CULTURA

Ensaio Celebração do Mosaico reinterpreta obras de pintores consagrados

Em mais de 30 peças, Geraldo retrata quadros de Picasso, Van Gogh, Matisse, Miró e Edvard Munch.


Publicação: 10/07/2014 16:45 |
Está em cartaz até 25 de julho, no Espaço Chatô, a exposição Celebração do Mosaico. A mostra, de autoria de Geraldo Secunho, traz reinterpretações em mosaicos de obras de pintores consagrados mundialmente. A mostra é realizada pela Fundação Assis Chateaubriand. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada entrada. A classificação é livre.

Em mais de 30 peças, Geraldo retrata quadros de Picasso, Van Gogh, Matisse, Miró, Edvard Munch, entre outros, e também de brasileiros como Athos Bulcão, Lula Ayres, Beatriz Milhazes e Tarsila do Amaral.

Os trabalhos são elaborados com cacos de azulejo, cola e cimento em base de cerâmica ou madeira e reproduzem em tamanhos diversos imagens, pinturas e outras obras de arte. Criados nos últimos três anos, os mosaicos impressionam pela multiplicidade de cores e riqueza de detalhes.

O autor

Mineiro de Muriaé, Geraldo Secunho tem 72 anos e como médico exerceu a cirurgia-pediátrica. Apaixonado por futebol e trabalhos manuais, confeccionava ainda na infância seus brinquedos prediletos: os botões que formavam seu time de futebol de mesa. Usava para isso objetos de plástico e até mesmo casca de coco.

Já aposentado, em busca de um hobby e desafios na melhor idade, Geraldo procurou por conta própria conhecer a técnica dos mosaicos. No ateliê, montado em sua residência no Lago Sul, acolhe cerca de 100 peças que representam além de quadros conhecidos, imagens da natureza, desenhos abstratos e escudos de time de futebol.

Espaço Chatô

Um ponto de referência cultural na capital da República, cujo objetivo é oferecer à população do Distrito Federal uma área bem equipada e destinada a eventos culturais. Inaugurado em abril de 2008, o Espaço Chatô busca ser mais um canal de comunicação para manter acesa a chama de Assis Chateaubriand no que se refere ao seu ideal de elevação do nível cívico e cultural do povo brasileiro, motivando sempre o debate das grandes questões nacionais e o incentivo ao desenvolvimento da educação.

Com intensa programação de exposições, lançamentos de livros e apresentações musicais, o Espaço Chatô é parte integrante da estrutura da Fundação Assis Chateaubriand, localizada no Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 2, Lote 340, no edifício-sede do Correio Braziliense, em Brasília (DF). O local dispõe de um salão de 80,35 m², margeado por agradável varanda de 745 m².

São realizadas duas mostras por mês, com duração de 15 dias cada. Informações: +55 (61) 3214-1350.

Ensaio Celebração do Mosaico, Geraldo Secunho
Data: 9 a 25 de julho
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 18h
Local: Espaço Chatô – SIG Quadra 2, lote 340, térreo do bloco 1
Entrada franca. Classificação livre