ESPORTE E CIDADANIA

Alto astral nas provas finais do Festival Esportivo 2014

Atividades continuam neste fim de semana nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia e Samambaia, com destaque para a 2ª Corrida Turminha Campeã e parabadminton. Nos últimos dias em Riacho Fundo I e São Sebastião, as equipes tiveram apoio da torcida nas artes marciais e revezamento de natação


Publicação: 17/09/2014 17:49 | Atualização: 17/09/2014 19:27

Alunos participam do revezamento de natação  (Felipe Freitas/FAC/D.A Press)
Alunos participam do revezamento de natação

A programação da fase final do Festival Esportivo 2014 continua neste sábado (20/9) no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia, com competições de todas as modalidades da preparação esportiva I, parabadminton e a segunda edição da Corrida Turminha Campeã. No domingo (21/9), a unidade de Ceilândia (Parque da Vaquejada) recebe as modalidades da preparação esportiva 2, atletismo e atletismo adaptado. A cerimônia de encerramento está prevista para 27 de setembro, a partir das 9h, na unidade de Riacho Fundo I e terá bate-papo sobre fair play com atletas profissionais, além de entrega de medalhas e troféus fair play aos atletas e equipes que mais se destacarem no jogo limpo. A iniciativa faz parte do projeto Esporte e Cidadania, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Esporte do Distrito Federal.

 

No último fim de semana, o astral estava nas alturas no Centro Olímpico e Paralímpico de Riacho Fundo I. No último sábado (14/9), o local recebeu a abertura da fase final do Festival Esportivo 2014. Enquanto no ginásio dezenas de lutadores de jiu-jitsu, karatê e judô se enfrentavam no tatame embalados pela torcida que vibrava a cada ponto marcado, a piscina do lado de fora recebia as provas de natação. Os nadadores com deficiência começaram a emocionante disputa da categoria adaptada. Logo depois, quase 200 atletas dos quatro COPs organizaram-se para o grande revezamento. A torcida não parava de incentivar os nadadores e os nomes de alguns alunos mais populares podiam ser ouvidos a distância.

Um dos destaques do jiu-jitsu no Festival é o pequeno Luiz Fernando Oliveira Silva, 10 anos, do COP de Ceilândia. O aluno já acumula vitórias em 17 campeonatos. Ele é faixa amarela no jiu-jitsu e roxa no karatê. Já lutou em São Paulo, Rio de Janeiro (onde há algumas semanas ficou em 3º lugar em um torneio mundial) e, no ano que vem, o plano é chegar aos Estados Unidos. “Ele adora o jiu-jitsu e competir é a vida dele. Não temos apoio financeiro oficial, mas faço de tudo para levá-lo aos lugares das competições e conto com ajuda de amigos. Ter a chance de competir mais perto de casa, pelo centro onde ele treina, sem dúvida é uma ótima oportunidade”, diz Joyce Adriana, mãe do garoto. Ela conta que, há alguns anos, o filho foi diagnosticado com déficit de atenção e teve que tomar uma medicação muito forte. “Depois que começou a se dedicar à luta, pôde abandonar 100% os remédios e o rendimento na escola melhorou, pois ele sabe que se não tiver notas boas, não treina.

Vovó Radical

Outra aluna que chama a atenção pela popularidade nos Centros é Geralda Ferreira, 76 anos, mais conhecida como Vovó Geralda. E não é para menos. A atleta de natação de São Sebastião é apaixonada por aventura. Desce de rapel em cachoeira, pula de paraquedas, faz salto ornamental, atravessa o Lago Paranoá a nado, entre outras atividades com altas doses de adrenalina. “Uma amiga me convidou para pular de paraquedas hoje, em São Paulo, mas preferi participar do Festival”, comentou Vovó Geralda. Ela chegou ao COP de Riacho Fundo à tarde depois de ter participado, pela manhã, de uma outra competição. A nadadora animada mostrou a bolsa cheia de medalhas que vão se juntar, na parede de casa, às mais de 200 que ganhou desde que começou em competições. Além das medalhas, uma estante é reservada aos 16 troféus já recebidos. Se depender da vitalidade que aparenta, não demora para que outros ambientes da casa tenham que ser organizados para dar lugar às suas próximas conquistas.

Criançada animada

No domingo (14/9), a unidade de São Sebastião recebeu os jogos e provas finais da iniciação esportiva em todas as modalidades: tênis, futebol de areia, vôlei, futebol society, basquete, futsal e natação, também com prova de revezamento. Marcela Marques Costa, 11, aluna de futebol society do COP de Ceilândia, afirmou que estava satisfeita em participar da competição, mesmo não tendo ganhado a partida contra a equipe de Samambaia. “Os meninos do meu time são legais comigo e tocam a bola pra mim. Achei bem legal a gente vir jogar futebol aqui em outro Centro”, observou. A mãe da aluna de vôlei Ana Carolina Boller, 10 anos, fez questão de sair de Riacho Fundo I para acompanhar a filha nos jogos. “O Festival Esportivo, com esse tema da competição justa, é muito legal porque as crianças respeitam os limites delas e das outras crianças, e acabam levando isso para casa.”

Cronograma do Festival Esportivo 2014

20/9 (sábado): COP Samambaia, das 9h às 13h
21/9 (domingo): COP Ceilândia (Parque da Vaquejada), das 9h às 13h
Encerramento do Festival: 27/9 (sábado), das 9h às 13h, no COP Riacho Fundo I

 

Acompanhe as novidades e fotos na página do projeto: www.facebook.com/esportecidadaniadf

 

 (Felipe Freitas/FAC/D.A Press)