PALAVRA DA FUNDAÇÃO

Artigo - O esporte como transformador de vidas

Experiência de inclusão social por meio do esporte para mais de 11mil pessoas do DF é o tema apresentado pelo gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay


Publicação: 30/01/2015 17:00 | Atualização: 02/02/2015 10:41

Desde 2011, ano em que a Fundação Assis Chateaubriand iniciou os trabalhos do projeto Esporte e Cidadania, percebemos diariamente como o esporte tem potencial para transformar vidas. Atendemos, em quatro em Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal mais de 11,6 mil pessoas, de crianças a idosos, com e sem deficiência, a maioria em vulnerabilidade social. São tantas trocas de experiências, histórias de aprendizado, desafios, esperança, crescimento e superação que nos enchem de orgulho e ânimo para mais uma etapa de muita dedicação em nossa gestão pedagógica.

Já evoluímos muito junto com nossos alunos e nos empenhamos cada vez mais para planejar e executar atividades que levem mais qualidade de vida, autoestima, desenvolvimento de habilidades físicas, emocionais e sociais. Nossa equipe de mais de 100 colaboradores, entre gerentes, coordenadores, professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e salva-vidas, não mede esforços para colocar em prática novos conhecimentos que vão além do esporte e são fundamentais para a vida pessoal e profissional.

Levamos em nossa identidade o legado de valores deixado pelo nosso patrono Assis Chateaubriand, que tanto defendeu o desenvolvimento humano e social do país. Estimulamos o autoconhecimento, a disciplina, o diálogo, a cultura, o respeito, o controle emocional, o trabalho em equipe, o saber lidar com derrotas e vitórias, entre tantos outros pontos. Aliado a isso, aprimoramos nossa capacidade técnica em gestão e execução de projetos socioesportivos.

A cada novo ciclo, promovemos mudanças em busca de melhores resultados em relação aos já alcançados, gerando mais atratividade aos alunos que já desenvolvem atividades esportivas e buscando ampliar o público atendido.

Nossos pilares do Esporte e Cidadania são baseados no esporte educativo, esporte de rendimento e esporte de lazer. E queremos ir além no educativo, implantando uma metodologia que se aproxime da aplicada no treinamento e formação de futuros atletas de rendimento. Afinal, grande parte da meninada sonha em levar o esporte como carreira, seja como atleta, treinador, professor ou outra vinculada ao dia a dia esportivo. É nesse ponto que vamos aprimorar nosso trabalho, sem deixar de focar no esporte como melhoria da qualidade de vida. Acreditamos que só é possível transformar vidas se valores fortes forem trabalhados desde a base, por meio da conscientização das crianças, estimulando um vínculo com suas famílias e atribuindo-lhes responsabilidades em sua formação escolar, para continuarem no exercício do esporte.

Que venham novos desafios!

 

Eduardo Gay é gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand

 

Saiba mais sobre o projeto Esporte e Cidadania.

Acompanhe as novidades, fotos e resultados: www.facebook.com/esportecidadaniadf