ESPORTE E CIDADANIA

Atletas colombianas visitam o Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia

Comitiva conheceu detalhes do projeto Esporte e Cidadania e trocou experiências com alunas de vôlei da comunidade


Publicação: 17/04/2015 19:55 | Atualização: 17/04/2015 20:13

Comitiva da Colômbia é acompanhada pela secretária do Esporte e Lazer do DF, Leila Barros, e o gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Comitiva da Colômbia é acompanhada pela secretária do Esporte e Lazer do DF, Leila Barros, e o gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay
 

Na tarde de 17 de abril (sexta-feira), o Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia recebeu a visita de comitiva com 12 atletas de vôlei feminino, dos municípios colombianos de San Andrés e Tarazá. Elas são beneficiadas por um projeto social do governo da Colômbia, que visa afastar jovens do mundo do narcotráfico por meio do esporte. A ideia foi conhecer um pouco mais da cultura e do vôlei brasileiro, um dos melhores do mundo.

 

A turma aproveitou para saber mais sobre o projeto socioesportivo desenvolvido no Centro e participou de um bate-papo com a secretária do Esporte e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros. A ex-atleta da Seleção Brasileira de Voleibol se emocionou ao lembrar da atuação em Olimpíadas e deu dicas sobre como acreditar no potencial de cada um, ter autoconfiança, não desanimar com as derrotas e levantar a cabeça nessas situações.

 

Para o gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay, a troca de experiências foi enriquecedora. “Pela persistência, educação e competitividade, se consegue fazer uma pessoa melhor dentro do esporte ou na vida. Projetos socioesportivos como o que desenvolvemos em conjunto com a Secretaria são uma oportunidade para as classes mais carentes da América do Sul”, destacou.

 

A aluna de vôlei da unidade de Samambaia Maria Gabriela Teixeira, 11 anos, gostou da experiência de treinar junto com meninas de outro país por um dia. "Foi muito bom conhecer novas pessoas e uma nova cultura", comentou a menina. A colega Arianny Holanda, 10, completou: “Ia ser uma sexta-feira de treino como as outras, mas adorei encontrar as meninas da Colômbia.”