ESPORTE E CIDADANIA

Medalhistas olímpicas participam do encerramento do Festival Esportivo 2014

Premiação no Centro Olímpico e Paralímpico de Riacho Fundo I reunirá também alunos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Samambaia e São Sebastião neste sábado


Publicação: 25/09/2014 17:45 | Atualização: 25/09/2014 17:52
Ex-atletas da Seleção Brasileira de Vôlei, Elisângela e Érika vão falar sobre a importância do fair play no esporte (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Ex-atletas da Seleção Brasileira de Vôlei, Elisângela e Érika vão falar sobre a importância do fair play no esporte

Após um mês e meio de atividades, o Festival Esportivo 2014 chega ao fim. O evento que envolveu mais de 5 mil crianças, jovens, adultos e idosos de quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal terá sua cerimônia de encerramento neste sábado (27/9), a partir das 9h, na unidade de Riacho Fundo I. Além dos anfitriões, estarão presentes alunos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Samambaia e São Sebastião.

Haverá apresentações de dança, entrega de medalhas e troféus, além de uma espécie de coletiva de imprensa sobre com as jogadoras do Brasília Vôlei Érika Coimbra e Elisângela Oliveira, ex-atletas da Seleção Brasileira e medalhistas olímpicas. O bate-papo será sobre fair play, tema escolhido para a quarta edição do Festival. A novidade é que quem conduzirá as perguntas sobre jogo limpo e competição saudável serão os repórteres mirins que fizeram o curso ministrado nos últimos meses pelo projeto Esporte e Cidadania. A iniciativa é uma realização da Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Esporte do Distrito Federal.

“A ideia é fazer com que o bate-papo com as atletas seja bem dinâmico, traga exemplos de como elas lidam com o fair play na vida esportiva e desperte ainda mais a curiosidade dos alunos sobre esse tema, que já vem sendo trabalhado ao longo do ano nas atividades regulares, mas que teve destaque especial no Festival pela importância do respeito dentro e fora de quadra”, explica Roberta Gay, líder do projeto.

Com 20 anos de carreira no vôlei, Érika Coimbra afirma que a expectativa é grande para o encontro com os alunos dos Centros. “Vai ser muito legal esse trabalho com crianças e jovens. Estou feliz de participar e contribuir com a minha experiência. O esporte me ensinou que tem que ser jogo limpo. Se for sujo, você vai perder espaço e não vai entrar no grupo”, destaca.

O Festival

O Festival Esportivo 2014 contou com provas e jogos coletivos e individuais para crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades foram divididas por faixas etárias, Ao todo, foram praticadas 11 modalidades na categoria convencional (atletismo, basquete, futebol society, futebol de areia, futsal, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, tênis e vôlei) e quatro na categoria adaptada, para pessoas com deficiência (atletismo, parabadminton, bocha e natação). Houve ainda gincana para os pequenos e campeonato de bocha para adultos e idosos.

As últimas atividades ocorreram nos dias 20 e 21 de setembro, nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Samambaia e Ceilândia (Parque da Vaquejada). O desempenho dos alunos em diversas modalidades foi observado por técnicos do programa Futuro Campeão para detecção de atletas que possam representar o Distrito Federal em competições locais, nacionais e até internacionais. A natação foi uma delas. “È nesse meio que a gente consegue garimpar os talentos. O Festival é resultado de todo um trabalho de qualidade que se faz durante o ano. É um verdadeiro celeiro, já identificamos alguns atletas muito promissores”, revela o técnico Agnaldo Amorim, da unidade de Samambaia.

Acompanhe as fotos e novidades do Festival no www.facebook.com/esportecidadaniadf