CULTURA

Amor pelos gatos e pelo jazz é tema de exposição no Espaço Chatô

São 15 desenhos e 16 pinturas em acrílico, além de algumas aquarelas avulsas.


Publicação: 25/03/2014 12:22 | Atualização: 06/08/2014 10:53

A partir de 25 de março, a Fundação Assis Chateaubriand realiza mais uma exposição no Espaço Chatô: Cats & Jazz, dos artistas Luiz Orlando Carneiro e Inês de Castro. Pai e filha apresentam ao público um pouco de suas paixões pelos gatos e pelo estilo musical. São 15 desenhos e 16 pinturas em acrílico, além de algumas aquarelas avulsas. As obras ficam expostas até 11 de abril. A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Carioca, formada em artes plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), Inês de Castro conta que o amor por retratar gatos teve início há 30 anos, quando ela começou a desenhar. "Na época, tínhamos um gato. Comecei a observar as formas e a independência dele, e me interessei pelo tema. Desde então, me dediquei a isso", recorda. Inês explica que o foco é em composições mais abstratas e expressionistas, "pelas cores e formas".

Formado em direito, o também carioca Luiz Orlando Carneiro dedicou-se muitos anos ao jornalismo e descobriu o jazz quando estudou piano. "Como não tinha talento para tocar piano, fiquei especialista em vitrola, em tocar discos, e me apaixonei pelo jazz, que é um modo de expressão musical, mais do que um estilo musical", destaca.


 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Pres)


Carneiro escreveu quatro livros sobre o assunto e resolveu explorar os aspectos visuais e expressionistas do jazz em seus desenhos. "Nunca estudei desenho, mas sempre gostei de desenhar. Procuro flagrar essa característica surpresa do jazz, o aqui e agora. Em alguns desenhos, faço recortes e colagens para dar um toque diferente. É como se fosse essa surpresa do jazz."

Exposição Cats & Jazz, de Inês de Castro e Luiz Orlando Carneiro
De 25 de março a 11 de abril de 2014
Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h
Espaço Chatô: SIG Quadra 2, lote 340, térreo do bloco 1 (Sede dos Diários Associados)
Entrada gratuita
Classificação livre