ESPORTE E CIDADANIA

Esporte é melhor que remédio para os idosos

Confira matéria publicada no Correio Braziliense sobre os benefícios da atividade física para a terceira idade, com entrevistas de alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos e professora da Fundação Assis Chateaubriand


Publicação: 01/10/2014 13:00 | Atualização: 01/10/2014 13:00

Fonte: Superesportes|Correio Braziliense

Preguiça não é com eles. Ativos, bem-humorados e dispostos, fazem parte de um grupo de idosos que se preocupa em melhorar a saúde, ter mais qualidade de vida e fazer amigos. Para isso, têm a prática da atividade física como uma prioridade. Sem ela, afirmam, a vida fica sem graça. Resultado: estão vivendo mais e já representam uma parcela significante da população local. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia — seção DF (SBGG-DF) — , o Distrito Federal está passando por um processo rápido de aumento da população idosa. De 20 anos para cá, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais cresceu de menos de 7% para cerca de 14% da população. Um ritmo mais acelerado que no restante do país.

Se depender da aposentada Maria Costa, 71 anos, esse número vai continuar crescendo. Ela pratica exercícios físicos regularmente há pelo menos 13 anos. E não passa sequer um dia parada. Faz hidroginástica no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião, frequenta um grupo de alongamento do posto de saúde e dança três vezes na semana. “Às vezes, vou caminhando até a metade do caminho e só depois pego o ônibus, para chegar com a energia lá em cima”, revela. “Agora, ninguém me segura. Tenho muitas amigas, arrumamos uma turma, vamos para as festas. Estou curtindo igual a uma criança, me sinto mais leve, mais ativa e durmo direito”, conta.
Camila de Magalhães/FAC/DA Press Grupo de idosos que praticam atividades físicas oferecidas pelo projeto Esporte e Cidadania: saúde na terceira idade

Com o corpo em forma, o morador de Ceilândia Francisco Gomes de Melo, 72 anos, resolveu adotar a prática esportiva há menos tempo, dois anos, porém já nota a diferença. Hoje, não abre mão das caminhadas, da hidroginástica e da ginástica orientada. O aposentado sofria com dores nas pernas e nos braços, que acabaram depois que começou a se movimentar com mais frequência. “Me sinto muito bem. Na primeira semana, perdi 3kg. É bom demais estar com o pessoal nessa animação toda”, observa.

Grupo de idosos que praticam atividades físicas oferecidas pelo projeto Esporte e Cidadania: saúde na terceira idade  (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Grupo de idosos que praticam atividades físicas oferecidas pelo projeto Esporte e Cidadania: saúde na terceira idade

Mais autonomia

De acordo com o geriatra Marco Polo Dias Freitas, presidente da SBGG-DF, os benefícios de se exercitar são inúmeros. “A inatividade física é um fator de risco para o desenvolvimento de demência e Alzheimer. Exercitar-se é uma forma de prevenir a doença e também está associado ao controle de depressão, diabetes e hipertensão, evita obesidade, aumenta a massa muscular, eleva a satisfação com a vida, a sensação de bem-estar, melhora a qualidade do sono e a qualidade da vida da pessoa”, explica o geriatra

O especialista pondera que a prática esportiva depende muito da condição física de cada um. “Se as enfermidades estiverem controladas, é possível iniciar uma atividade física moderada sem antes passar por um checape. Se as enfermidades forem mais graves, é necessário avaliação médica”, afirma Marco Polo. Segundo ele, a orientação do educador físico para a atividade mais adequada deve levar em conta o estado da pessoa, para evitar lesões e indicar a prática mais prazerosa.

Atividades gratuitas

Diversas atividades esportivas são oferecidas gratuitamente para idosos nos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal, como natação, hidroginástica, atividade física orientada, capoterapia e ginástica localizada. Para participar, é preciso se matricular na secretaria de uma das unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Há aulas em Brazlândia, Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. “O que a gente mais nota nas aulas é o entrosamento. É um momento de se exercitar e interagir, fazer amizades. Motivamos os idosos a deixarem a timidez de lado, é um trabalho físico e psicológico”, destaca a educadora física da Fundação Assis Chateaubriand Shirlene Jaqueline Faria, professora na unidade do Riacho Fundo I.

Para comemorar o Dia do Idoso, o projeto Esporte e Cidadania vai realizar, em 17, 18, 24 e 25 de outubro, um baile dançante em quatro centros. Especialista em educação física para idosos, Roberta Marques ministrará uma palestra motivacional e fará os participantes dançarem muito ao som de músicas temáticas. “Vamos trabalhar os conceitos de vida, fazer um resgate dos sonhos e mostrar que há tempo para fazer planos e curtir a terceira idade”, adianta.

Hoje (1/10) é o Dia Internacional do Idoso. Confira a programação do mês para comemorar a data e valorizar as pessoas da terceira idade

Lançamento da Cartilha do Idoso
Hoje, das 9h às 11h, no auditório geral do Complexo da Polícia Civi

Tour com aulão de dança

Amanhã, das 8h às 11h, no Zoológico de Brasília

Festa do idoso com baile dançante,
bingo temático, oficina de decoração:

17/10 (sexta): Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Ceilândia – Parque da Vaquejada
18/10 (sábado): COP Samambaia
24/10 (sexta): COP São Sebastião
25/10 (sábado): COP Riacho Fundo 1

Inscrições na secretaria dos Centros.
Informações: www.facebook.com/esportecidadaniadf e www.facbrasil.org.br