INSTITUCIONAL

Fundação adere ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Em plena Semana Nacional pela Cidadania, Fundação Assis Chateaubriand se une a movimento com mais de 1,3 mil organizações do país em busca da melhoria das condições de vida da população brasileira.


Publicação: 08/08/2014 12:25 | Atualização: 19/03/2015 18:24

 

Dezenas de milhares de pessoas de vários estados brasileiros já foram impactadas com as ações, projetos e programas da Fundação Assis Chateaubriand ao longo de seus 25 anos de história. Com o apoio dos Diários Associados, o trabalho da FAC nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura e turismo vem trazendo bons frutos e melhorando as condições de vida de muitas comunidades no Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Tocantins, entre outros.

Por acreditar que a união de forças pode mudar realidades, a entidade assinou o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS). A assinatura aconteceu em plena Semana Nacional pela Cidadania, celebrada de 2 a 9 de agosto. Agora, a FAC se une a mais de 1,3 mil instituições voluntárias das 27 unidades da Federação, entre organizações sociais, empresas e governos participantes. Tudo isso para contribuir para o alcance dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil. A meta é serem alcançados até dezembro de 2015.

"Com a nossa adesão ao MNCS, queremos atuar de forma mais integrada a outras instituições que tenham interesse de melhorar a qualidade de vida das pessoas", explica o vice-presidente executivo da FAC, Evaristo de Oliveira. "Nós temos uma capacidade boa de influência e mobilização das pessoas, em função de sermos uma fundação empresarial, ligada a um grande grupo de comunicação, os Diários Associados. E acreditamos que essa força pode ser relevante nesse processo."

 

Na avaliação de Odilon Luís Faccio, secretário executivo adjunto do Movimento, a adesão de entidades com a Fundação Assis Chateaubriand a uma agenda como essa é fundamental. "É uma agenda humanitária que busca a melhoria das condições de vida, tem indicadores de saúde, educação, moradia, faz o bem para a humanidade. A Fundação entra no espírito colaborativo desse esforço humanitário global, de parceria, para ajudar a melhorar a vida das pessoas", destaca. Odilon afirma que fica contente em contar com uma entidade cujo histórico é de dedicação e compromisso com causas nobres. "É um jogo de ganha-ganha, a FAC entra em um movimento bem sucedido e nós vamos ganhar muito com a presença da Fundação", comemora.

A Fundação Assis Chateaubriand

Em 2014, a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) comemora 25 anos. São duas décadas e meia de um trabalho que muito nos orgulha. Junto com organizações públicas, privadas e do terceiro setor, oferecemos oportunidades que utilizam o poder do conhecimento para contribuir com o desenvolvimento e a melhoria de vida de milhares de pessoas, em comunidades localizadas nas regiões de atuação dos Diários Associados e em outros estados brasileiros.

Instituída em 23 de fevereiro de 1989, a FAC é uma fundação empresarial privada sem fins lucrativos, ligada a um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, fundado por Assis Chateaubriand. Os Diários Associados reúnem com cerca de 50 veículos de comunicação, entre jornais, rádios, emissoras de televisão, portais de internet e mídias digitais.

Educação, cultura, esporte, saúde, turismo e memória são as áreas escolhidas para o trabalho da Fundação, que por meio de programas, projetos e ações, colabora com o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio. Objetivos estes que coincidem com diversas questões relevantes para o Brasil.


 (Edmar Cruz/SEspDF/FAC)


Levamos como valores para o nosso trabalho algumas características de nosso patrono, o jornalista Assis Chateaubriand, também fundador dos Diários Associados. É o caso da coragem e do empreendedorismo social, já que Chatô foi um grande defensor do desenvolvimento brasileiro. Ele acreditava no poder da informação para a integração nacional e defendia a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de campanhas como as de educação e saúde.

Também acreditamos que uma sociedade melhor é feita com a participação de todos. Por isso, estamos abertos a parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor que compartilhem dessa ideia e queiram fazer o bem para os brasileiros.