NÓS PODEMOS

Formando mobilizadores para doação de sangue

Professores dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Riacho Fundo I participam de formação de multiplicadores em prol da doação de sangue no Distrito Federal


Publicação: 03/06/2015 19:15 |
Formando mobilizadores para doação de sangue nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Marcella Garcia/FAC/D.A Press)
Formando mobilizadores para doação de sangue nos Centros Olímpicos e Paralímpicos

 

 

Focados em mobilizar mais pessoas para as campanhas de doação de sangue no Distrito Federal, professores, assistentes sociais e pedagogos do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Riacho Fundo I participaram de um treinamento na Fundação Hemocentro de Brasília nos últimos dias. O grupo recebeu orientações sobre as condições básicas, alimentação adequada, restrições para doação de sangue e técnicas para a sensibilização de novos doadores.

A ideia partiu da equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand em dezembro de 2014, durante o Seminário Dialogando sobre o Desenvolvimento, que focava no planejamento de ações que contribuíssem para o alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio em comunidades do DF.

Doar sangue é uma forma de contribuir para o objetivo 6, que trata do combate a doenças. "É um esforço pequeno que faz toda a diferença na vida de muitas pessoas. Fazer o bem faz bem. É com essa ideia que pretendemos mobilizar nossos alunos de várias idades nos Centros Olímpicos e Paralímpicos”, ressalta Marcella Garcia, líder do projeto Esporte e Cidadania.

O projeto Esporte e Cidadania é realizado pela Fundação Assis Chateaubriand em conjunto com a Secretaria do Esporte e do Lazer do Distrito Federal.

Multiplicadores

Doadora há três anos, a professora Tatiane da Costa aproveitou bem o treinamento. “Aprendemos a elaborar campanhas dentro e fora do Centro Olímpico e Paralímpico. É muito bom poder compartilhar esperança e saúde”, afirmou. Tatiane conta que decidiu ser doadora após ser sensibilizada por uma campanha. Convidou o marido e doar virou um hábito.

O treinamento da equipe pedagógica da Fundação faz parte de uma programação a ser desenvolvida nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião, como parte das ações Nós Podemos, com temas transversais ao esporte. O objetivo é ampliar o conhecimento da comunidade sobre as formas de mudar o mundo e engajá-la para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio, no que diz respeito a saúde, educação, combate à fome e respeito ao meio ambiente.

Ainda estão previstas atividades em todos os COPs, como plantação de horta; concurso de receitas com reaproveitamento de alimentos; momentos de leitura para crianças e idosos; criação de jardim suspenso; caminhada com plantio de árvores, entre outras.