ESPORTE E CIDADANIA

Futuros campeões da natação conquistam 4 medalhas no FEN

Alunos do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia levam um ouro, duas pratas e um bronze no Festival de Escolas de Natação do DF


Mara Karina Silva - FAC

Publicação: 10/06/2015 17:19 | Atualização: 10/06/2015 17:29

Guilherme no pódio (de vermelho) e Lauany Vitória Ribeiro de Sousa, atletas do Futuro Campeão de natação do COP Samambaia (Foto: Agnaldo Amorim/FAC/ D.A. Press)
Guilherme no pódio (de vermelho) e Lauany Vitória Ribeiro de Sousa, atletas do Futuro Campeão de natação do COP Samambaia
 

 

Dois atletas do Futuro Campeão conquistaram medalhas na segunda etapa do Festival de Escolas de Natação (FEN), realizado nos dias 6 e 7 de junho, em Brasília-DF.  Competidor na categoria petiz, Guilherme Fonseca Crespo Cordeiro, 12 anos, foi campeão nos 50m peito, prata nos 50m borboleta e bronze no 50m livre. Já Lauany Vitória Ribeiro de Sousa, 11, garantiu a prata nos 50m peito na mesma categoria.

De acordo com o treinador de natação do Futuro Campeão no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia, Agnaldo Amorim, os alunos estão em preparação desde o início do ano. Ele conta que o FEN é a principal competição para os futuros campeões da natação, pois soma pontos para que sejam federados e participem de campeonatos no Brasil e no exterior. “A vitória foi muito boa. Estávamos inscritos em cinco provas, ganhamos medalhas em quatro. Lauany e Guilherme se saíram muito bem”, destacou, orgulhoso.

Filho de peixe
“Fiquei muito feliz em ganhar as medalhas”, comemorou Guilherme Cordeiro. O menino, que chegou ao Centro há um ano, tem no pai, Luiz Alberto Crespo Cordeiro, seu maior incentivador. “Meu pai me ajudou na técnica e, quando podia treinar no Centro, treinava com ele no final de semana”, contou.

Luiz Alberto foi nadador profissional e treina o filho há cinco anos. Para ele, o apoio dado pelo professor Agnaldo tem sido importante para o desenvolvimento do atleta. “Agnaldo é um excelente professor na parte física, técnica. A cada mês, ele melhora um centésimo ou dois nos tempos”, observou o pai de Guilherme.

COP campeão da natação
O Festival de Escolas de Natação é organizado pela Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal e é realizado anualmente, com quatro etapas. Na primeira, realizada no último mês de abril, os atletas atendidos pelo projeto Esporte e Cidadania, desenvolvido pela Fundação Assis Chateaubriand em conjunto com a Secretaria do Esporte e Lazer do DF,  conquistaram 38 medalhas: quatro de ouro, 14 de prata e 20 de bronze, garantindo o segundo lugar geral na competição.