ESPORTE E CIDADANIA

Festival Esportivo 2013: O futuro se apresenta

Centro Olímpico de Ceilândia recebe a abertura do Festival Esportivo 2013. Até setembro, alunos das unidades de quatro cidades participarão das atividades de jogos e brincadeiras.


Publicação: 12/08/2013 14:14 |
 (Marcos Sousa/FAC/D.A Press)
O clima de empolgação tomou conta do Centro Olímpico de Ceilândia (Parque da Vaquejada) na manhã do último sábado (10/8). Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento de abertura do Festival Esportivo 2013, que promete movimentar os Centros Olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo, Samambaia e São Sebastião até setembro. A iniciativa, que faz parte do projeto Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte e a Fundação Assis Chateaubriand, terá a participação de mais de 8 mil alunos de todas as idades, de crianças a idosos, em gincanas, jogos, provas e campeonato de bocha.

O espírito esportivo tomou conta do público com o desfile das delegações e o acendimento da pira emocionou a todos. A tocha passou de mão em mão entre os representantes de cada Centro Olímpico participante, num gesto simbólico que anunciou o início das atividades, marcado para amanhã. A leveza dos movimentos marcou a apresentação de ginástica rítmica. Os idosos entraram em cena com uma animada apresentação de capoterapia, que difere da capoeira tradicional pelo ritmo e intensidade mais brandos, sem golpes. Para terminar, uma quadrilha que não deixou ninguém parado.
Durante as apresentações, o secretário de Esporte do Distrito Federal, Júlio Ribeiro, se juntou às crianças para prestigiar as danças. "Eu tenho certeza que o Festival vai ser de suma importância para integrar todos os alunos dos Centros Olímpicos do DF. Por conta dessa integração, vamos envolver mais cultura e educação, pois os alunos vão conhecer outras cidades, pois eles vão sair dos suas. Isso ajudará na formação deles", ressaltou Ribeiro.

Logo depois, a diversão entrou em campo com uma série de atividades de incentivo à prática esportiva: soft golf, mini-vôlei, queimada, frescobol, hidroginástica e recreação na piscina. A garotada se divertiu ainda com brinquedos infláveis, pula-pula e futebol de sabão, além de muito cachorro quente, pipoca e algodão doce.

O agente de portaria Adilson Pimentel, 59 anos, não se importou com a distância e fez questão de prestigiar a festa ao lado da esposa Jane Aparecida, 38, e dos filhos, Beatriz, 11, e André Pereira, 7, ambos alunos do Centro Olímpico de São Sebastião. "Acho ótima essa festa de abertura do festival. A comunidade reage muito bem e é um incentivo para as crianças não ficarem ociosas. Acho a competição importante, pois é desses eventos que saem grande talentos do esporte", observou Jane. Aluno de futsal, o pequeno André disse que está animado para participar do festival e ver os jogos dos amigos.

Segundo o gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay, o festival busca a competição educativa. "Nossa ideia para esse Festival é ver todos os alunos, crianças, jovens e idosos, participarem ativamente nos Centros Olímpicos, sempre com os valores da competição saudável, espírito de equipe, amizade e disciplina", explicou.

O festival

A terceira edição do festival esportivo tem novidades. Diferentemente das edições anteriores, a competição será intercentros. Na fase local, os alunos de um Centro Olímpico competem entre si. E, na fase final, os vencedores da primeira etapa enfrentam quem se destacou nos demais Centros Olímpicos participantes. As atividades também serão divididas por faixas etárias. Para as crianças de 4 a 7 anos, será realizada uma gincana. Os alunos de 8 a 17 anos se enfrentam em jogos e provas de diversas modalidades, coletivas e individuais, inclusive na categoria adaptada – para pessoas com deficiência. Já os idosos terão um campeonato de bocha.

Ao todo, são nove modalidades na categoria convencional (atletismo, basquetebol, futebol society, futebol de areia, futsal, handebol, natação, tênis e voleibol) e quatro na categoria adaptada (atletismo, badminton, bocha e natação). As atividades esportivas ocorrem entre os dias 13 de agosto e 22 de setembro, em duas etapas. Na fase local, que vai até 1º de setembro, serão realizadas durante o período das aulas e os alunos participam das atividades nos próprios centros em que são matriculados. As equipes vencedoras serão classificadas para a fase final, que ocorre durante dois fins de semana de setembro, nos dias 14 e 15 e 21 e 22. Os jogos terão arbitragem oficial das federações esportivas do DF. As atividades são abertas para a torcida da comunidade.

"Acho essa mudança do Festival com competição muito boa, pois vou atrás da minha meta que é vencer", destacou o aluno de bocha adaptada do Centro Olímpico de Ceilândia, Luis Gustavo Dias Silva, 16. Cheia de energia, a aluna de hidroginástica Ernestina Leite de Almeida, 59, não vê a hora de participar do campeonato de bocha. "Quero competir com as minhas colegas e participar de mais atividades."

Cronograma do Festival Esportivo 2013

Fase local:

13 de agosto a 1º de setembro (COs Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião), durante os horários de aulas

Fase final:

14 de setembro, 9h às 17h: CO Ceilândia
15 de setembro, 9h às 17h: CO Riacho Fundo I
21 de setembro, 9h às 17h: CO Samambaia
22 de setembro, 9h às 17h: CO São Sebastião