ESPAÇO CHATÔ

Mais tempo para conferir a exposição Reminiscências

Visitantes do Espaço Chatô poderão apreciar o colorido das obras do primitivista Mario de Araújo até 14 de agosto. Saiba quais são as inspirações do artista paranaense


Camila de Magalhães -

Publicação: 30/07/2015 20:15 | Atualização: 31/07/2015 02:24

O artista Mario de Araujo ao lado da curadora da exposição, Cida Carvalho (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
O artista Mario de Araujo ao lado da curadora da exposição, Cida Carvalho


Verde, amarelo, azul, laranja, rosa e vermelho são as cores predominantes nas obras do artista paranaense Mario de Araujo. Igrejas, danças e outras manifestações culturais da cidade de Antonina, no litoral do Paraná, recebem tons fortes que enchem os olhos daqueles que apreciam os quadros com estilo primitivista. Quem ainda não conferiu a exposição Reminiscências, em cartaz no Espaço Chatô, terá mais tempo para ver de perto a poesia presente nas cerca de 30 telas que demonstram a trajetória artística de Mario, sob curadoria de Cida Carvalho. A Fundação Assis Chateaubriand prorrogou a mostra até 14 de agosto.

Depois de ter passado pelo Rio de Janeiro e por países como Áustria, Portugal, França, Chile, Argentina e Estados Unidos, esta é a primeira vez que a exposição chega a Brasília.


Segundo o artista, tantas cores em suas obras têm uma razão: “O Brasil tem muito colorido, florestas exuberantes, pássaros encantadores. Tem muita coisa incrível para ser pintada, por isso abuso mesmo das cores e pretendo passar o resto da minha vida misturando tudo isso nos meus trabalhos.”

Mario pinta desde criança e se considera um eterno sonhador. “Pinto o cotidiano do meu passado, as lembranças da minha infância na minha cidade, que é maravilhosa, gostoso de viver. Misturo um pouco das lembranças do meu passado com coisas atuais. Gosto muito do folclore brasileiro, tem tudo a ver com a minha cidade, uma coisa de crenças”, conta.

Outra inspiração para o seu estilo é a poetisa brasileira Djanira. “Gostava muito porque ela começou a pintar já com muita idade. E, de repente, deu uma explosão com aquilo que estava dentro dela. Acho isso espetacular, pena que ela não viveu tanto para mostrar tudo o que podia. Então, pretendo continuar com isso”, observa.

 

Exposição Reminiscências, por Mario Araújo
De 7 de julho a 14 de agosto de 2015
Espaço Chatô – SIG Quadra 2 lote 340, bloco 1, térreo – Brasília/DF
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Entrada gratuita, classificação livre
Informações: (61) 3214-1350
Saiba mais sobre o Espaço Chatô

Confira as novidades em nossas redes sociais:
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.facebook.com/espacochato
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand