disse.

Também estiveram presentes na mesa o coordenador de projetos Especiais da Secretaria de Educação, Antônio Carlos Mendes,o Secretário de Turismo de Gravatá, Ricardo Guerra e a Diretora da Empetur Jane Mendonça. Durante os dois dias de programação do evento, os jovens participaram de palestras, oficinas, gincanas, atividades recreativas e passeio nos principais pontos turísticos de Recife e Olinda.

 (Paulo Paiva/Divulgação)


O Revelando Pernambuco

Lançado em maio de 2011, o Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio acadêmico e a população em geral. A finalidade é fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado .O Embaixador do Turismo é o seu braço pedagógico.


O projeto é uma parceria entre governo estadual – por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empetur – com a Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação