ESPORTE E CIDADANIA

Competições intercentros marcam fase final do Festival Esportivo 2014

Fair play é o tema do evento, que segue nos dias 13, 14, 20, 21 e 27 de setembro, com alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião


Publicação: 11/09/2014 20:11 | Atualização: 11/09/2014 21:01
Espírito esportivo e competição justa fazem parte do fair play (Otávio Silva/FAC)
Espírito esportivo e competição justa fazem parte do fair play

 

A fase local do Festival Esportivo 2014 chega ao fim neste sábado (13/9) e abre espaço para competições entre os Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. A primeira etapa foi marcada por muito aprendizado e sensibilização para o fair play, tema escolhido para a quarta edição do festival realizado pelo projeto Esporte e Cidadania, iniciativa conjunta da Fundação Assis Chateuabriand e Secretaria de Esporte do Distrito Federal.

Desde 19 de agosto, milhares de alunos, a partir dos 4 anos de idade até idosos, participam de atividades que dão espaço à paz dentro e fora de campo. Os jogos e provas da fase final ocorrem nos dias 13, 14, 20 e 21 de setembro e darão continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e que deve ser levado para a vida dos participantes, com foco para o jogo limpo, respeito ao próximo, cooperação, solidariedade.

Segundo Paulo Roberto Lima, gerente didático-pedagógico do COP Riacho Fundo I, os resultados têm sido muito positivos. “Já trabalhávamos o fair play antes do festival, mas o evento está sendo importante para reforçar a ideia. Percebemos uma boa evolução, com mais organização, respeito nas lutas e jogos”, observou. Paulo destacou que, na fase local, os alunos disputaram com colegas que já conheciam e acredita que a competitividade da fase final deve ser maior, por enfrentarem equipes de outras cidades. “Agora o fair play é muito imporante. Nossa expectativa é que eles coloquem em prática o que trabalhamos. Se um derrubar, o outro vai levantar, é fundamental o cuidado com o adversário.”

O grande encerramento do evento será em 27 de setembro, a partir das 9h, no Centro Olímpico e Paralímpico de Riacho Fundo I. Na ocasião, alunos das quatro unidades esportivas estarão reunidos para um bate-papo com atletas profissionais sobre a importância do jogo limpo, além de entrega de medalhas e de troféus fair play para os alunos e equipes que mais se destacarem no festival.

Como funciona


As atividades do Festival são divididas por faixas etárias. Para as crianças de 4 a 8 anos, há uma gincana. Os alunos de 9 a 17 anos se enfrentam em jogos e provas de diversas modalidades, coletivas e individuais. Ao todo, são 11 modalidades na categoria convencional (atletismo, basquetebol, futebol society, futebol de areia, futsal, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, tênis e voleibol) e quatro na categoria adaptada, para pessoas com deficiência (atletismo, badminton, bocha e natação). Os adultos e idosos participam de um campeonato de bocha. A participação na fase local, em que os alunos de um Centro Olímpico e Paralímpico competem entre si, é classificatória para a fase final. Nesta, os vencedores da primeira etapa enfrentam quem se destacou nos demais Centros participantes.


Histórico


O Festival Esportivo do projeto Esporte e Cidadania chega à quarta edição em 2014. Nas três primeiras edições, o evento reuniu mais de 11 mil crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de idade nos quatro Centros Olímpicos atendidos: Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Até a segunda edição, as provas e jogos reuniam na mesma equipe alunos de todos as unidades participantes. A partir de 2013, as atividades passaram a ser intercentros e foram ampliadas para crianças a partir de 4 anos, adultos e idosos. Valores como competição saudável, disciplina, integração e responsabilidade foram trabalhados ao longo dos eventos.

 

Cronograma do Festival Esportivo 2014

Encerramento da fase local: 13 de setembro, das 9h às 13h, nos COP Ceilândia (Parque da Vaquejada), Samambaia e São Sebastião
Fase final
13/9 (sábado): COP Riacho Fundo I, das 14h às 18h
14/9 (domingo): COP São Sebastião, das 9h às 13h
20/9 (sábado): COP Samambaia, das 9h às 13h
21/9 (domingo): COP Ceilândia (Parque da Vaquejada), das 9h às 13h
Encerramento do Festival: 27/9 (sábado), das 9h às 13h, no COP Riacho Fundo I

 

Acompanhe as novidades e fotos na página do projeto: www.facebook.com/esportecidadaniadf