ESPORTE E CIDADANIA

Campeões do futuro por todo o DF

Programa da Secretaria de Esporte, em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand, é estendido a Centros Olímpicos de mais três cidades. Seletivas para futsal, judô, atletismo e natação começam no sábado.


Publicação: 07/05/2013 15:44 |
 (Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Até setembro do ano passado, o esporte não era visto por Lucas Souza, 16 anos, como uma possibilidade de profissão. Filho de motorista de ônibus aposentado e dona de casa, o estudante seguiu o conselho do pai e matriculou-se na equipe de basquete do Centro Olímpico da cidade onde mora, Santa Maria. Em novembro, o garoto viu a possibilidade de levar o basquete ainda mais a sério, com o programa Futuro Campeão. Participou das seletivas, foi escolhido e não parou mais. Por ter se destacado, ganhou da Secretaria de Esporte do Distrito Federal uma viagem à França, para participar de um torneio internacional em março deste ano. "Foi a primeira vez que participei de um campeonato oficial e a primeira vez que saí do Brasil. Uma experiência inesquecível, a melhor coisa que aconteceu na minha vida", comentou o jovem. Segundo ele, a meta agora é manter a dedicação e tornar-se um jogador profissional. Seu sonho é jogar no time do Chicago Bulls, nos Estados Unidos.

Histórias como a de Lucas Souza podem se tornar cada vez mais comuns no Distrito Federal. Foi lançada na última segunda-feira (6/5) pela Secretaria de Esporte, em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand, a segunda etapa do programa Futuro Campeão. A novidade chega a três dos Centros Olímpicos atendidos pelo projeto Esporte e Cidadania: Ceilândia (Parque da Vaquejada), Samambaia e São Sebastião. A exemplo do que já acontece nas unidades de Brazlândia, Gama, Recanto das Emas e Santa Maria, o objetivo é promover a formação de novos talentos e treinar jovens atletas que futuramente poderão representar Brasília e o Brasil em competições esportivas.

O Centro Olímpico de Samambaia será palco para treinamentos de rendimento em natação e futsal. Já a unidade de São Sebastião preparará atletas de judô. Em Ceilândia, o destaque será para o atletismo, com arremesso de peso, lançamento de dardos e salto em distância, triplo e altura. Cada modalidade terá 50 vagas, que serão preenchidas de acordo com o processo seletivo que ocorrerá aos sábados, entre os dias 11 de maio e 1º de junho.

A dedicação aos treinos também foi lembrada pela ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei Leila Barros, presente no evento ao lado da ex-capitã Ana Moser e do ex-judoca José Mário Tranquillini, que cedeu ao Centro Olímpico de São Sebastião um tatame importado da Alemanha.

Inclusão social em destaque


Segundo o secretário de Esporte do DF, Júlio Ribeiro, as modalidades já eram aguardadas. "Principalmente para o judô, havia muitos pedidos das comunidades. O atletismo, repetimos agora o sucesso de Brazlândia em Ceilândia. É a forma que o Estado está encontrando para poder incentivar os nossos jovens, para que possam ter uma nova perspectiva de vida", destacou Ribeiro. Para ex-atleta Carmem de Oliveira, membro do Comitê Gestor dos Centros Olímpicos, este é o primeiro passo para a qualificação de atletas. "Neste momento, as federações e os clubes detêm sim os melhores e maiores nomes do esporte. Estamos em uma fase nova, com o Estado chegando a fazer o seu papel também. O diálogo com as universidades e os clubes, um calendário esportivo bem organizado e profissionais qualificados nos Centros Olímpicos vão fazer uma grande diferença", observa.

Responsável pela gestão pedagógica desta nova etapa do Futuro Campeão, a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) oferecerá ainda treinamento para pessoas com deficiência, com o apoio do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). De acordo com o gerente de projetos da FAC, Eduardo Só Gay, as pessoas com deficiência que se sobressaírem também vão participar do programa. Outro ponto importante, na avaliação de Eduardo, é a atenção aos estudos. "Um Futuro Campeão se faz com muita dedicação, trabalho, treinamento e estudos. É fundamental estudar e ir bem na escola", acrescentou.

De olho nas seletivas

As inscrições para o programa Futuro Campeão estão abertas para toda a comunidade do Distrito Federal e podem ser feitas até a data das seletivas, diretamente no Centro Olímpico onde haverá treinamentos da modalidade. Para participar, é preciso estar dentro da faixa etária indicada, preencher a ficha de inscrição e levar documento com foto e autorização assinada pelo responsável. Serão oferecidas 50 vagas em cada modalidade. As seletivas dos atletas serão realizadas aos sábados, às 9h, de acordo com o cronograma:

Centro Olímpico de Samambaia

Futsal - 11/5
Feminino – 12 a 15 anos
Masculino – 9 a 15 anos

Centro Olímpico de São Sebastião
Judô - 18/5
A faixa etária será definida em breve

Centro Olímpico de Ceilândia - Parque da Vaquejada
Atletismo - 25/5
A faixa etária será definida em breve

Centro Olímpico de Samambaia

Natação - 1º/6
A faixa etária será definida em breve

Fonte: Caderno Super Esportes/Correio Braziliense