ESPORTE E CIDADANIA

Todos juntos pelo desenvolvimento

Seminário com foco nos objetivos do milênio define ações de educação, saúde e meio ambiente a serem trabalhadas em Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF em 2015


Publicação: 02/12/2014 11:57 | Atualização: 02/12/2014 12:07

Equipes de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião desenvolveram ideias criativas para o trabalho nas comunidades (Minervino Junior/CB/D.A Press)
Equipes de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião desenvolveram ideias criativas para o trabalho nas comunidades
 

A um ano do fim do prazo estabelecido pelas Nações Unidas para o alcance dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio, há muitos esforços pela frente. Diversas ações, movimentos e iniciativas foram iniciados ao redor do mundo para garantir mais saúde, educação, igualdade de oportunidades, respeito ao meio ambiente e qualidade de vida à população. No Distrito Federal, já se evoluiu muito, mas os desafios ainda são grandes. Principalmente quando se fala em garantir a todos a conclusão do ensino fundamental, eliminar a disparidade entre os sexos na escola, diminuir a mortalidade materna e infantil, reduzir a falta de acesso ao saneamento e serviços essenciais, além de deter e reverter a propagação do HIV/Aids, malária e outras doenças.

Pensando nisso, a Fundação Assis Chateaubriand reuniu sua equipe de professores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e salva-vidas que atuam nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de quatro cidades do DF para uma reflexão sobre como unir essas preocupações mundiais à realidade de cada local. A ideia é colocar em prática ações transversais ao esporte que contribuam ainda mais para a melhoria de vida de crianças, jovens, adultos e idosos atendidos em Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Afinal, já há todo um trabalho com outras temáticas, que fazem parte do cotidiano das comunidades e contribuem para o aumento da qualidade de vida.

Na tarde da última segunda-feira (1º/12), os colaboradores dos Centros participaram do seminário Dialogando sobre o desenvolvimento, realizado pelo Núcleo ODM do Distrito Federal no auditório dos Diários Associados-DF. A metodologia utilizada no encontro foi criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para ampliar o conhecimento sobre os objetivos do milênio, engajar a sociedade e trocar experiências.

Engajamento

O resultado foram muitas ideias criativas voltadas para a educação, alimentação, prevenção de doenças e cuidados com o meio ambiente. A pedagoga Lídia Salgado, do Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião, ficou animada com a oportunidade. “Interagir com os colegas nessa reflexão trouxe mais a noção de significado dos objetivos do milênio e a relação com os temas transversais. E quanto mais significativo for o tema, mais empenho da nossa equipe para colocar tudo em prática”, destacou Lídia.

O gerente pedagógico da unidade de Ceilândia, Rodrigo Bahia, destacou que os ODM já estão muito relacionados aos temas transversais trabalhados nos Centros."O seminário serviu para pensarmos um pouco mais e ver o que mais podemos fazer para melhorar nosso trabalho.
As dinâmicas esclareceram muito e deram uma visão para trabalharmos com mais criatividade, trazendo sempre algo diferente."


Um dos participantes do evento foi Laurêncio João Körbes, assessor de projetos especiais ODM da Secretaria-geral da Presidência da República. Para ele, o engajamento de grupos como o dos Centros Olímpicos e Paralímpicos é importante para a disseminação da proposta a nível de pessoas. “Às vezes, a discussão fica muito no âmbito das instituições, mas dessa forma chega facilmente às pessoas, o que pode dar um resultado fantástico”, observa.

 

O diretor de relações institucionais da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo César de Oliveira Marques, acrescenta que a equipe pedagógica dos Centros está apta a pôr em prática ações que podem, de fato, transformar realidades. “São profissionais que têm como objetivo o ser humano, a solução de conflitos, a melhoria das condições de saúde e de aprendizado, entre tantas outras frentes que merecem toda nossa atenção”, afirmou.

Esforço nacional


Em todo o Brasil, cerca de 2 mil instituições públicas, privadas e do terceiro setor compõem o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), um movimento de voluntários, apartidário, ecumênico e plural, criado pela sociedade civil em 2004. Dele, nasceu a campanha “Nós podemos – Oito jeitos de mudar o mundo", que desenvolveu os 8 ícones coloridos do milênio, utilizados hoje para promover os objetivos do milênio. A Fundação Assis Chateaubriand aderiu ao MNCS e faz parte do Núcleo ODM no Distrito Federal.

Conheça os 8 objetivos de desenvolvimento do milênio

Os ODM foram estabelecidos na Cúpula do Milênio da ONU, em 2000, com a participação de 191 países-membros, a serem alcançados até dezembro de 2015.