ESPORTE E CIDADANIA

Desenvolvendo habilidades de liderança e criatividade

Riacho Fundo I e São Sebastião têm primeiras turmas do curso Robótica educacional.


Publicação: 12/06/2014 18:45 | Atualização: 06/08/2014 11:55
 (Otávio Silva/FAC/D.A Press)
Na última terça-feira (10/6), as turmas dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de São Sebastião e Riacho Fundo I começaram a desvendar o funcionamento básico de estruturas mecânicas no curso Robótica educacional. No início da aula, os alunos são instruídos a montarem pequenos robôs para resolverem um problema prático. No final, colocam o trabalho para rodar e veem o resultado na hora. O objetivo é desenvolver a capacidade criativa e de liderança dos jovens, essenciais para a construção de um futuro melhor. Em breve, as aulas também serão realizadas nas unidades de Ceilândia (Parque da Vaquejada) e Samambaia. O projeto Esporte e Cidadania oferece mais de mil vagas para alunos de 7 a 15 anos dos quatro Centros participantes. A iniciativa é uma parceria da Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Esporte do Distrito Federal.

Saiba mais

O curso Robótica educacional é desenvolvido a partir de dinâmicas que utilizam a metodologia Lego Education. Vários conceitos de física e matemática são aplicados nas aulas, com mecanismos tecnológicos de alavancas, roldanas, sensores, entre outros. As turmas serão divididas por faixas etárias, com conteúdos diferenciados. Uma das atividades para alunos de 7 a 9 anos é aprender a projetar, construir e programar robôs que jogam futebol. Os bonecos criados se movimentam, podem chutar e até defender o gol. A garotada também vai montar um robô jogador de golfe, outro que tira lixo da cidade, e um telescópio. As crianças aprendem fazendo e ainda têm o estímulo à criatividade, trabalho em equipe e solução de problemas.

Já as turmas de 10 a 15 anos serão motivadas a encontrar soluções criativas, construindo e programando robôs para uma série de situações apresentadas em histórias em quadrinhos. As aventuras se passam na cidade, na floresta, no oceano, em terras geladas e até no espaço sideral. Os jovens são divididos por equipes, que contam com um líder e organizador, um construtor, e um programador e relator. As funções passam por rodízio a cada aula, a fim de que todos experimentem cada uma. A proposta pedagógica foca no despertar de características de liderança e empreendedorismo, como sonhar, identificar oportunidades, colaborar, ser eficiente e eficaz, concentrar-se, autoavaliar-se. Além de incentivar a iniciativa, disciplina, receptividade, reconhecimento das próprias limitações.

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