ESPORTE E CIDADANIA

Inscrições abertas para curso Jovem Repórter nos Centros Olímpicos

Alunos de 12 a 17 anos de Ceilândia, Riacho Fundo, Samambaia e São Sebastião podem participar das aulas em novembro e dezembro. Confira o regulamento


Publicação: 19/10/2015 18:17 | Atualização: 20/10/2015 15:56

Participantes vão produzir fotos e textos para um jornal e realizar cobertura de eventos esportivos (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Participantes vão produzir fotos e textos para um jornal e realizar cobertura de eventos esportivos (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)

 

Com 120 jovens certificados em 2014, o curso Jovem Repórter está de volta aos Centros Olímpicos e Paralímpicos. Antes conhecido como Repórter Mirim, o curso será uma oportunidade para que adolescentes de 12 a 17 anos, matriculados em atividades esportivas nas unidades de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião, conheçam novas profissões e desenvolvam habilidades de expressão escrita e visual. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria do Esporte e Lazer do DF.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 20 a 30 de outubro de 2015, nas Gerência de Apoio Social (GAS) dos quatro Centros Olímpicos. As vagas são limitadas. Caso o número de inscritos supere o de vagas, haverá um sorteio. O resultado será divulgado até 3 de novembro. Os participantes do Jovem Repórter aprenderão técnicas de reportagem, redação jornalística e fotografia, com atividades práticas ao ar livre. As aulas serão ministradas em cinco sábados – 7, 14, 21, 28 de novembro e 5 de dezembro. Haverá ainda uma visita aos Diários Associados em Brasília, onde os alunos terão um bate-papo sobre o dia a dia do jornalismo com profissionais do Correio Braziliense, Clube FM e TV Brasília.

Veja o regulamento:

> Ceilândia e São Sebastião

> Riacho Fundo I e Samambaia

 

O trabalho final do curso será um jornal com fotos e textos produzidos pelos alunos. Após a conclusão, os jovens repórteres receberão câmeras fotográficas e terão a missão de registrar os eventos e o dia a dia dos Centros Olímpicos e Paralímpicos e fazer suas próprias reportagens.

“Com a primeira edição do curso em 2014, abrimos novas perspectivas pessoais e profissionais para dezenas de jovens que não viam a comunicação como uma oportunidade de trabalho. Este ano, buscamos trazer isso novamente e mostrar como o jornalismo e o fotojornalismo podem levá-los mais longe. O curso pretende incentivar uma leitura mais crítica das informações, contribuindo para a formação integral e ajudando esses estudantes a enfrentarem melhor os desafios da vida”, explica a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges. Nas férias de julho de 2015, o curso foi realizado pela Fundação para 29 estudantes de escolas públicas e particulares de Brasília.

Concurso de fotografias


Em 2014, os alunos do curso Repórter Mirim tiveram o desafio de registrar momentos e cenas interessantes dentro dos Centros Olímpicos e Paralímpicos. As três melhores fotos produzidas em cada unidade esportiva estão em exposição em Ceilândia, Riacho Fundo, Samambaia e São Sebastião e participam de um concurso fotográfico no Facebook. A imagem mais curtida de cada Centro ganhará um kit de brindes. Confira e participe em www.facebook.com/esportecidadaniadf


Curso Jovem Repórter nos Centros


Inscrições: 20 a 30 de outubro de 2015
Resultado do sorteio: até 3 de novembro de 2015
Aulas: 7, 14, 21,28 de novembro e 5 de dezembro (sábados). Ceilândia (9h-12h15), São Sebastião (9h-12h15), Riacho Fundo I (14h30-17h45), Samambaia (14h30-17h45).
Informações: Gerência de Apoio Social dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Funcionamento de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Acesse o regulamento:

> Ceilândia e São Sebastião

> Riacho Fundo I e Samambaia

 

> Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand


www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand

Informações para a imprensa: Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand. Telefone: (61) 3214-1059. E-mail: ascom@facbrasil.org.br