ESPORTE E CIDADANIA

Joaquim Cruz visita Centro Olímpico de Ceilândia

Campeão olímpico aproveita a vinda ao Brasil para ompartilhar um pouco de sua experiência com atletas do Programa Rumo ao Pódio Olímpico.


Publicação: 29/04/2014 11:14 | Atualização: 05/08/2014 17:13


O Centro Olímpico de Ceilândia (Parque da Vaquejada) recebeu uma visita ilustre nesta terça-feira (29/4). Com vários títulos internacionais na carreira, inclusive o de campeão olímpico, o ex-meio-fundista brasileiro Joaquim Cruz aproveitou a vinda ao Brasil para compartilhar um pouco de sua experiência num bate-papo motivacional com os 18 atletas do Programa Rumo ao Pódio Olímpico, parceria entre o Instituto Joaquim Cruz, Governo do Distrito Federal e Ministério do Esporte.

Nascido em Taguatinga-DF, Joaquim vive com a família nos Estados Unidos, onde é treinador de atletismo. Ele falou aos jovens do programa sobre treinos e a importância do diário na vida de um atleta, como forma de retratar o que sente, sem necessariamente dividir com alguém. "É super importante eu vir aqui para mostrar a eles que também passei por isso. Aqui é o caminho para se prepararem para chegar aonde querem", destacou. "O diário foi super importante para a minha vida, por ser uma forma de eu encontrar minha voz própria. Quando eles entrarem na pista para competir, eles têm que ouvir a própria voz".

Um dos destaques do programa Rumo ao Pódio Olímpico, o atleta Matheus Américo, 18 anos, ouviu atento às instruções do mestre. "É uma chance para subir na vida. Ele já passou por tudo na vida. Essa experiência é única, tem que aproveitar", disse o rapaz de Recanto das Emas, que integra a equipe há 2 anos e foi bicampeão no DF, bicampeão em São Paulo, vice-campeão brasileiro nos 800m e 1500m, além de vice-campeão sul-americano na Argentina.

Após a conversa com Joaquim Cruz, a concentração deu lugar à tietagem. Os jovens aproveitaram para tirar fotos e pegar autógrafos do ídolo. Nem as crianças que faziam aula de desenvolvimento motor ao lado, no Centro Olímpico de Ceilândia, deixaram a chance passar. Com sorrisos abertos, posaram para as câmeras ao lado do astro brasileiro das pistas.

Confira mais fotos na página do projeto Esporte e Cidadania: www.facebook.com/esportecidadaniadf