ESPORTE EM FOCO

Professores de tênis terão oficina de capacitação com destaques mundiais

Projeto Esporte em foco oferece oportunidade para profissionais que trabalham modalidade convencional e adaptada. Pré-inscrições a partir de 27/6


Publicação: 28/05/2015 16:05 | Atualização: 08/06/2015 12:04

 (Designed by Freepik)
Qualificar profissionais das áreas de esporte e educação física para que possam atuar de forma mais técnica no mercado, aumentando a autoestima geral dos que formam a categoria e tornando-os mais preparados para realizarem suas funções de maneira mais confiante, proativa e focada em resultados. Esse é o objetivo do projeto Esporte em foco. A iniciativa, realizada pela Fundação Assis Chateaubriand e patrocinada pela Cartão BRB, pretende capacitar 80 profissionais em oficinas de tênis convencional e adaptado, voltado para pessoas com deficiência.


As atividades serão gratuitas e abertas a professores de escolas, unidades esportivas, academias, empresários do setor, profissionais da saúde, estudantes e interessados no tema. A oficina de tênis convencional está prevista para 11 e 12 de julho e a de tênis adaptado, para 18 e 19 de julho, no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião. As pré-inscrições serão abertas a partir de 27 de junho.


Na avaliação do instrutor Carlos Chabalgoity, a capacitação dos professores é essencial para projetos que envolvem treinamento. “É dos profissionais que vão vir as instruções, a forma como vai ser passado o conteúdo e o conhecimento para transmitir as informações aos alunos. Se a criança começa a jogar sem se divertir, aprendendo errado, ela logo vai parar de praticar a modalidade. A qualificação é um trabalho importantíssimo para se ter resultado em qualquer projeto”, observa. O tenista ressalta que o professor deve saber se comunicar com o aluno e identificar no aluno qual é o objetivo que o levou a treinar, a fim de fornecer as melhores orientações.


Destaques internacionais


 (Carlos Silva/CB/D.A Press)
Carlos Chabalgoity ministrará a oficina de tênis convencional. Ele é o tenista que mais trouxe títulos para Brasília. Bicampeão mundial juvenil, bicampeão sul-americano e cinco vezes campeão brasileiro juvenil de tênis, também foi treinador de equipes no Japão, quando participou da Copa Davis como assistente técnico da equipe japonesa. No Brasil, treinou dois consagrados jogadores profissionais: Marcos Daniel e Flavio Saretta. Também foi treinador da tenista brasiliense Claudia Chabalgoity, número um do ranking nacional brasileiro por dois anos.


 (Cadu Gomes/CB/D.A Press)
Como o esporte paralímpico vem crescendo a cada ano e se tornando uma tendência, é preciso investir na capacitação de professores que estejam preparados para saber como motivar, traçar objetivos e não frustrar os alunos com deficiência. Quem ministrará a oficina de tênis adaptado será Wanderson Araujo Cavalcante, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), capitão da Seleção Brasileira Feminina no Mundial 2006 (Brasil), capitão da Seleção Brasileira Masculina nos Mundiais 2007 (Suécia), 2008 (Itália), 2009 (Inglaterra), 2010 (Turquia) e 2011 (África do Sul), coordenador de modalidade e capitão da Seleção Brasileira nos Jogos Parapan-Americanos do Rio 2007 e Guadalajara 2011, e nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

Oficina de fundamentos e técnicas de tênis
Carga horária de cada oficina: 16h (8h no sábado e 8h no domingo)
Data: 11 e 12 de julho (tênis convencional) e 18 e 19 de julho de 2015 (tênis paralímpico)
Quantidade de alunos por oficina: 40
Local: Centro Olímpico e Paralimpico de São Sebastião
Informações: (61) 3214-1059 ou pelo e-mail ascom@facbrasil.org.br

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand