CULTURA

Joaquim da Fonseca apresenta Aquarelas do Brasil no Espaço Chatô

Expsoição reúne 35 aquarelas sobre Brasília e entorno, litoral brasileiro, cidades de Minas Gerais, Goiás e do Rio Grande do Sul


Publicação: 13/05/2013 11:41 |

 

A aquarela é uma das técnicas de pintura mais antigas e tradicionais que se conhece. Resulta do uso de pigmentos de cor suspensos e solúveis em água. Utilizando o papel como suporte, a aquarela é usualmente transparente, e parece luminosa porque os pigmentos são espalhados em camadas sobrepostas, obscurecendo a cor que está por baixo. Por seu clima predominantemente seco, Brasília é uma cidade propícia para a apreciação, conservação e coleção de aquarelas.

Joaquim da Fonseca é artista plástico, designer gráfico e professor universitário. Publicou vários livros sobre viagens e design gráfico.Traduziu do inglês, obras de sua área de atuação. Como artista, Joaquim da Fonseca se expressa principalmente pelo desenho e aquarela. "Encontrei na aquarela a possibilidade de registrar e documentar as impressões da paisagem litorânea, urbana e rural que me interessam, procurando explorar os sentidos espaciais de distância e profundidade que os recursos de transparência dessa técnica proporcionam", relata o gaúcho, que há quatro anos reside em Brasília.

De 13 a 17 de maio, das 14h às 15h, o artista Joaquim da Fonseca estará no Espaço Chatô fazendo demonstração de pintura em aquarela.

Aquarelas do Brasil, de Joaquim Fonseca


Visitação: de 7 a 24 de maio 2013, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Espaço Chatô (SIG, Quadra 2, lote 340, bloco 1, térreeo - Sede do Correio Braziliense, Brasília-DF)