PALAVRA DA FUNDAÇÃO

Artigo - Mais valor para a sociedade

Uma reflexão sobre como a união de forças da Fundação Assis Chateaubriand, Diários Associados e parceiros pode gerar um impacto social ainda maior. Por Mariana Borges, superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand


Publicação: 17/12/2014 18:11 | Atualização: 17/12/2014 18:48

 (Ed Alves/CB/D.A Press)

O desafio das organizações privadas é cada vez maior diante da responsabilidade de gerar negócios e de atuar com responsabilidade diante das desigualdades sociais. Para a grande maioria, que busca a sobrevivência financeira, é um desafio quase impossível.

Apesar das dificuldades, mas conscientes de seu papel, nas últimas décadas muitas empresas criaram fundações ou institutos de forma que pudessem focar em sua estratégia empresarial sem deixar de lado suas responsabilidades sociais.

Com um mundo globalizado, as questões ambientais e sociais passaram a estar cada vez mais presentes na vida dos cidadãos. A preocupação deixou de ser apenas dos governos e de algumas instituições privadas passando a ser também dos indivíduos da sociedade, que, por sua vez, passaram a esperar que as empresas das quais sejam consumidores tivessem uma postura diferente frente a estas questões.

Percebendo este movimento, as empresas incorporaram às suas estratégias empresariais objetivos que visavam gerar valor para a sociedade e isso incluía estabelecer um relacionamento mais próximo e colaborativo com todos os seus públicos de interesse. O conceito de valor compartilhado está fundamentado na premissa de que, para o sucesso dos negócios no longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para a sociedade em que a empresa está inserida.

O grupo Diários Associados, em conjunto com sua fundação empresarial – Fundação Assis Chateaubriand –, tem o potencial de ter uma atuação ainda mais forte neste sentido. Ao definirem suas grandes causas e seus programas sociais, as instituições se fortalecem. Juntos, podem deflagrar projetos e ações para o público interno e externo que unam a força dos veículos de comunicação do grupo para a geração do conhecimento, à grande capacidade de interação com a comunidade da Fundação.

Afinal, ações que impactam socialmente e alcançam resultados precisam ir além. Isso pode ser feito por meio do diálogo e comprometimento com a sociedade, ações educativas e interações físicas, pesquisa e discussão com especialistas, formação de rede de relacionamentos.

Unidos e em rede, por meio de parcerias com outras organizações, podemos realizar ações de grande impacto social, unindo marcas e causas. Mais valor para os Diários Associados, mais valor para a Fundação, para os seus parceiros e para a sociedade.