ESPORTE E CIDADANIA

Inscrições abertas para curso gratuito de robótica educacional

Aulas serão realizadas em agosto nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Podem participar alunos de 6 a 15 anos


Publicação: 17/07/2015 19:13 | Atualização: 17/07/2015 19:28

Oficinas servem para apresentar às crianças aos jovens o mundo da robótica (Thiago Miquéias/FAC)
Oficinas servem para apresentar às crianças aos jovens o mundo da robótica
 

Até 24 de julho, estão abertas as inscrições para o curso gratuito de robótica educacional, a ser realizado nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Para participar, é preciso ter de 6 a 15 anos de idade e estar matriculado em atividade esportiva em uma dessas unidades.Os interessados devem procurar as secretarias dos Centros de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Durante o período de inscrições, os alunos poderão participar de oficinas de experimentação, com aventuras temáticas que apresentam de forma lúdica conceitos da robótica. É utilizada a metodologia Lego Education, focada no aprender-fazendo. Os módulos têm duração média de três meses. O início do curso está previsto para 3 de agosto. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, com turmas às 8h, 10h, 14h e 16h. A iniciativa é uma realização da Fundação Assis Chateaubriand em conjunto com a Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.


Em 2014, mais de 800 alunos participaram do curso de robótica educacional nesses quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos. As crianças e jovens puderam aprender noções básicas de robótica e desenvolveram habilidades motoras e cognitivas, além de terem aprimorado competências e atitudes. “Tivemos resultados excelentes, com estímulo à criatividade, trabalho em equipe, solução de problemas, liderança e empreendedorismo. Agora pretendemos ampliar essa oportunidade a mais pessoas das comunidades vizinhas aos Centros. É uma forma de unir o esporte à qualificação social”, observa Marcella Garcia, analista de projetos da Fundação Assis Chateaubriand.

Como funciona
As turmas são divididas em grupos, de acordo com a idade. Os alunos de 6 a 9 anos participam do Genius, no qual desenvolvem habilidades como raciocínio lógico, criatividade e autonomia. A proposta traz desafios como projetar, construir e programar um robô que joga futebol, um que reproduz os movimentos do golfe, outro que tira lixo da cidade, ou um telescópio automatizado, entre outros.


Já as turmas de 10 a 15 anos estão dentro do Líder, programa que tem foco no desenvolvimento da liderança e empreendedorismo. Nele, os jovens são motivados a encontrar soluções criativas, construindo e programando robôs para uma série de situações apresentadas em histórias em quadrinhos. As aventuras se passam em contexto variados: na cidade, na floresta, no oceano, em terras geladas e até no espaço sideral.

Curso gratuito de robótica educacional

Inscrições e oficinas de experimentação: até 24 de julho
Confirmação das turmas: 27 a 31 de julho
Início das aulas: 3 de agosto
Locais: Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião
Funcionamento das secretarias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

 

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

 

www.facebook.com/esportecidadaniadf

 

www.twitter.com/FAChateaubriand

 

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand