Sarau Chatô reúne Índia e Amazonas em Brasília
A 15ª edição do evento traz a exuberância das cores, sabores e tradições indianas e amazonenses em 20 de março, às 19h, no Hípica Hall.
Os encantos da Índia abrem a programação de 2014 de uma festa que conquistou a cidade, o Sarau Chatô. Nuances da exuberância indiana e suas tradições milenares, tão rica em cores, sabores e sons desembarcam em Brasília na 15ª edição deste encontro multicultural. A festa, que também celebra o Amazonas, será no dia 20 de março (quinta-feira), a partir das 19h, no Hípica Hall. O evento é promovido pela Fundação Assis Chateaubriand, que celebra seus 25 anos de história, e tem o patrocínio da Petrobras.
O 15º Sarau Chatô revelará surpresas emocionantes desde o início. Em uma cerimônia tradicional, a festa será aberta por autoridades presentes convidadas a acender o pavio de uma lamparina a óleo. O ato, que simbolizará a boa sorte para o Sarau, é sempre usado na inauguração de eventos culturais indianos.
Índia musical e dançante
A Índia tem um terço da área do Brasil, mas sua população é seis vezes maior que a brasileira. Influenciados pelo oriente e pelo ocidente, os indianos se destacam na música, na dança, nas artes visuais e na arquitetura. A beleza dessa cultura será traduzida por artistas que compartilharão com o público do Sarau um legado cultural construído ao longo de mais de quatro milênios.
Uma delas é a dançarina Iara Ananda Romano. Considerada atualmente um dos maiores expoentes da dança clássica indiana na América Latina, Iara é formada pela Natyalaya – School of Classical Dances de Kerala, na Índia. A dançarina estudou com Kalamandalam Sumathi, Asha Sharat, Sowmya Balagopal e com Patricia Romano, profissional reconhecida Brasil afora.
Atualmente, Iara é diretora, coreógrafa e professora de Bollywood Dance e Bharathanatyam na filial brasileira da Natyalaya – School of Classical Dances. Ela também é responsável pela cadeira do estilo Bharathanatyam no Indian Cultural Center de São Paulo. No palco do Sarau, Iara estará acompanhada de uma aluna, Ísis Galvão. A dupla apresentará a dança clássica indiana, que utiliza o corpo, a expressão facial e os mudras – movimentos das mãos – para contar passagens da mitologia Hindu. Iara e Ísis também dançarão o Bollywood, estilo moderno que se inspira nas danças dos filmes produzidos na Índia.
Música
O Sarau Chatô contará ainda com um show musical do indiano Ananda Jyothi (tabla – percussão muito antiga utilizada na música popular e clássica na Índia e no mundo). Jyothi tocará mantras da Índia, sons sagrados e muito antigos que têm uma vibração capaz de potencializar os sentidos e harmonizar o ambiente. Além dos mantras, o artista apresentará as ragas da Índia, estilo de música clássica trazida ao ocidente pelo mestre Ravi Shankar.
Fã da arte brasileira, o indiano dividirá o palco com André Luiz Oliveira (sitar) e Claudio Vinícius Fialho (viola caipira e calimba), formando um trio que apresenta uma interessante fusão musical entre a Índia e o Brasil. Oliveira é cineasta, compositor e músico dedicado ao sitar, tradicional instrumento indiano, desde a década de 1970. Fialho é compositor e produtor musical com talento reconhecido no cinema, já que foi vencedor de prêmios de melhor trilha sonora em vários filmes, incluindo Loucos por cinema.
Multiculturalismo
Além da Índia, o Sarau também homenageia o Amazonas, estado brasileiro de surpreendente diversidade cultural. Para esboçar a arte amazonense, sobe ao palco do 15º Sarau Chatô o grupo Pellinsky, com uma apresentação folclórica que marca o encontro dos bois bumbás Caprichoso, e Garantido.
Como um dos referenciais da cultura amazonense é o artesanato, o sarau também traz uma exposição com objetos produzidos nesta região do País. Ainda entre as atrações da noite, o público poderá apreciar a música do Coral Chatô, da Fundação Assis Chateaubriand, e do Coral da Petrobras, que entoará canções em homenagem ao Amazonas.
A gastronomia indiana também marca presença no evento. Pratos salgados, sobremesas deliciosas e bebidas tradicionais deixarão a festa ainda mais gostosa. Entre as opções, pastas, arroz, kaftas e pasteizinhos darão ao brasiliense o gostinho e o aroma da culinária da Índia.
O projeto - Iniciado em dezembro de 2011, o projeto do Sarau Chatô consiste em uma série de eventos multiculturais gratuitos, realizada no DF, reunindo no mesmo espaço as mais variadas manifestações artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas e cinema. A cada edição, são homenageados um estado brasileiro e um país com embaixada em Brasília. A realização é da Fundação Assis Chateaubriand e o patrocínio, da Petrobras.
25 anos de história – Fundação empresarial sem fins lucrativos, a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) iniciou suas atividades em fevereiro de 1989 e hoje atua nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e turismo. Seus programas, projetos e ações oferecem oportunidades que utilizam o poder do conhecimento para contribuir com o desenvolvimento social e humano de comunidades localizadas prioritariamente nas regiões onde os Diários Associados estão presentes. Por acreditar que uma sociedade melhor é feita com a participação de todos, a FAC trabalha em parceria com organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
SERVIÇO
15º Sarau Chatô
Data: 20 de março (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Hípica Hall - Setor Hípico Sul, Área Especial, lote 8 (ao lado da Sociedade Hípica de Brasília – próximo ao Zoológico de Brasília)
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3214-1350 e sarau@facbrasil.org.br