FORMAÇÃO INTEGRAL

Encerramento da Cúpula da Juventude 2015 é registrado por jovem repórter

Blogueira entrevistou jovens de diferentes países em oficina de improvisação realizada durante conferência internacional de educação


Publicação: 31/07/2015 17:46 | Atualização: 31/07/2015 18:18

Nesta sexta-feira (31/7), foi a vez da jovem repórter Samara Santos, 17 anos, colocar em prática as técnicas de reportagem e fotografia que aprendeu no curso de férias realizado pela Fundação Assis Chateaubriand de 13 a 17 de julho. Ela foi convidada pela Fundação para participara da cobertura da oficina de encerramento da 19ª Cúpula da Juventude, realizada paralelamente à 22ª Conferência Internacional de Educadores IEArn, sob a liderança da IEearn Brasil – Associação de Educadores Globais.

“Nunca imaginei que ia conseguir ter contato com a prática jornalística tão cedo, antes de entrar na faculdade. É uma oportunidade muito boa de testar o meu inglês e conhecer pessoas de diferentes culturas. O curso me ajudou muito a saber como proceder em uma entrevista”, destacou Samara, que também é blogueira.

> Confira a matéria e fotos produzidas pela nossa jovem repórter:

Conhecimento ao redor do mundo

Participantes no encerramento da Cúpula da Juventude (Samara Santos/Jovem Repórter)
Participantes no encerramento da Cúpula da Juventude

Por Samara Santos | Jovem Repórter

Chega ao fim nesta sexta-feira (31/7) a 22ª Conferência Internacional iEARN e a 19º Cúpula da Juventude, realizadas desde segunda (27/7) na Escola de Administração Fazendária (Esaf) em Brasília. Sediado pela primeira vez no Brasil, o evento tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos sobre projetos educativos que usam a internet e o relacionamento entre estudantes e educadores de 35 países. O tema deste ano é Ressignificando TIC: Transformação, Inclusão e Comunicação Intercultural.


Uma programação exclusiva para jovens marcou a Cúpula da Juventude, com diversos debates e oficinas para reflexão e integração de pessoas de diferentes culturas. A atividade escolhida para o encerramento foi voltada para o desprendimento social dos alunos, por meio do improviso.

 

 (Samara Santos/Jovem Repórter)
Quem liderou a oficina foi o jovem egípicio Mohamed Issa, 24 anos. Para isso, houve várias cenas de dramatização, mímicas e interpretação de histórias sem preparação prévia. De acordo com Mohamed, o objetivo era proporcionar aos jovens que se sentirem capazes para enfrentar qualquer desafio, deixando de lado a timidez e o medo do que os outros pensariam sobre eles, além de desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento.


Para o estudante argentino Sandro Bernez, 18, e uma das jovens líderes da Cúpula, Vinny Tsao, 20, de Taiwan, existe uma grande possibilidade de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos. Ambos afirmaram que valeu a pena participar do evento e indicariam para os conhecidos.


A Cúpula também foi uma oportunidade para alguns jovens decidirem seu futuro. Foi o caso da americana Ania Lakritz, 17, que conseguiu confirmar no evento a vontade de trabalhar com relações internacionais no futuro. Assim como outros participantes, ele gostou da experiência de conhecer pessoas de diferentes culturas e interagir de maneira descontraída.


Organizada anualmente em países distintos, a conferência internacional 2016 será realizada na Índia. Informações no site www.iearn.org


Edição: Camila de Magalhães