ESPAÇO CHATÔ

Sons inspiram a artista Danielle Andrezza na exposição Infinito Bordado

Obras podem ser conferidas no Espaço Chatô, da Fundação Assis Chateaubriand, até 27 de fevereiro. Técnica autoral de pintura mistura cores, movimentos e texturas


Publicação: 04/02/2015 17:50 | Atualização: 04/02/2015 18:58

 

São cerca de 40 telas que impressionam pelas cores, movimentos e texturas. Em cartaz no Espaço Chatô até 27 de fevereiro, a exposição Infinito Bordado revela o talento da artista plástica brasiliense Danielle Andrezza em obras abstratas desenvolvidas com técnica autoral de pintura. Realizada pela Fundação Assis Chateaubriand, a mostra tem visitação gratuita. O público pode conferir as criações de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Psicóloga de formação e professora de alunos especiais na rede pública de ensino do Distrito Federal, a brasiliense Danielle Andrezza viu na arte uma forma de expressão que pode ser utilizada como elemento terapêutico. Resolveu se especializar no assunto e entrou na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. “Comecei a faculdade para ter embasamento para o curso de arte-terapia que estou fazendo agora. Foi sem a menor pretensão de me tornar artista plástica. Era mais porque eu aprecio esse universo e tinha interesse em entender e aprender mais sobre artes”, explica ela, que tem o título de artista plástica reconhecido pela Secretaria de Cultura do DF.

Na faculdade de artes, em 2012, Danielle conheceu o professor Eli Braga, seu grande inspirador. Segundo ela, a série Infinito Bordado nasceu nas aulas de pintura em tela, com uma técnica conhecida como pintura sinestésica. “Primeiro o professor fazia uma sensibilização pedindo que a gente escolhesse uma música que tivesse a ver com a nossa história de vida. E a partir de então, que a gente tivesse liberdade para pintar ao som da música, tentando retratar a música na tela, tentando transformar aquele som em uma pintura”, lembra a artista. “Comecei a ter mais liberdade e o Infinito Bordado foi nascendo, com muitas cores, efeito de movimento, texturas. Não imaginava que ali eu desenvolveria uma nova técnica de pintura.”

Interação com a arte

Pensando na arte-terapia, Danielle permite aos visitantes da exposição que toquem a maioria das telas para que interajam com as obras, sintam as texturas das composições e tenham uma experiência sensorial de sua arte.

Entre ritmos e cores

A cada nova obra, Danielle Andrezza experimenta diversos tipos de tintas para fazer relevos em um movimento que lembra o número 8, símbolo do infinito. Acrílica, tintas metálicas, PVA, tinta de tecido, guache, pátina e óleo estão entre os materiais preferidos. A artista também utiliza pérolas, flores, espelhos, rendas e outros elementos para a composição. “Com as combinações de tintas, ocorre uma reação química e as telas se tornam únicas. Quando pinto, ela fica de uma cor, mas quando seca, ela apresenta outra tonalidade e outro efeito”, conta.

Os sons sempre acompanham a artista na hora das criações. Os estilos são os mais variados: The Beatles, música clássica, MPB, rock nacional, músicas religiosas. Uma canção que a inspirou recentemente foi Tocando em frente, de Almir Sater. Mas a primeira música escolhida para iniciar a série Infinito Bordado foi uma música árabe, revela.

A carreira artística vai se construindo aos poucos, com o reconhecimento em exposições coletivas e individuais. Para ela, o apoio de instituições como a Fundação Assis Chateaubriand é fundamental para o crescimento de novos artistas no Distrito Federal. “Agradeço muito à equipe do Espaço Chatô por oferecer essa oportunidade, apoio e estrutura num espaço tão interessante como este”, destaca Danielle. Ela já participou de mostras no Museu Nacional da República, Legião da Boa Vontade (LBV), Galeria Arte Democrática, Senado Federal, Sesc, Associação Candanga dos Artistas Visuais (Acav), além de projeto da Abrace em São Paulo.

Exposição Infinito Bordado | Por Danielle Andrezza
De 4 a 27 de fevereiro de 2015
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Espaço Chatô – SIG Quadra 2 lote 340, térreo do bloco 1, Brasília-DF
Informações: (61) 3214-1350
Acompanhe as novidades em www.facebook.com/espacochato

Contato para a imprensa

Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand. E-mail: ascom@facbrasil.org.br. Telefone: (61) 3214-1059.