ESPORTE E CIDADANIA

A emoção e alegria na abertura da Gymanasíade

Na plateia, além de estudantes de escolas públicas e particulares, estavam alunos dos 11 Centros Olímpicos do Distrito Federal.


Publicação: 29/11/2013 11:59 |
Cerca de 8 mil pessoas prestigiaram nessa quinta-feira (28/11) a abertura dos Jogos Escolares Mundiais, a Gymnasíade 2013, no Ginásio Nilson Nelson. Na plateia, além de estudantes de escolas públicas e particulares, estavam alunos dos 11 Centros Olímpicos do Distrito Federal. A garotada, que mora em comunidades fora do Plano Piloto, pôde presenciar pela primeira vez um evento de grande porte, que contou com apresentações de quadrilha, capoeira, frevo, samba e até funk. Cheios de empolgação, os jovens torceram pelas delegações de 35 países e acompanharam atentos a toda a programação. O show do cantor Michel Teló foi um dos pontos altos do evento e levou as turmas à loucura.

A cada movimento de dança, era nítido o brilho no olhar e a admiração de todos. Não faltaram aplausos e gritos emocionados. A aluna de natação do Centro Olímpico de Samambaia Lorena Monteiro, 16 anos, vibrou com o que viu. "Achei muito legal poder participar e ver pessoas de tantos países. Tento me esforçar para ser uma melhor atleta e um dia conseguir chegar aonde esses atletas chegaram. Meu sonho é ser uma atleta conhecida e, quem sabe, chegar a uma Olimpíada", comentou a jovem. Quem também estampava um sorriso no rosto era Jonathan Martins, 13 anos, aluno de natação de São Sebastião. "Fui privilegiado por estar aqui, nunca tinha imaginado estar em um lugar assim. O que passa pela minha cabeça é que esse mundo é muito grande", destacou.

Para Dina Peres, gerente pedagógica do Centro Olímpico de Ceilândia, a presença dos alunos foi como um prêmio. "É um evento importante para a nossa cidade e para nossas crianças, tanto cultural quanto socialmente", ressaltou. Na avaliação de Rodrigo Bahia, gerente pedagógico do Centro Olímpico de Riacho Fundo I, a vivência foi muito importante. "A empolgação deles era muito grande para saber o que ia acontecer. Também foi importante para verem que um dia também podem estar lá."

Incentivo à prática esportiva

Presente no evento, o governador do DF Agnelo Queiroz ressaltou a relevância da Gymanasíade para a região e para a formação de futuros atletas. "Estamos realizando pela primeira vez nas Américas o encontro mundial de estudantes dos ensinos fundamental e médio de 35 países e divulgando nossa cidade para o mundo inteiro e nos preparando para eventos maiores, como e a Universíade. Daqui a seis anos, muitos alunos podem estar lá. È um calendário fantástico, que estimula a prática do esporte na escola, ajuda do desenvolvimento educacional, esportivo e também econômico para o país", afirmou o governador.

O secretário de Esporte Júlio Ribeiro falou pontualmente da participação dos alunos dos Centros Olímpicos na abertura dos Jogos Escolares Mundiais. "Eles nunca mais vão esquecer o que viram aqui. E esse é o nosso papel, levar a esses jovens a oportunidade de poder conhecer novas línguas, novas culturas e, sem dúvida, é um incentivo para a prática esportiva."