ESPAÇO CHATÔ

Exposição Elas & elas na arte reúne obras de 10 artistas no Espaço Chatô

Variedade de estilos e técnicas é a marca da mostra, que fica em cartaz até 2 de janeiro de 2015


Publicação: 10/12/2014 16:12 |
As artistas plásticas vieram de diversas regiões brasileiras e se radicaram em Brasília (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
As artistas plásticas vieram de diversas regiões brasileiras e se radicaram em Brasília

Paisagens, figuras humanas, naturezas mortas, desenhos abstratos. A diversidade de estilos e técnicas marca a exposição Elas & Elas & elas na arte, que leva ao Espaço Chatô, da Fundação Assis Chateaubriand, o trabalho de um grupo de dez artistas plásticas vindas de diversas regiões brasileiras e radicadas no Distrito Federal: Ana Lucia Laudares, Angélica Bittencourt, Eusanete Sant’Anna, Junira Klein, Lourdes Denicol, Malu Perlingeiro, Maria Alice Prata, Neli Indig, Salma S. Manzano e Socorro Mota. Cada artista tem suas características próprias e distintas abordagens, diferentes na temática, linguagem pictórica, técnica ou suporte utilizado. Há pinturas a óleo, acrílica sobre tela, colagens, texturas.

Autodidata, a criadora do grupo, Maria Alice Prata, define seu estilo como paisagista. “Nasci numa fazenda e fui criada entre rios, cachoeiras e florestas. O meu eu se identifica muito com as paisagens, com os caminhos que nos levam a sonhar e a construir um mundo totalmente diferente do qual nós vivemos. Muitas vezes, de frente para o meu cavalete, na tela em branco, plasma aquele caminho que me leva a um lugar de sonhos, onde todos nós buscamos e nunca encontramos. A pintura é isso para mim”, explica.

O abstrato é a linha prefeida por Ana Lúcia Laudares vou para a linha do cubismo, tem uma tela. Usei muito pautas de música, papel parede, números. Eu trouxe um desse estilo. Já a artista Socorro Mota, por exemplo, tem um estilo mais contemporâneo, moderno. “Gosto de pintar cidades, favelas, periferias, os problemas das grandes cidades. Porém, eu vario de acordo com o momento”, destaca.

O grupo

Criado em 2007, o grupo Elas & elas na artes surgiu de um sonho de Maria Alice Prata de não restringir seu espaço somente para ela. Junto com Ana Lúcia Laudares, entrou em contato com outras oito artistas da cidade que gostaram da ideia de apresentar um trabalho coletivo. A primeira exposição foi realizada na garagem da casa da Maria Alice, como um teste inicial. E deu certo. Centenas de pessoas prestigiaram e todas as artistas venderam suas obras. Desde então, as telas são reunidas anualmente em uma exposição.

 

“Foi feito um programa para escolher locais para exposição e buscamos um nomes para o nosso grupo. Dentre todos os sugeridos, achamos que Elas & Elas na arte englobaria nosso trabalho”, lembra Ana Lúcia. Segundo ela, cada uma pinta em seu ateliê a sua temática, com seu material, do seu jeito. “Depois disso, fazemos a demonstração com todos os trabalhos juntos.”

Exposição | Elas & elas na arte

De 9 de dezembro de 2014 a 2 de janeiro de 2015
Local: Espaço Chatô – SIG Quadra 2 lote 340 térreo do bloco 1 (sede do Correio Braziliense e Fundação Assis Chateaubriand)
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Entrada franca, classificação livre
Informações: (61) 3214-1350

Acompanhe nosso trabalho no Facebook: www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand