CULTURA

Exposição Brasília à flor da pele reúne fotomontagens

O público poderá conferir o que o fotógrafo Daniel Ferreira classifica como os 10 de seus melhores trabalhos, impressos em papel fine art com molduras em acrílico.


Publicação: 14/04/2014 09:52 | Atualização: 06/08/2014 09:58
Às vésperas de completar 54 anos, a capital federal ganha uma homenagem especial de Daniel Ferreira, fotógrafo do Correio Braziliense há 11 anos. Com a exposição Brasília à flor da pele, ele leva ao Espaço Chatô uma mostra que une arte e tecnologia. De 15 de abril a 2 de maio, o público poderá conferir o que ele classifica como os 10 de seus melhores trabalhos, impressos em papel fine art com molduras em acrílico. Apaixonado pelo cerrado, ele tem como base imagens de pessoas nuas, que levam em suas peles texturas da fauna e flora do bioma, além de elementos da arquitetura brasiliense. Para cada imagem, o fotógrafo utiliza de 5 a 6 fotografias na montagem da composição em computador.

Nesse trabalho iniciado há cerca de três anos, Daniel foge um pouco do factual do dia a dia jornalístico e mergulha numa espécie de ficção. Ele conta que o banco de imagens de vários anos como fotojornalista o fez perceber que era possível juntar fotos de pessoas com paisagens. "Desenvolvi uma técnica para tatuar, marcar a pele das pessoas com árvores do cerrado e elementos de Brasília, de modo a ficar parecido com o real. Transformo a realidade do brasiliense para que as pessoas se vejam parte da cidade e dessa natureza que temos no Centro-Oeste. Comecei a fotografar e ver que dava para fazer essa ligação", explica o autor da exposição.

Ideia é expandir


A ideia de montar a mostra no espaço cultural da Fundação Assis Chateaubriand veio após Daniel ter montado uma primeira exposição e receber um bom retorno do público. "As pessoas acharam bonito e queriam ser fotografadas para ter peças de arte particulares em casa. Um casal idoso pediu uma foto deles no quarto, também já fiz imagens de netos. Tinha um caminho muito legal. Pessoas queriam se ver em peças de arte dentro de casa", relata.

Apesar de ter começado em Brasília, o fotógrafo não descarta a possibilidade de expandir o trabalho a outras regiões brasileiras. "Ele cabe aos quatro cantos do país, com essa rica fauna, flora e arquitetura. Meu caminho pode ser seguido em vários outros estados", adianta.

Brasília à flor da pele, de Daniel Ferreira
Exposição: de 15 de abril a 2 de maio
Local: Espaço Chatô – térreo do bloco 1, Fundação Assis Chateaubriand (SIG Qd 2, lote 340, Brasília)
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 18h