ESPORTE E CIDADANIA

Seminário propõe reflexão sobre o desenvolvimento de comunidades no DF

O evento, com metodologia do PNUD, servirá para a definição de ações relacionadas aos objetivos do milênio a serem implantadas em Centros Olímpicos e Paralímpicos


Publicação: 28/11/2014 14:33 |
Na tarde de 1º de dezembro (segunda-feira), a Fundação Assis Chateaubriand reunirá os colaboradores do projeto Esporte e Cidadania para uma reflexão sobre como colocar em prática ações que contribuem para o alcance dos objetivos do milênio (ODM), cujo prazo estabelecido pelas Nações Unidas termina no final de 2015.

O trabalho será feito durante o seminário Dialogando sobre o desenvolvimento, a ser realizado pelo Núcleo ODM do Distrito Federal no auditório dos Diários Associados em Brasília. A metodologia utilizada no encontro foi criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para ampliar o conhecimento sobre os objetivos do milênio, engajar a sociedade, trocar experiências e definir ações para o alcance da qualidade de vida nas regiões.

A discussão servirá para definir ações transversais ao esporte voltadas para as crianças, jovens, adultos e idosos atendidos nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião, a partir de indicadores de desenvolvimento do Distrito Federal.

Para Mariana Borges, superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, a ação participativa e comprometida de todos os setores da sociedade é o único caminho para o desenvolvimento. “O seminário é uma oportunidade de unirmos nosso trabalho nos Centros com o comprometimento da Fundação em trabalhar pelo alcance dos objetivos do milênio, firmado pela nossa adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade”, destaca Mariana. “Faremos isso a partir de um olhar local, do conhecimento que temos sobre essas quatro regiões do DF, a fim de proporcionar novas experiências e mais qualidade vida aos nossos alunos”, observa.

O movimento

Em todo o Brasil, cerca de 2 mil instituições públicas, privadas e do terceiro setor assumiram o desafio de apoiar a construção de cidades cada vez melhores e de uma sociedade mais justa e solidária. Elas compõem o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), um movimento de voluntários, apartidário, ecumênico e plural, criado pela sociedade civil em 2004. Dele, nasceu a campanha “Nós podemos – Oito jeitos de mudar o mundo", que desenvolveu os 8 ícones coloridos do milênio, utilizados hoje para promover os objetivos do milênio no Brasil, em vários outros países e na sede das Nações Unidas.

O movimento conta com núcleos de trabalho estaduais, regionais e municipais/locais, formados por atores dos três setores da sociedade, engajados com o papel de organizar os diálogos locais e mobilizar outras instituições a fazerem parte desta grande rede. A Fundação Assis Chateaubriand aderiu ao MNCS e faz parte do Núcleo ODM no Distrito Federal.