CULTURA

16º Sarau Chatô: Japão e São Paulo aterrissam em Brasília

Evento marcado para 6 de maio traz à capital federal as tradições milenares dos japoneses e a efervescência da terra da garoa.


Publicação: 24/04/2014 12:22 | Atualização: 11/08/2014 15:13

 

Profundamente ligado a heranças e tradições milenares, mas sem jamais perder o compasso com o presente e com o futuro, o Japão é uma das nações mais aclamadas em todo o mundo. Traços da combinação de influências que fizeram do país um expoente cultural, social e econômico serão exibidos na 16ª edição do Sarau Chatô. A festa, que também celebra o estado de São Paulo, será no dia 6 de maio (terça-feira), a partir das 19h, no Hípica Hall. O evento é promovido pela Fundação Assis Chateaubriand, que em 2014 celebra seus 25 anos de história, e tem o patrocínio da Petrobras.

O 16º Sarau Chatô remeterá o público ao colorido, aos sons e às referências do Japão e da terra da garoa. Um desfile de damas vestidas com quimonos abrirá a programação nipônica da festa. As vestes esboçam nuances da história do vestuário no arquipélago, que recebeu forte influência da China entre os séculos IV e IX. O kosode (quimono em japonês) é parte integrante da trajetória desse povo e revela como os japoneses adaptaram a seus gostos e necessidades os estilos e a produção de tecidos que chegavam do exterior.

Festa de ritmos

O palco do Sarau Chatô abrirá espaço a dois grupos de percussão – Hikaridaiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko - que farão ecoar a beleza sonora dos sons propagados no Japão quando o assunto é o taiko. Instrumento de percussão cuja superfície é confeccionada com pele de animal, o taiko (grande tambor, em japonês) é tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta e exige do músico tanto a habilidade rítmica quanto o preparo físico para sustentar batidas homogêneas. A trupe do Ryukyu Koku Matsuri Daiko ou "Tambores Festivos do Reino de Ryukyu' será a primeira a se apresentar.

Fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, o grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas. Daniel Akira Hirozawa, integrante do grupo Hikaridaiko detalha que antigamente, o taiko era utilizado durante as guerras para motivar os samurais, ajudar a marcar o passo na marcha ou intimidar a tropa adversária. "Atualmente, a tradicional melodia dos tambores japoneses, o Wadaiko, é uma das expressões culturais mais presentes nos festivais japoneses, levando animação e alegria ao público de todas as idades", diz.

O diretor cultural da Fundação Assis Chateaubriand, Márcio Cotrim, não esconde a empolgação com a programação da festa. "Exaltar a riqueza cultural do Japão e de São Paulo é um desafio. São dois mundos à parte. Mas o que podemos garantir é que a 16ª edição do Sarau Chatô será um presente para os olhos, para os ouvidos e o coração. O evento promete mexer com nossos sentidos", adianta.

Música e dança para emocionar

O gingado brasileiro entra em cena com os dançarinos da Cia de Dança Marcelo Amorim, que apresentam a malandragem do samba que era dançado nas gafieiras paulistas. O ritmo, aliás, instigará a plateia a tirar o pé do chão ao som da voz de uma das mais completas artistas que Brasília já produziu: Célia Rabelo. A intérprete explora no palco do sarau o universo de compositores ícones do samba paulista. "Cantarei obras do mestre Paulo Vanzolini, autor de Ronda e Volta por cima. Também não deixarei de homenagear Zequinha de Abreu, que compôs o chorinho Tico-tico no Fubá. O inesquecível Adoniran Barbosa, autor de Trem das Onze, é claro, não pode faltar no repertório. Ele é a cara de Sampa", empolga-se a brasiliense.

A voz marcante de Alysson Takaki continuará dando o tom da noite nipo brasileira. Neto de japoneses, o cantor e compositor promete fazer um tributo à cultura dos avós. "As tradições, a disciplina e a delicadeza da herança cultural que trago dos meus ancestrais sempre me provocou artisticamente. Os japoneses são emotivos e melancólicos, sensações que fascinam qualquer artista", detalha. Takaki cantará músicas japonesas e promete surpresas brasileiras para a festa.

Cheiros, cores e sabores

Se você é daqueles que, ao falar do Japão, lembra logo da gastronomia do arquipélago que hoje abriga mais de 127 milhões de habitantes, pode marcar a noite do dia 6 de maio na agenda. Pratos salgados, como Yakisoba, Tokoyaki, Tempura de verduras e camarão, sushis e sashimis, além de sobremesas deliciosas e bebidas tradicionais deixarão a festa ainda mais gostosa.

O projeto - Iniciado em dezembro de 2011, o projeto do Sarau Chatô consiste em uma série de eventos multiculturais gratuitos, realizada no DF, reunindo no mesmo espaço as mais variadas manifestações artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas e cinema. A cada edição, são homenageados um estado brasileiro e um país com embaixada em Brasília. A realização é da Fundação Assis Chateaubriand e o patrocínio, da Petrobras.

25 anos de história
– Instituída em fevereiro de 1989, a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) é uma fundação empresarial sem fins lucrativos que atua nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e turismo. Seus programas, projetos e ações oferecem oportunidades que utilizam o poder do conhecimento para contribuir com o desenvolvimento social e humano de comunidades localizadas prioritariamente nas regiões onde os Diários Associados estão presentes. Por acreditar que uma sociedade melhor é feita com a participação de todos, a FAC trabalha em parceria com organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

16º Sarau Chatô

Data: 6 de maio (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Hípica Hall - Setor Hípico Sul, Área Especial, lote 8 (ao lado da Sociedade Hípica de Brasília – próximo ao Zoológico de Brasília)
Entrada: Gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3214-1350 e sarau@facbrasil.org.br

    • 24/04/2014
    • 16º Sarau Chatô - São Paulo e Japão
descrição