ESPORTE E CIDADANIA

Final do Festival Esportivo 2013

Fim de semana de jogos nos Centros Olímpicos


Publicação: 20/09/2013 14:14 | Atualização: 06/08/2014 11:27
 (Edmar Cruz/SEspDF/FAC)
A etapa final do Festival Esportivo 2013 se completa neste fim de semana, com jogos e provas esportivas nos Centros Olímpicos de Samambaia e São Sebastião. Alunos de outros dois Centros Olímpicos também participam da competição: Ceilândia (Parque da Vaquejada) e Riacho Fundo I. A iniciativa faz parte do projeto Esporte e Cidadania, uma parceria entre a Secretaria de Esporte e a Fundação Assis Chateaubriand.

Neste sábado, das 9h às 17h, a unidade de Samambaia sedia as finais de futsal, handebol e tênis. E, para celebrar mais uma edição de festival, haverá ainda a 1ª Corrida Turminha Campeã, aberta a todos os alunos. No domingo, no mesmo horário, é a vez do Centro de São Sebastião, com badminton, bocha, futebol society e gincana para os alunos de 4 a 7 anos. Os jogos contarão com arbitragem oficial das federações esportivas do DF. Após os resultados de cada modalidade, será realizada a entrega das medalhas. Serão oferecidos transporte e lanche para os alunos. A torcida é aberta aos pais e comunidade. "O incentivo dos familiares é muito importante para os meninos. A presença deles faz a diferença e anima o festival", comenta Roberta Gay, líder do projeto Esporte e Cidadania.

As finais de atletismo, vôlei, natação, basquete e futebol de areia ocorreram no último fim de semana e movimentaram os Centros Olímpicos de Ceilândia e Riacho Fundo I. Ceilândia foi a unidade com mais medalhas de ouro: 29. Samambaia teve 16 ouros, São Sebastião 11 e Riacho Fundo, 9. O aluno de natação Wellington de Souza Barreto, 19 anos, foi um dos medalhistas de ouro de Ceilândia, na prova de 100 metros rasos para pessoas com deficiência. "Eu treinei muito para chegar aqui. Minha meta é chegar no Campeonato Brasileiro de Natação para Pessoas com Deficiência em São Paulo", destacou o jovem.

O festival

As novidades marcaram o Festival Esportivo 2013, aberto a todos os alunos dos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Diferentemente das duas edições anteriores, a competição é intercentros. Na fase local, os alunos de um (dos centros participantes não fica melhor) Centro Olímpico competiram entre si. E, na fase final, os vencedores da primeira etapa enfrentam quem se destacou nos demais Centros Olímpicos participantes. As atividades também são divididas por faixas etárias. Para as crianças de 4 a 7 anos, foi programada uma gincana. Os alunos de 8 a 17 anos se enfrentam em jogos e provas de diversas modalidades, coletivas e individuais, inclusive na categoria adaptada – para pessoas com deficiência. Já os idosos participam de um campeonato de bocha.

Ao todo, são nove modalidades na categoria convencional (atletismo, basquetebol, futebol society, futebol de areia, futsal, handebol, natação, tênis e voleibol) e quatro na categoria adaptada (atletismo, badminton, bocha e natação). As atividades esportivas começaram em 13 de agosto e terminam em 22 de setembro. Na avaliação do professor de atletismo do Centro Olímpico de Samambaia Agnaldo Amorim, o festival traz muitas vantagens para os alunos. "Ele incentiva os alunos a treinar mais, superar os próprios limites e até mesmo a deficiência. O evento mostra que eles podem se aprimorar cada vez mais", observou. Para a dona de casa Anaite dos Santos Ribeiro, 45 anos, a iniciativa vai além. "Acho importante esse tipo de evento porque incentiva os filhos da gente a não se envolverem com drogas e não ficarem ociosos nas ruas."

Histórico

Nas duas edições anteriores, o Festival Esportivo do projeto Esporte e Cidadania reuniu mais de 11 mil crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de idade nos quatro Centros Olímpicos atendidos. As provas e jogos reuniam na mesma equipe alunos de todas as unidades participantes.

Programação da fase final

21/9 (sábado), 9h às 17h: Samambaia – Futsal, handebol, tênis e 1ª Corrida Turminha Campeã

22/9 (domingo), 9h às 17h: São Sebastião – Badminton, bocha, futebol society e gincana

Foto: Edmar Cruz/SEspDF/FAC